

Seminário da AAPSE propõe reflexão sobre a caridade como caminho de transformação social
No dia 19 de abril, das 14h às 17h, será realizado o Seminário da Área de Assistência e Promoção Social Espírita (AAPSE) da Fergs, com o tema “Espiritismo: Religião de Salvação ou Religião de Aperfeiçoamento?” . O encontro acontecerá de forma presencial na Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes (SBEBM), localizada na Av. Nova York, 686, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. Propondo uma reflexão sobre a prática da caridade no Movimento Espírita gaúcho, fundamenta


Conduta espírita diante do Evangelho e do Espiritismo
"[...] não é incomum que pessoas pouco afeitas ao pensamento crítico, inseridas há muito em contextos religiosos regidos por uma racionalidade idolátrica, se encantem por supostos médiuns ou propagandistas do Espiritismo e suas mídias, ainda que estes possam apresentar pouca identidade com a proposta filosófica do Espiritismo e suas consequências morais."


Conscientização Ecológica: participe do grupo de estudos do Saber Ambiental
O agravamento das crises ambientais evidencia a necessidade urgente de transformar conhecimento em ação. Além da conscientização, torna-se fundamental capacitar pessoas e instituições espíritas para práticas concretas de sustentabilidade, especialmente no gerenciamento de resíduos, no uso responsável de recursos naturais e na redução de impactos ambientais. Nesse sentido, o Saber Ambiental da Fergs convida para um grupo de estudos sob o tema: Conscientização Ecológica: Campa


Podcast Na história da Fergs estreia nesta sexta-feira
Como o Espiritismo chegou ao Rio Grande do Sul? Como surgiram os primeiros grupos espíritas no estado? Quem foram os pioneiros que impulsionaram o movimento de união e organização do nascente Movimento Espírita gaúcho? Essas e outras questões serão abordadas no podcast “Na História da Fergs”, que estreia na sexta-feira, 27 de março, às 12h, no canal da Federação Espírita do Rio Grande do Sul no YouTube, a FergsPlay. O programa nasce com o propósito de registrar, preservar e


Fergs participa de ato alusivo ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
No último sábado (21/03), a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Direitos e Promoção da Igualdade Racial, promoveu um evento de reflexão, cultura e valorização da população negra. A programação, alusiva ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, contou com palestras, painéis temáticos e atividades culturais voltadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da igualdade racial. Por meio do Conselho Inter-Religioso do Rio Grande do S


Área de Atendimento Espiritual no Centro Espírita da Fergs disponibiliza documento orientador sobre o passe
Conheça o documento de orientações sobre o passe no Centro Espírita, produzido pela área de Atendimento Espiritual no Centro Espírita da Fergs. O material visa oferecer subsídios seguros para a realização do passe misto, compreendido como a simples imposição das mãos, incentivando sua oferta fraterna e organizada nas Reuniões de Atendimento Espiritual. O documento está disponível em: https://www.fergs.org.br/aece


Conselhos de Paz
"[...] A propensão ao bem é como a planta que necessita ser regada diariamente, cuidada dos inços e das ervas daninhas, amparada nos dias de tempestades, das ventanias, para que enrijeça o caule e se torne realmente a árvore frondosa da caridade e da fraternidade."


Inter-Regionais 2026: ciclo de trabalho propõe reflexão sobre a missão dos espíritas
Lideranças espíritas de todo o estado se preparam para mais um ciclo de Reuniões Inter-Regionais. Com o tema “Missão dos Espíritas: consigo mesmo, com o Centro Espírita e com a Nova Era” , a primeira reunião marcada para domingo (22), no Polo Caridade, dá início a um processo de reflexão e alinhamento que, posteriormente, será desenvolvido nas regiões federativas por meio dos Encontros Regionais. Em 2026, o Movimento Espírita ingressa em um cenário que convida à renovação e


Encontro Estadual de Evangelizadores Espíritas 2026: evento reúne centenas de trabalhadores pelo estado
Evangelizar é incluir com o coração. Com esse ideal, evangelizadores de todo o estado se reuniram dar continuidade ao processo formativo dos trabalhadores dessa seara no Encontro Estadual de Evangelizadores Espíritas do Rio Grande do Sul. A programação foi realizada no dia 8 de março, das 8h30 às 17h30, e teve como tema central “Evangelizar é incluir: construindo pontes de amor”, promovendo reflexões sobre acolhimento, inclusão e o fortalecimento das práticas de evangelização


Tens orado?
"[...] oremos por nós e por todos os que sofrem, rogando para eles o amparo divino e o socorro dos Espíritos benfeitores. Que nossas preces alcancem também os irmãos desencarnados, para que sejam acolhidos, esclarecidos e fortalecidos pela misericórdia divina, adaptando-se à vida fora da matéria."










































