top of page

Inter-Regionais 2024: Reunião no Polo C marca o início de mais um ciclo de confraternizações e aprendizados

Neste domingo, 24 de março, deu-se início a mais um ciclo de Reuniões Inter-regionais estruturadas em Polos que precedem a realização dos 15 Encontros Regionais no Rio Grande do Sul (RS).


O projeto, cujo tema central é “O centro espírita e sua sustentabilidade: compromisso, fraternidade e renovação”, foi aprovado em reunião extraordinária do Conselho Federativo Estadual (CFE), ocorrida em 22 de janeiro deste ano, e é levado a efeito por lideranças e trabalhadores espíritas da Diretoria Executiva da Fergs e do Movimento Espírita do estado. 

Conforme preconiza o Regimento Interno da Fergs:  "As Reuniões Inter-regionais são eventos que congregam os membros da Diretoria Executiva, Presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Regionais Espíritas, Presidentes, vice-presidentes e Diretorias das Uniões Espíritas, Presidentes e vice-presidentes de Centros Espíritas e Multiplicadores das áreas federativas, oriundos do referido pólo, objetivando fortalecer o Movimento de Unificação no Estado do Rio Grande do Sul, sedimentando os laços de fraternidade, promovendo o aprendizado e a confraternização dos espíritas." (RI Fergs, Artigo n. 120).


O Polo C, que acolheu a Reunião Inter-regional, engloba a 8ª e 9º Regiões Federativas que abrangem, respectivamente, as Uniões Municipais Espíritas de: Cruz Alta, Santo Ângelo e Ijuí; Carazinho, Erechim e Passo Fundo. Atualmente, as Reuniões Inter-regionais ocorrem de forma virtual e os Encontros Regionais são executados de forma presencial, em cada região federativa.

Após o tradicional momento de saudação das lideranças e alocução da presidência da Fergs e suas vice-presidências, o encontro teve a apresentação de painéis desenvolvidos por membros da Diretoria Executiva da Fergs versando sobre os cinco eixos da sustentabilidade do centro espírita: doutrinário, econômico, sociopolítico e cultural, ético e ambiental.


Foram painéis breves, mas reflexivos, com conteúdos doutrinários referenciados na base kardequiana e autores espíritas que nela se fundamentam, tendo em vista a manutenção do trabalho do centro espírita e em prol de sua sustentabilidade.


Após o momento expositivo, foram formados grupos de diálogo e estudo sobre os eixos de sustentabilidade, utilizando como ponto de partida estudos de casos referenciados em cada um dos eixos temáticos apresentados nos painéis.

Nesta edição das Reuniões Inter-regionais e Encontros Regionais, além da metodologia dos ciclos de aprendizagem vivencial e da otimização da carga horária mínima proposta, que pode ser ampliada pelas regiões, conforme a necessidade, foi trazida uma inovação tecnológica: a contribuição da Inteligência Artificial - IA (ChatGPT 3.5) ¹ .


A IA foi utilizada para a construção de casos hipotéticos sobre a sustentabilidade do centro espírita, a partir de parâmetros propostos e revisados pela equipe da Vice-Presidência de Unificação da Fergs, a fim de que estes casos, enquanto materiais didáticos, sejam utilizados como ponto de partida para o diálogo e construção de proposições, pelos participantes dos grupos, de sugestões de ações aos gestores dos centros espíritas na realidade em que todos colaboramos.

1. O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela empresa OpenAI, baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer). Ele é projetado para gerar texto de maneira coesa e contextualmente relevante, com base em padrões aprendidos a partir de grandes quantidades de dados textuais durante o treinamento. O ChatGPT pode ser utilizado para uma variedade de finalidades, como responder perguntas, gerar texto criativo, auxiliar na escrita, fornecer informações e muito mais. Ele opera por meio de interações em linguagem natural, onde os usuários fazem perguntas ou fornecem instruções, e o modelo gera respostas com base em seu treinamento. Fonte: ChatGPT (openai.com)








Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page