Nota de Desencarnação de Carlos Kunde Filho (1925 – 2020)



Desencarnou na manhã de ontem nosso querido irmão, Carlos Kunde Filho, ex-presidente da Liga Espírita Pelotense, no ano de 1984.


Carlinhos - como era carinhosamente conhecido entre os seus - foi fundador e primeiro presidente do Instituto Cultural Espírita de Pelotas - ICEPEL em 1975, tendo permanecido a frente desta nobre instituição por várias gestões.


O nobre irmão foi pioneiro ao criar uma Livraria Espírita em Pelotas em 1974, localizada na Galeria Zabaleta, em pleno centro da cidade de Pelotas, ao qual se manteve por mais de 10 anos.


Carlinhos foi também pioneiro, quando na década de 70, colocou a primeira banca de livros na Praça Coronel Pedro Osório. Após este ato ousado para a época, que chamou a atenção pública, de livreiros e autoridades, a Câmara Pelotense do Livro transferiu sua feira para esta praça, onde está até os dias de hoje, conhecida como a Feira do Livro de Pelotas.


Em 1967 foi idealizador do Programa radiofônico “Luz do Porvir” apresentado na Rádio Pelotense durante 15 anos ininterruptos. Anos depois, dirigiu e apresentou, na mesma emissora, o programa “Antenas de Luz”, que era promovido pela Liga Espírita Pelotense e o Instituto Cultural Espírita de Pelotas.


Nosso irmão Carlos Kunde, com a missão de divulgar a Doutrina Espírita, se valeu dos recursos de comunicação possíveis em sua época, tais como: rádio, livros, jornais e mensagens impressas na divulgação da "Boa Nova", tendo sido convidado e se apresentado inúmeras vezes na extinta TV Tuiuti, hoje RBS-TV.


O irmão Carlos Kunde foi professor e incentivador do curso de Esperanto na cidade de Pelotas, tendo representando o movimento espírita pelotense em São Paulo e em Brasília, em julho de 1981, no 66º Congresso Mundial de Esperanto.


Carlinhos atuou com afinco, por muitos anos, junto à juventude espírita de Pelotas.


Não podemos mensurar aqui o tamanho da obra realizada por este nobre irmão, pois entendemos que a verdadeira glória não é deste plano! Mas cabe salientarmos, para as gerações futuras, principalmente aos irmãos espíritas, que nosso irmão Kunde foi um divulgador espírita incansável, ousado, dinâmico, idealizador, que abraçou com amor a causa do mestre Jesus.


Fonte: Área de Comunicação Social Espírita da Liga Espírita Pelotense.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fergs, um século de luz.

Contato/Localização

Travessa Azevedo, 88 Floresta Porto Alegre, RS 90.220-200

Redes

Ativo 7.png
Ativo 4.png
Ativo 6.png

Fone: (51) 3224.1493

Caixa Postal 4715

NÚMERO DE VISITANTES

© 2020 Área de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul