

Anonimato bendito
"[...] Servirmos, seguindo os passos de almas anônimas como Sia Tonha e tantas outras no abençoado labor mediúnico reposiciona nossa maneira de entender a vida e faz-nos pensar sobre o objetivo da encarnação e os mecanismos que nos guindam a novos patamares da evolução."


Fergs sedia encontro da Coras Centro
A Comissão Regional de Assistência Social (Coras) Centro realizou, na terça-feira (9), reunião ordinária na sede da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs), em Porto Alegre. O encontro reuniu representantes de instituições da região para o alinhamento de ações, compartilhamento de informações e fortalecimento do trabalho desenvolvido no campo da assistência social. A abertura da reunião contou com o acolhimento do presidente da Fergs, Antonio Nascimento e Bruno Peixo


4º CEJA promove reflexões sobre saúde mental, desenvolvimento humano e espiritualidade
A Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul realizou, nos dias 5 e 6 de junho, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, a 4ª edição do Congresso Espírita Joanna de Ângelis (CEJA). Sob o tema "Dores da Alma - o caminho para saúde mental" evento promoveu estudos, reflexões e aprofundamentos inspirados na Série Psicológica de Joanna de Ângelis, proporcionando momentos de aprendizado, diálogo e troca de experiências entre participantes de diferentes regiões do estado. Repres


Os aflitos na era da anestesia emocional
Ele não nos prometeu uma existência sem lágrimas. Não disse que a vida física seria um campo sem perdas, sem frustrações ou sem noites difíceis. O que Ele prometeu foi consolo.
“Serão consolados.”


Formação continuada: confira os Núcleos de Treinamento e Estudos realizados em maio
Continuai, portanto, avançai incessantemente. Seja vossa divisa a do progresso, do progresso contínuo em todas as coisas, até que, finalmente, chegueis ao termo feliz da jornada, em que vos esperam todos os que vos precederam. – Luís. (Bordeaux, 1861.) O mês de maio foi marcado por uma intensa programação de Núcleos de Treinamento e Estudos (NTEs) promovidos no âmbito da rede federativa. As atividades, realizadas de forma presencial e virtual, reuniram trabalhadores, lideranç


Sobrecarga do Planeta Terra
"[...] rever nossos hábitos, ampliar nossa consciência e agir com responsabilidade, para que possamos não apenas reduzir nossa dívida ecológica, mas também reconstruir nossa relação de respeito e pertencimento com a Vida em todas as suas formas."


Encontro Estadual de Multiplicadores da Fergs acontece em agosto na sede da Federativa
"Os aprendizes da Boa Nova constituem a instrumentalidade do Senhor". Emmanuel¹ Diante dos desafios relacionados à descentralização da formação de trabalhadores voluntários nos Centros Espíritas em todo o Rio Grande do Sul, a Diretoria Executiva da Fergs implementou, em 2017, um programa de formação de multiplicadores. A iniciativa teve como objetivo preparar trabalhadores que, capacitados de forma permanente pelas áreas federativas, pudessem atender às demandas de formação e


Comunicar para fortalecer: Política de Comunicação Institucional da Fergs será tema de roda de conversa
Transformações constantes marcam o nosso tempo. Entre redes sociais, plataformas digitais e mudanças tecnológicas cada vez mais aceleradas, somos convidados a refletir sobre como comunicar o Espiritismo, à frente das instituições espíritas, de maneira responsável, coerente e alinhada aos princípios que norteiam as atividades do Movimento Espírita. Pensando nisso, a Federação Espírita do RS convida para a roda de conversa Comunicar para fortalecer: conhecendo a política de com


Encontros Regionais 2026: CRE8 realiza encontro em Santo Ângelo
No domingo, 24 de maio, o Conselho Regional Espírita 8ª Região Federativa promoveu o Encontro Regional do CRE 8, reunindo trabalhadores e representantes de Centros Espíritas no Grupo Espírita Seara do Mestre, em Santo Ângelo. A atividade ocorreu das 9h às 15h e contou com a participação de 254 pessoas, representando 28 instituições espíritas da região. Com o tema “Missão dos Espíritas: consigo mesmo, com o Centro Espírita e com a Nova Era”, encontro reuniu integrantes das seg


Área do Livro promove oficina sobre leitura e formação de leitores
“As boas leituras enriquecem a mente, acalmam o coração, estimulam o progresso.” - Joanna de Ângelis A Área do Livro da Federação Espírita do Rio Grande do Sul realizou em sua sede, no dia 23/05, a oficina “Sala de Leitura: Alimentando a alma”, atividade voltada à sensibilização e formação de trabalhadores espíritas para o incentivo à leitura e à valorização da literatura espírita nos Centros Espíritas. Inspirada na proposta já apresentada pela Área do Livro em ações anter










































