ESTUDO DO ESPIRITISMO

O convite de Kardec ao estudo, em sua obra magistral é um chamado ao despertar dos verdadeiros valores que cada ser humano, filho de Deus, carrega dentro de si mesmo. E, para essa empreitada, que não se esgota em uma única existência, o estudo sério do Espiritismo, é o caminho seguro para guiar o homem na sua transformação moral, porque passa a entender de onde, para onde vai e porque está aqui na Terra.

 

A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que não por um estudo perseverante, feito no silencio e no recolhimento. O Livro dos Espíritos, Introdução, item XVII

 

Como pretender-se em algumas horas adquirir a Ciência do Infinito! Ninguém pois se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é um mundo que se abre diante de nós. Será de admirar que o efetuá-lo demanda tempo, muito tempo mesmo? O Livro dos Espíritos, Introdução, item XIII.

CAPÍTULO IV

DOS ÓRGÃOS DE EXECUÇÃO

DA VICE-PRESIDÊNCIA DOUTRINÁRIA

SEÇÃO VI

Art. 119 – A Área de Estudo do Espiritismo é o órgão da Diretoria Executiva encarregado de coordenar, orientar e incentivar, em âmbito federativo estadual, o estudo da Doutrina Espírita, visando à preservação dos princípios doutrinários, baseando sua atuação na Codificação Kardequiana e nas diretrizes emanadas do Movimento Espírita Nacional e Estadual, elaborando materiais para as atividades previstas no Plano de Atividades Federativas e promovendo a capacitação de facilitadores do estudo da Doutrina Espírita.

Art. 120 – A Área de Estudo do Espiritismo será constituída por dois setores:

I – Setor de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE e de Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita – EADE;

II – Setor de Estudo das Obras Básicas e de Obras Complementares.

Art. 121 – Compete ao Setor de Estudo Sistematizado da Doutrina e Setor de Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita:

I – incentivar o estudo sistematizado da Doutrina Espírita de acordo com as diretrizes federativas, fundamentadas nas obras da codificação espírita;

II – incentivar o estudo aprofundado da Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto: religioso, filosófico e científico.

III – orientar e auxiliar os órgãos de unificação e as casas espíritas no cumprimento das suas tarefas de acordo com os documentos federativos referentes à área;

IV – participar dos eventos nacionais e estaduais de capacitação da respectiva área.

Art. 122 – Compete ao Setor de Estudo das Obras Básicas e Obras Complementares:

I – incentivar o estudo da Doutrina Espírita diretamente nas obras básicas de forma sequencial ou outra metodologia que assegure o conhecimento e a compreensão dos seus conteúdos de forma contínua;

II – incentivar o estudo de obras clássicas e complementares da Doutrina Espírita, de autores cujos livros tenham cunho doutrinariamente correto e sejam reconhecidos pelo Movimento Espírita.

Fonte: Regimento Interno da FERGS

"És de Deus" - Encontro Estadual de Facilitadores do Estudo do Espiritismo 2018

“Estudai, comparai, aprofundai. Incessantemente vos dizemos que o conhecimento da verdade só a esse

preço se obtém. [...]

O Livro dos Médiuns – Cap. XXVII, segunda parte - item 301.”

Método kardequiano no ensino e aprendizagem de adultos

Diretrizes AEE

Dinâmica de Grupo de Estudo

Há algum tempo constituíram-se alguns grupos, de especial caráter, e cuja multiplicação entusiasticamente desejamos encorajar. São os denominados grupos de ensino. Neles ocupam-se pouco ou nada das manifestações. Toda a atenção se volta para a leitura e explicação do "O Livro dos Espíritos", do "O Livro dos Médiuns"e de artigos da" Revista Espírita." Viagem Espírita em 1862, cap. X - Sobre a formação de grupos e sociedades espíritas.

Recomendamos o estudo
e reflexão sobre essa obra:

"Tais foram as disposições com as quais empreendi, e sempre persegui os meus estudos espíritas; observar, comparar e julgar, tal foi a regra constante que segui."

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