top of page

I Mostra de Arte Espírita do RS conta com mais de 60 inscritos


Um evento integrativo e sem fronteiras! A Fergs, por meio da Assessoria de Arte, promove o IV Intercâmbio de Trabalhadores da Arte no Movimento Espírita do Rio Grande do Sul. O evento será totalmente online e a novidade para este ano será a realização da I Mostra de Arte Espírita do RS (MAERGS), que conta com 62 apresentações inscritas, de grupos e artistas solo, de todo Estado. “Os Caminhos da Arte Espírita – Da Terra ao Infinito” será o tema central do evento. A Mostra iniciará no dia 14 de agosto, às 16h. No dia 15, a partir das 9h, além das apresentações artísticas, serão promovidos estudos doutrinários sobre a temática do evento.


O Intercâmbio busca reunir, em clima fraternal, os trabalhadores da Arte no Movimento Espírita do RS, com o objetivo de promover a troca de experiências, reflexões, estudos e a busca pelo aperfeiçoamento do fazer artístico espírita.



Sobre as expectativas para a primeira edição virtual do evento, a assessora de Arte Márcia Albuquerque relata que são as melhores. “No formato online o alcance será muito maior, não existindo fronteiras, e todos que desejarem poderão assistir e interagir em tempo real, inclusive, pessoas que não teriam como se deslocar no caso de um evento presencial.”


Sobre as diversas possibilidades oportunizadas pela modalidade online, a assessora complementa: “Poderemos contar com a presença de artistas convidados para conduzirem as atividades de estudo, que estão em outros estados, como Moacyr Camargo (SP) e Maurício Keller (GO) e também de outro país no caso de Edmundo Cezar que reside em Portugal.”


Marci Pereira, integrante do grupo Sol Pereira, da cidade de Santana do Livramento, relata o sentimento e a expectativa do conjunto ao participar do evento. “A oportunidade de participação do Grupo Sol Pereira na primeira edição virtual do Intercâmbio e I Mostra de Arte Espírita do RS é algo muito incentivador. Nosso grupo/família canta há muito tempo as músicas da evangelização da infância e juventude espíritas. Sempre foi uma prática do nosso dia a dia, em atividades com crianças e jovens. É lindo poder levar a música que esclarece, consola e acalma, principalmente porque é algo que fazemos com o coração, vibrando realmente com cada palavra e nota que inspiram bons pensamentos e conectam com os planos superiores da vida.”


Sobre o expressivo número de inscritos na I MARGS, Márcia elucida que a resposta ao chamado foi realmente surpreendente. “Isso representa uma grande impulsão e estímulo aos grupos de arte e artistas espíritas. Além disso, a maior visibilidade que ganham os trabalhos artísticos resulta na ampliação da divulgação da Doutrina Espírita através da arte. Possibilita também o intercâmbio dos trabalhadores da arte, que assim compartilham seus fazeres artísticos de diversas modalidades e passam a conhecer os trabalhos uns dos outros. Isso ‘enriquece’ a todos nós!”


A importância da arte espírita


Vivemos tempos de desafios, angústias e polarizações. Mais do que nunca os corações precisam ser sensibilizados. Sobre a importância da Arte como veículo de educação do espírito imortal e de divulgação da Doutrina Espírita, a assessora de Arte elucida: “Peço licença para trazer um trecho do nosso artigo no livro O Espiritismo e a Pandemia que diz o seguinte: ‘A arte é instrumento capaz de irradiar energias que, ao entrarem em contato com o campo vibracional de cada indivíduo é capaz de alterar vibrações e sintonias mentais, sendo especialmente calmante e consoladora nestes momentos de angústia’. Assim compreendemos que, neste momento pelo qual passamos, precisamos da arte para nos sensibilizar e transformar nossos pensamentos e sentimentos no sentido da esperança, da fé e do consolo”.



A Programação

Devido a essa expressiva quantidade de apresentações artísticas, a I MOSTRA DE ARTE ESPÍRITA DO RS - anteriormente programada para ocorrer no dia 15 de agosto, durante a programação do IV Intercâmbio de Trabalhadores da Arte - iniciará no dia 14 de agosto, através do Canal FergsTv, no Youtube.


A I Mostra de Arte Espírita do RS acontecerá em uma tarde e duas noites artísticas. Além de blocos que serão apresentados durante o evento do dia 15/08.


I MAERGS - 14/08/2021 - 16h

I MAERGS - 14/08/2021 - 20h

I MAERGS - 15/08/2021 - 20h


Para mais informações acesse o site do evento



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page