
GESTÃO E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
e-mail: agpm@fergs.org.br
A Área de Gestão e Preservação da Memória (AGPM) da Federação Espírita do Rio Grande do Sul é a área que cuida da preservação da história e da memória institucional da Fergs. O trabalho da AGPM contempla documentos contábeis, administrativos, das Uniões Municipais Espíritas do RS, de projetos da federação, de periódicos, livros da Editora da Fergs, Obras raras da FEB, a coleção Ney Pinheiro (presidente da Fergs de 1962 a 1963) doada por ele e sua família, além de materiais tridimensionais, cartazes, mapas, etc.
A AGPM guarda um rico acervo da história do Espiritismo e do Movimento Espírita Gaúcho nas salas do 2º andar da sede da federação. Estes documentos guardam a riqueza do pensamento de espíritas como Cecília Rocha, Francisco Spinelli, José Simões de Mattos, Paulo Hecker, Angel Aguarod Torrero. Também falam do princípio das histórias de projetos pujantes no estado como o Conte Mais, o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, a Evangelização Espírita Infanto-juvenil, a editora da Fergs, dentre outros.
A AGPM também tem como missão trazer essas histórias e memórias para perto dos trabalhadores do movimento espírita e de pesquisadores que desejam conhecer essas histórias. Um mergulho nas histórias e memórias do Espiritismo em terras gaúchas, o cuidado através da preservação dos documentos que guardam essas relíquias. Essa é a AGPM da Fergs.
REGIMENTO INTERNO DA FERGS
CAPÍTULO V
DOS ÓRGÃOS DE EXECUÇÃO DA VICE-PRESIDÊNCIA DE UNIFICAÇÃO
SEÇÃO I
DA ÁREA DE GESTÃO E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL
Art. 100. A Área de Gestão e Preservação da Memória (AGPM) é o órgão da Diretoria Executiva encarregado de planejar, coordenar e executar ações em âmbito federativo estadual para o desenvolvimento sustentável da gestão e preservação de acervos documentais arquivísticos e museológicos da Fergs, promovendo a valorização da memória e história do Espiritismo e do Movimento Espírita gaúcho, bem como o amplo acesso à pesquisa, à produção do conhecimento e a extroversão dos acervos.
§ 1º A Área de Gestão e Preservação da Memória compreende:
I – Setor de Arquivo
II – Setor de Museu.
PARCERIA:
O Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM) é uma associação civil, científica, cultural, beneficente, filantrópica e sem fins econômicos. Fundada em 24 de julho de 2004, possui sede própria no município de São Paulo, à Alameda dos Guaiases, 16 – Indianópolis. A entidade tem como um dos seus principais objetivos, o gerenciamento, conservação e disponibilização a pesquisadores e ao público interessado de fontes históricas que compõem o seu acervo, ajudando assim na preservação da memória do Espiritismo e da cultura espírita. Acesse o site.