top of page

Fergs realiza curso online Longevidade e Espiritualidade

Nos últimos 10 anos, o Brasil apresentou um considerável crescimento do número de idosos, passando de 9,8% da população, em 2005, para 14,3%, em 2015. Com isso, temas como envelhecimento e espiritualidade têm sido objetos de uma série de pesquisas, além de assuntos em conversas e eventos. Alguns estudos, inclusive, confirmam que o processo de envelhecer é percebido pelos idosos como uma graça divina.



Neste sentido, a fé e a espiritualidade nesta fase da vida são essenciais ao indivíduo, preenchendo os corações, ao mesmo tempo em que atuam como um recurso de enfrentamento facilitador de bem-estar, saúde, qualidade de vida, boa convivência familiar e social, para lidar com as adversidades decorrentes das limitações físicas, com perdas de pessoas próximas e com a proximidade do próprio desencarne.

Para colaborar nos ensaios sobre o tema, a Federação Espírita do RS, através da Vice-Presidência de Relações Institucionais, por meio da Área de Programas e Projetos e Vice-Presidência Doutrinária, por meio da Área da Família, atendendo ao convite do Conselho Municipal do Idoso (COMUI), realizará ao longo do mês de outubro o curso online “Longevidade e Espiritualidade”. Serão quatro módulos, realizados sempre nas sextas-feiras, nos dias 09, 16, 23 e 30, das 19h30 às 21h, com exposições dialogadas, entrevistas, rodas de conversa e outras atividades interativas. Cada encontro terá duração de 1h30 e será transmitido ao vivo pela FergsTV no YouTube, no Instagram e no Facebook. Estão convidados a acompanhar pessoas interessadas na temática, idosos, familiares e cuidadores de idosos (familiares e profissionais).


O curso inicia no dia 9, com o Módulo I, abordando a temática “Longevidade e Cuidados”, com a gerontóloga Neisa Fernandes. O segundo Módulo será no dia 16 de outubro, com o geriatra Carlos Eduardo Durgante, que falará sobre “O Envelhecimento Saudável”. No dia 23, acontece o terceiro módulo do curso, que abordará atividades lúdicas e ocupacionais para o envelhecimento saudável, com a psicopedagoga Viviane Pereira e a fisioterapeuta Janina Trapp. No último módulo, dia 30, Carlos Eduardo Durgante retorna, juntamente com a Diretora da Área da Família da Fergs, Marlise Ribeiro, para abordarem a temática "Espiritualidade em tempos de pandemia” - O idoso na família e as relações familiares.

Mês do idoso - O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1º de outubro. Foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger e cuidar a população idosa. Frequentemente, instituições dedicam todo o mês de outubro para a realização de atividades voltadas a este público.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page