Seminário Viver e Conviver em Família promove reflexões sobre os desafios da vida familiar à luz do Espiritismo
No dia 31 de outubro, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs) realizou, em sua sede, em Porto Alegre, o Seminário Viver e Conviver em Família. O encontro proporcionou um dia de estudo, reflexão e convivência fraterna, reunindo diferentes perspectivas sobre os desafios e as oportunidades de crescimento que se apresentam nas relações familiares.
Com uma programação dedicada à formação continuada dos trabalhadores espíritas, especialmente daqueles vinculados à Área da Família, o seminário teve como objetivo aprofundar conhecimentos e oferecer subsídios para o desenvolvimento das atividades de Evangelização das Famílias nos Centros Espíritas.

A programação teve início com o acolhimento dos participantes, seguido de prece e momento artístico. Um dos destaques da abertura foi a encenação que resgatou a participação de Cecília Rocha no II Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, apresentando a tese “Evangelização dos Lares”. A atividade estabeleceu uma conexão entre a trajetória histórica do Movimento Espírita gaúcho e os desafios contemporâneos da Evangelização das Famílias.
As reflexões da manhã começaram com o tema “Afetividade e Longevidade”, em um painel ralizado por Carlos Durgante, que trouxe ao debate a importância dos vínculos afetivos ao longo das diferentes etapas da vida, especialmente diante das transformações que acompanham o envelhecimento.

Na sequência, a abordagem sobre “Laços Conjugais”, com Antonio e Limara Nascimento, convidou os participantes a refletirem sobre a construção e a manutenção das relações conjugais, considerando o diálogo, o respeito mútuo, a compreensão e a responsabilidade afetiva como elementos fundamentais para uma convivência saudável.
Ainda pela manhã, o tema “Contribuições do Espiritismo na Saúde Espiritual das Famílias” foi desenvolvido por Vinícius Lousada, que ampliou o olhar sobre a importância dos princípios espíritas no enfrentamento das dificuldades cotidianas. A reflexão destacou a família como ambiente de aprendizado e crescimento espiritual, no qual os desafios da convivência podem representar oportunidades de exercício da paciência, do perdão, da solidariedade e do amor.
Campanha Espírita de Sensibilização à Adoção
Um dos momentos centrais do seminário foi o lançamento da Campanha Espírita de Sensibilização à Adoção, iniciativa da Fergs que tem como tema “Família, laços que se fortalecem”.
A campanha busca sensibilizar o Movimento Espírita para a adoção como expressão de amor, responsabilidade e construção de vínculos afetivos, promovendo reflexões sobre o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária. Além de incentivar a divulgação da campanha nos Centros Espíritas, a iniciativa amplia o diálogo sobre as diferentes configurações familiares e a importância do acolhimento, do respeito e da proteção integral de crianças e adolescentes.

Nesse contexto, a programação contou com a participação do Dr. Luís Carlos Rosa, juiz de Direito, titular do Juizado Regional da Infância e Juventude de Santo Ângelo e membro efetivo da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Em sua participação, o magistrado abordou o Programa de Acolhimento Familiar, esclarecendo aspectos dessa modalidade de proteção, que permite a crianças e adolescentes temporariamente afastados de suas famílias de origem receberem cuidado e proteção em um ambiente familiar.

Mais informações sobre a campanha, assim como materiais para compartilhamento, podem ser encontrados em www.fergs.org.br/adocao
Educação moral, Evangelho no Lar e os desafios da era digital
A programação da tarde prosseguiu com o painel “A Pedagogia de Jesus na Educação Moral da Família”, conduzido por Larissa Carvalho, que propôs uma reflexão sobre os ensinamentos do Cristo como referência para a educação dos sentimentos e a formação de valores. A abordagem ressaltou a importância do exemplo, do diálogo e da vivência dos princípios evangélicos na construção das relações familiares.

Em seguida, o seminário dedicou espaço ao “Evangelho no Lar”, destacando essa prática como oportunidade de estudo, oração e fortalecimento dos vínculos familiares. A atividade também esteve alinhada à valorização da campanha permanente “Evangelho no Lar – Faça e Ensine a Fazer”, que incentiva a vivência dos ensinamentos de Jesus no cotidiano das famílias.
Outro destaque da programação foi a roda de conversa “A Convivência Familiar na Era Digital”, que promoveu reflexões sobre os impactos das tecnologias nas relações familiares, os desafios de conciliar a conectividade com a presença afetiva, a importância do diálogo entre gerações e o uso consciente dos recursos digitais.

O momento contou com a mediação de Marlise Ribeiro, diretora da Área da Família da Fergs, e a participação de Jennifer Santos, diretora da Área da Família da UME Canoas; Vanessa Pantaleão, diretora da Área da Infância e Juventude da Fergs; e Janete Azambuja, colaboradora da Área do Livro da Fergs.
O encontro foi encerrado com uma prece e um momento de confraternização, fortalecendo os laços de amizade e o compromisso coletivo com a Evangelização das Famílias.
A programação do Seminário Viver e Conviver em Família permanece disponível na FergsPlay, canal da Federação Espírita do Rio Grande do Sul no YouTube. O conteúdo pode ser acessado e compartilhado, ampliando as oportunidades de estudo e reflexão sobre a importância da convivência familiar à luz da Doutrina Espírita.









































