top of page

Inclusão e acessibilidade pautam Comissão Regional Sul


A reunião ordinária da Comissão Regional Sul de 2019 diferencia-se por ocorrer no ano em que se completam 70 aniversários da lavratura do Pacto Áureo, documento que, além de fornecer diretrizes de cunho prático e moral para o Movimento Espírita Brasileiro, também une seus trabalhadores em fraternidade, como uma grande família.

Esse aspecto fraternal é expressão do "Amai-vos e Instruí-vos", sublime diretiva que aponta o caminho a todas as searas espíritas e que, por sua vez, remete a outro importante ensinamento, esse dado pelo próprio Cristo e registrado no evangelho de Marcos (16:15):

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Tal orientação, de abrangência tamanha que engloba todos os habitantes do planeta, foi, na manhã de hoje, citada diversas vezes nas reuniões de diferentes Áreas.

Na AIJ (Área de Infância e Juventude), uma equipe de quase 30 diretores e coordenadores de setor debateu a importância de também tratar a inclusão na sua expressão social e econômica, potencializando o aspecto transversal das áreas e pensando projetos que aproximem a evangelização também da Área de Assistência e Promoção Social Espírita. Além disso, também a inclusão de jovens no trabalho e o despertar para seu papel no Movimento Espírita foi reforçado pela diretora Miriam Lúcia Harrera Masotti Duzi, que afirmou: "Ismael tem preparado a equipe, pois a tarefa está aumentando, para que o Brasil cumpra seu papel de Coração do Mundo e Pátria do Evangelho".

Na reunião da Área de Comunicação Social Espírita, o tema foi abordado em termos de integração, evidenciando as potencialidades, ainda latentes, do trabalho da área na construção conjunta de projetos para o movimento e não apenas como fornecedora de mão de obra técnica.

Já os dirigentes tiveram a oportunidade debater o Projeto de Inclusão e Acessibilidade apresentado pela Área de Relações Institucionais da Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

O projeto, já submetido e aprovado por todo o Conselho Federativo Estadual do RS, reforça a dimensão do "pregai o evangelho a toda criatura", evidenciando que o Espiritismo deve estar acessível a todos, sem exceção. Surgido de necessidades percebidas no projeto Conte Mais, a vice-presidente de Relações Institucionais, Lea Bos Duarte, compartilhou que "percebemos que a deficiência, na verdade, era nossa, por não sabermos nos comunicar com todos".

As reuniões ocorreram até às 12h30min e devem continuar durante o período da tarde.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page