PROGRAMAS E PROJETOS

As atribuições da Área de Programas e Projetos Institucionais estão descritas no capítulo VI, seção III, art. 139c do Regimento Interno da FERGS, conforme texto a seguir:

I – Promover a adequação da instituição para elaborar e implementar programas e projetos sociais e educacionais visando à disseminação dos sociedade;

II – Submeter ao setor pedagógico da FERGS os programas e projetos elaborados;

III – Avaliar e acompanhar o desenvolvimento dos programas e projetos em execução;

IV – Organizar e manter o registro, bem como relatar as ações dos projetos e programas para comprovação junto aos investidores sociais;

V – Identificar editais e investimentos sociais para apresentação de projetos que viabilizem recursos para a instituição, sem que isso implique em sujeição administrativa, doutrinária ou partidária;

VI - Apoiar o centro espírita na sua interface com a sociedade organizada, na elaboração de programas e projetos, afinizados com a gestão federativa e com os princípios da Doutrina Espírita;

VII – estabelecer canais de comunicação com instituições e órgãos públicos visando inteirar das principais ações desenvolvidas por aquelas instituições, bem como participar de suas atividades, representando o pensamento espírita;

VIII – repassar as informações e os materiais obtidos nos encontros com as instituições do 1º, 2º e 3º setores e Conselhos de Direitos às demais instituições do Movimento Espírita;

IX – Sugerir à Presidência, os representantes da federativa nos Conselhos de Direito e nos eventos da sociedade civil.

§ 1º Todos os representantes em organizações da sociedade civil e em eventos, cuja indicação for aprovada pela Presidência deverão ser cadastrados mediante comunicação oficial, firmada pela Presidência da FERGS.

Abaixo, programas e projetos em execução na Federação Espírita do Rio Grande do Sul:

Programa Conte Mais

É uma proposta didática de educação da inteligência e moral  da criança e do jovem, que  se utiliza do recurso da contação de histórias, com  mensagens que educam a emoção e o sentimento, através da linguagem simbólica, falando de valores fundamentais  para a convivência pacífica em sociedade.

O Programa Conte Mais comemorou 15 anos em 2018, com reconhecimento público da comunidade pelos relevantes serviços prestados. Em 2017, mais de 70.000 crianças e jovens foram contemplados pelo atendimento direto. Além disso, capacita voluntários e educadores que desejem integrar-se à equipe de colaboradores ou que optem por implantar projetos de contação de histórias em suas comunidades e escolas.

Para maiores informações, acesse o Relatório 2018.

PROJETO GESTÃO DO SABER AMBIENTAL

A Federação Espírita do Rio Grande do Sul tem a responsabilidade de unificar, orientar, coordenar e dinamizar o Movimento Espírita no estado, atenta às linhas do Movimento Espírita Nacional e Internacional, ensejando oportunidade de aprendizado, desenvolvimento intelectual e educação integral do ser. Na proposta da gestão do saber ambiental compromete-se a vivenciar as práticas que favoreçam a sustentabilidade da vida e a difusão de princípios do cuidado socioambiental, físico e espiritual.

Com esta finalidade, destacam-se algumas ações, tais como o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, oficinas relacionadas ao tema e produção de livros editados pela Editora Francisco Spinelli.

Informe-se mais a respeito através do link: https://www.fergs.org.br/saber-ambiental

PROJETO INCLUSÃO E ACESSIBILIDADES FERGS

Com o objetivo de desenvolver no Movimento Espírita uma cultura inclusiva que viabilize a transformação das posturas individuais e institucionais para a adaptação física e metodológica em nossas instituições, o projeto visa propiciar a divulgação e a prática do Espiritismo para todas as pessoas com deficiência, cumprindo a Diretriz 1 do Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro 2018 - 2022.

"Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda a criatura (Mc, 16:15)."

Maiores informações, acesse: https://www.fergs.org.br/acessibilidades

PROJETO EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS

O Programa Conte Mais, em parceria com as Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), realiza o Projeto Educação dos Sentimentos, nas escolas da rede pública de ensino.

Tem como objetivo promover a cultura da paz através da educação dos sentimentos, visando  a autoconsciência, o controle emocional e a motivação para a resolução de conflitos. 

Maiores informações: contemais@fergs.org.br

ESPERANTO

O Esperanto é uma língua internacional e neutra. É um eficiente instrumento para a preservação de todas as línguas e culturas do globo.

Uma segunda língua para todos. A ideia base do Esperanto foi lançada pelo médico polonês Lázaro Zamenhof, em 1887, há mais de  125 anos. Desde então, o projeto de língua planejada transformou-se em uma língua viva, com cultura própria.

