
Bem-Vindo ao Portal da Transparência da Federação Espírita do RS!
HISTÓRICO:
O portal é uma ação que colima o processo de Educação para a Transparência, iniciado no ano de 2010, quando a FERGS integrou a primeira turma do programa EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA, ministrado pela ONG PARCEIROS VOLUNTÁRIOS.
Nestes quatro anos buscamos estabelecer o processo de melhoria contínua do modelo de gestão, do processo decisório, das informações contábeis e dos movimentos financeiros empreendidos pela nossa federativa.
O PORQUÊ DO PORTAL TRANSPARÊNCIA:
O Conceito de Transparência figura no Código de Boas Práticas de Governança do IBCG (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) nos seguintes termos:
“Mais do que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas regras impostas por disposição de leis ou regulamentos. De uma adequada transparência resulta um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações da organização com terceiros. ”
Dessa forma, a FERGS além dos compromissos institucionais com o Movimento Espírita do Estado do Rio Grande do Sul, tem amplo relacionamento com:
-
O 1º Setor: Governo – Por ser uma instituição de utilidade pública estadual e municipal. Possui, também, inscrição nos Conselhos Municipal e Estadual da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Inscrição como Produtora Cultural e mantém parceria com o Ministério Público Estadual nas ações do projeto Sepé Tiaraju;
-
Também possui parceria com o Instituto Federal de educação do Rio Grande do Sul que desenvolve o nosso Projeto de Extensão em Gestão Documental.
-
O 2º Setor: empresas e pessoas físicas parceiras e apoiadoras que patrocinam eventos e ações dos projetos institucionais,
-
O 3º setor cujas instituições relacionam-se nas parcerias firmadas com o programa Conte Mais e Cuide Mais.
Por conseguinte, a FERGS tem o “dever de informar” o que implica em:
-
Acesso fácil às informações, de maneira que possam estar disponíveis e abertas a quem desejar conhecê-las;
-
Não só colocar as informações à disposição como deve, também, ocupar-se em que estas informações sejam divulgadas e cheguem aos públicos envolvidos nas ações e à sociedade em geral.
Esta é a função do portal que permite a consulta e o compartilhamento de suas informações, de forma rápida numa comunicação efetiva.
O QUE PODERÁ CONSTAR NO PORTAL TRANSPARÊNCIA:
São objetos da transparência:
-
A Missão, A Visão e os Valores da organização;
-
A sua estrutura, organograma, os planos da organização;
-
O quadro de funcionários e dirigentes;
-
Os relatórios contábeis e financeiros;
-
A frequência das reuniões da sua administração;
-
Os seus mantenedores, beneficiários, projetos e ações;
-
O relatório administrativo;
-
A maneira como é conduzido o processo decisório se é colegiado, descentralizado;
-
Uma organização transparente pode divulgar todos esses dados.
Cabe, pois, aos que voluntariamente aderem à proposta desta instituição conhecê-la e lançar mão dos instrumentos que ela disponibiliza.
A Diretoria Executiva
Federação Espírita do Rio Grande do Sul