top of page
WhatsApp Image 2022-04-01 at 15.10.02.jpeg

GESTÃO E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA

A Área de Gestão e Preservação da Memória da Fergs é resultante de um trabalho de reformulação de suas atividades básicas para melhor adequar às necessidades técnicas relativas à gestão e preservação de acervos documentais arquivísticos e museológicos que a Fergs produziu e acumulou ao longo de sua existência. Seu propósito maior é gerir esses acervos e propor políticas que contribuam para a manutenção do trabalho técnico existente para que a memória institucional permaneça acessível ao longo dos tempos, seja em relação aos suportes analógicos (impressos e eletrônicos em geral), seja os suportes digitais (produzidos/ tratados por computador), mesmo que haja uma obsolescência desses suportes com o avanços das tecnologias da informação.

 

Art. 99 – A Área de Gestão e Preservação da Memória é o órgão da Diretoria Executiva encarregado de planejar, coordenar e executar ações em âmbito federativo estadual para o desenvolvimento sustentável da gestão e preservação de acervos documentais arquivísticos e museológicos da Fergs, possibilitando a melhoria da tomada de decisões, bem como a pesquisa do Espiritismo, a preservação e o resgate da memória institucional do Movimento Espírita. 

§ 1º - A Área de Gestão e Preservação da Memória compreende:

 

I – Setor de Arquivo; 

II – Setor de Museu. 

PARCERIA:

LogoCCDPE-Horizontal-Final.PNG

O Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM) é uma associação civil, científica, cultural, beneficente, filantrópica e sem fins econômicos. Fundada em 24 de julho de 2004, possui sede própria no município de São Paulo, à Alameda dos Guaiases, 16 – Indianópolis. A entidade tem como um dos seus principais objetivos, o gerenciamento, conservação e disponibilização a pesquisadores e ao público interessado de fontes históricas que compõem o seu acervo, ajudando assim na preservação da memória do Espiritismo e da cultura espírita. Acesse o site.

bottom of page