O Esperanto não pertence a nenhuma nação e pertence a todos. A proposta do Esperanto é que cada povo continue a falar sua língua materna e use o Esperanto nas comunicações internacionais.

PROJETO CONVIVER COM A LONGEVIDADE E A ESPIRITUALIDADE

O curso “Conviver com a longevidade e a espiritualidade”, uma parceria da Área de Relações Institucionais e Área da Família FERGS, tem como público-alvo cuidadores, familiares de idosos  e interessados na temática.

As atividades são presenciais e divididas em quatro módulos independentes. 

Confira a programação:

Módulo 1 – O envelhecimento saudável

Módulo 2 –  Os desafios da longevidade nos relacionamentos familiares e institucionais

Módulo 3 – O sentido da vida e a importância da espiritualidade na longevidade

Módulo 4 – Integrando saberes e práticas da longevidade

​Agende-se e participe! Em breve, inscrições abertas no site www.fergs.org.br .

PROJETO CARAVANEIROS DE JESUS

Diante do anseio de todos na construção de uma Sociedade mais justa,  com valores morais consistentes, visando a Paz e a Fraternidade nas relações, o chamado do Mestre nos convida à prática da Caridade sem restrições de qualquer natureza.

Buscamos, por meio deste projeto, ampliar o olhar relativo à  espiritualidade, alcançando também nossos irmãos do sistema penitenciário, em conformidade com os ensinamentos do Cristo.

O projeto, em parceria com a Área do Atendimento Espiritual no Centro Espírita, objetiva oferecer às Casas Espíritas da Rede Federativa um programa de desenvolvimento de competências, para atuar junto aos  internos do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Sul.

PROJETO FASE: ESPIRITUALIDADE E JUVENTUDE

A partir de uma solicitação da FASE à Federação Espírita do Rio Grande do Sul para que se desenvolvesse uma atividade de educação moral com jovens internos nas Unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo, e atendendo ao compromisso de que a Ação Evangelizadora deve se estender à sociedade, a FERGS oferece aos jovens internos da FASE, uma proposta de educação integral à luz do Espiritismo, oportunizando-lhes o autoconhecimento e o conhecimento dos preceitos da moral Cristã, através de encontros de evangelização espírita com participação voluntária.

O projeto está em fase de expansão e visa alcançar todas as unidades do estado do Rio Grande do Sul.

PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS DE DIREITOS

Os conselhos de direitos formulam e acompanham a execução das políticas públicas direcionadas ao seu público alvo específico, assim como têm atribuição de fiscalizar o cumprimento da legislação vigente, assegurando os direitos humanos.

A FERGS tem participação ativa em vários conselhos de direitos; são eles:

- CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

- FMDCA - Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

- CEDICA - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

- FDCA - Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

- COMAD - Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.

- COMJUS - Conselho Municipal de Justiça.

- CONER - Conselho de Ensino Religioso do Estado do RS.

- CORAS - Comissões Regionais de Assistência Social.

- CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social.

- Fórum Municipal do Idoso.

A participação nos Conselhos permite que habilitemos projetos sociais e educacionais que viabilizam recursos para  a sustentabilidade das ações e programas institucionais, através do atendimento direto e indireto, auxiliando no cumprimento da visão, missão e valores propostos pela federativa.

FALE CONOSCO

“O Espiritismo amplia a noção de fraternidade. Demonstra por meio de fatos que ela não é unicamente um mero conceito, mas uma Lei Fundamental da Natureza, lei cuja ação se exerce em todos os planos da evolução humana, assim no ponto de vista físico como no espiritual, no visível como no Invisível. Por sua origem, pelos destinos que lhes são traçados, todas as almas são irmãs.”

 Léon Denis (No invisível. FEB. 1a pt. Cap. 11).

Dúvidas, sugestões e informações?

Converse conosco através do e-mail institucional, por telefone ou pessoalmente na federativa!

Federação Espírita do Rio Grande do Sul

Travessa Azevedo, 88 - Bairro Floresta, Porto Alegre - RS

(51) 3224 - 1493

 

 

Vice-Presidente da Área de Relações Institucionais:

Lea Bos Duarte

 vpinst@fergs.org.br

Diretora da Área de Programas e Projetos:

Daniela Conforti Rodrigues

programaseprojetos@fergs.org.br

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

© 2016 Área de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul

Travessa Azevedo, 88 Floresta - Porto Alegre, RS 90.220-975 Caixa Postal 4715 - Fone: (51) 3224.1493