Bem-Vindo ao Portal da Transparência da Federação Espírita do Rio Grande do Sul!

 

HISTÓRICO:

O portal é uma ação que colima o processo de Educação para a Transparência, iniciado no ano de 2010, quando a FERGS integrou a primeira turma do programa EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA, ministrado pela ONG PARCEIROS VOLUNTÁRIOS.

Nestes quatro anos buscamos estabelecer o processo de melhoria contínua do modelo de gestão, do processo decisório, das informações contábeis e dos movimentos financeiros empreendidos pela nossa federativa.

O PORQUÊ DO PORTAL TRANSPARÊNCIA:

O Conceito de Transparência figura no Código de Boas Práticas de Governança do IBCG (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) nos seguintes termos:

 

“Mais do que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas regras impostas por disposição de leis ou regulamentos. De uma adequada transparência resulta um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações da organização com terceiros. ”

 

Dessa forma, a FERGS além dos compromissos institucionais com o Movimento Espírita do Estado do Rio Grande do Sul, tem amplo relacionamento com:

  • O 1º Setor: Governo – Por ser uma instituição de utilidade pública estadual e municipal. Possui, também, inscrição nos Conselhos Municipal e Estadual da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Inscrição como Produtora Cultural e mantém parceria com o Ministério Público Estadual nas ações do projeto Sepé Tiaraju;

  • Também possui parceria com o Instituto Federal de educação do Rio Grande do Sul que desenvolve o nosso Projeto de Extensão em Gestão Documental.

  • O 2º Setor: empresas e pessoas físicas parceiras e apoiadoras que patrocinam eventos e ações dos projetos institucionais,

  • O 3º setor cujas instituições relacionam-se nas parcerias firmadas com o programa Conte Mais e Cuide Mais.

 

Por conseguinte, a FERGS tem o “dever de informar” o que implica em:

  1. Acesso fácil às informações, de maneira que possam estar disponíveis e abertas a quem desejar conhecê-las;

  2. Não só colocar as informações à disposição como deve, também, ocupar-se em que estas informações sejam divulgadas e cheguem aos públicos envolvidos nas ações e à sociedade em geral.

 

Esta é a função do portal que permite a consulta e o compartilhamento de suas informações, de forma rápida numa comunicação efetiva.

O QUE PODERÁ CONSTAR NO PORTAL TRANSPARÊNCIA:

São objetos da transparência:

  • A Missão, A Visão e os Valores da organização;

  • A sua estrutura, organograma, os planos da organização;

  • O quadro de funcionários e dirigentes;

  • Os relatórios contábeis e financeiros;

  • A frequência das reuniões da sua administração;

  • Os seus mantenedores, beneficiários, projetos e ações;

  • O relatório administrativo;

  • A maneira como é conduzido o processo decisório se é colegiado, descentralizado;

  • Uma organização transparente pode divulgar todos esses dados.

 

Cabe, pois, aos que voluntariamente aderem à proposta desta instituição conhecê-la e lançar mão dos instrumentos que ela disponibiliza.

 

A Diretoria Executiva

Federação Espírita do Rio Grande do Sul

Fergs, um século de luz.

Contato/Localização

Travessa Azevedo, 88 Floresta Porto Alegre, RS 90.220-200

Redes

Ativo 7.png
Ativo 4.png
Ativo 6.png

Fone: (51) 3224.1493

Caixa Postal 4715

NÚMERO DE VISITANTES

© 2020 Área de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul