Fergs conquista certificação máxima de qualidade pelo Instituto Doar

O modelo de gestão da Federação Espírita do RS, focado na transparência e na melhoria contínua, segue gerando reconhecimento. A Fergs foi certificada com o Selo A+, sendo aprovada no processo de auditoria do Selo Doar Critérios 2020-23, promovido pelo Instituto Doar. Com a conquista, a Federativa passa a fazer parte de um seleto grupo de organizações brasileiras, certificadas de forma independente, que alcançaram o padrão mínimo de qualidades definidas pelo Instituto Doar, e baseadas nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil.

Para a certificação, foram avaliados 52 critérios tendo a Fergs, pontuado em 49 deles. Os critérios foram organizados em oito grandes campos: Causa e Estratégia, Governança, Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégia de Financiamento, Comunicação, Prestação de Contas e Transparência.

Para o Vice-presidente da Área Administrativa da Fergs, Rogério Stello, além da melhoria contínua e da transparência, que já são diretrizes adotadas pela gestão Fergs, a conquista do Selo é mais um aspecto que vem legitimar estas ações, o que é imensamente gratificante. “A Federativa já possui a sua auditoria externa, além do Conselho Fiscal, que avaliam as suas contas, então, a conquista do Selo A+ pelo Instituto Doar, vem certificar a gestão Federativa dentro das suas ações de melhoria contínua. Receber a certificação no seu conceito máximo é bastante importante, tanto para o Movimento Espírita, quanto para aqueles que se associam à Federativa, através das suas ações e dos seus recursos, sejam pessoas físicas ou empresas, que participam e contribuem através do Amigo da Fergs.”, comentou Stello.


Entre os objetivos do Selo Doar está, incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT). Ele foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos. Financiadores, apoiadores e doadores encontram, desta forma, um conjunto de organizações que passaram por uma avaliação isenta, e bastante adequada, para a tomada de decisões.


O nome da Federação Espírita do RS passa a constar na página pública de instituições certificadas, acessível em https://www.institutodoar.org/organizacoes-certificadas/. Também é possível verificar a validade e procedência do Certificado acessando diretamente a página https://www.institutodoar.org/certificado-fergs/.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fergs, um século de luz.

Contato/Localização

Travessa Azevedo, 88 Floresta Porto Alegre, RS 90.220-200

Redes

Ativo 7.png
Ativo 4.png
Ativo 6.png

Fone: (51) 3224.1493

Caixa Postal 4715

NÚMERO DE VISITANTES

© 2020 Área de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul