top of page

MEMÓRIAS DE UM SUICIDA – Parte 4.2 – As lições de SOURIA-OMAR




Há a o registro de que Souria-Omar, em encarnações anteriores, “ensinou a doutrina secreta a discípulos levantados das mais modestas classes sociais, aos deserdados e infelizes; e, à sombra benfazeja dos cavalheiros frondosos ou sob a amenidade poética dos plátanos, fazia-os sorver ensinos cheios de divina magnificência, transportando-os de felicidade na elevação dos pensamentos para Deus sempiterno, Criador de todas as coisas, aquele Deus desconhecido cuja imagem não constava na coleção dos altares de pedra da antiga Hélade [Grécia]”.


O Deus desconhecido dos gregos foi citado por Paulo em seu magistral discurso perante os Atenienses (Atos 17:16-34), narrado de maneira emocionante por Lucas:


“PAULO EM ATENAS


17:16 Enquanto Paulo esperava por eles em Atenas, o seu espírito se indignava ao contemplar a cidade cheia de ídolos. 17:17 Assim dialogava na Sinagoga com os Judeus e com os adoradores; e todos os dias, na praça, com os que {lá} estivessem presentes. 17:18 Alguns dos filósofos epicuristas e estoicos deliberavam em {relação} a ele; alguns diziam: O que quer esse tagarela? E outros: Parece ser anunciador de daimones estrangeiros, porque {ele} evangelizava Jesus e a ressurreição. 17:19 E, tomando-o, conduziram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que novo ensino {é} esse que está sendo falado por ti? 17:20 Pois trazes aos nossos ouvidos algumas {coisas} que são estranhas. Portanto, queremos saber o que vem a ser isso. 17:21 Ora, todos os atenienses e os estrangeiros que {lá} residem em nenhuma outra {coisa} gastavam o tempo senão em dizer ou ouvir algo novo. 17:22 Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em todas {as coisas} vos contemplo como os mais tementes aos deuses, 17:23 pois, atravessando {essa região} e observando os vossos objetos de adoração, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Assim, aquele que adorais, desconhecendo, esse eu vos anuncio. 17:24 O Deus que fez o mundo, e todas as {coisas} que {estão} nele, sendo Senhor do Céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos {humanas}. 17:25 Nem é servido por mãos de homens, {como se} tivesse necessidade de algo; ele próprio dá a todos vida, respiração e todas as {coisas}. M17:26 Fez de {apenas} um todas as nações dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, demarcando os tempos predeterminados e os limites da habitação deles, 17:27 a fim de buscarem a Deus; se, porventura, o tivessem tateado e encontrado – mesmo não estando longe de cada um de nós. 17:28 Pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como também alguns poetas dentre vós têm dito: “Pois também somos geração dele”. 17:29 Portanto, sendo geração de Deus, não devíamos supor ser a divindade semelhante ao ouro, à prata, à pedra, ao entalhe da arte e da imaginação do homem. 17:30 Assim, não atentando para os tempos da ignorância, Deus ordena agora a todos os homens, em toda parte, que se arrependam. 17:31 Porquanto estabeleceu um dia em que está prestes a julgar a terra habitada com justiça, por um varão que definiu, oferecendo a todos um crédito ao levantá-lo dentre os mortos. 17:32 Ao ouvirem “ressurreição dos mortos”, uns zombaram e outros disseram: A respeito disso te ouviremos também outra vez. 17:33 Desse modo, Paulo saiu do meio dele. 17:34 Alguns varões, associando-se a ele, creram; entre eles {estavam} Dionísio, o aeropagita, uma mulher de nome Dâmaris e outros com eles” (DUTRA DIAS, Haroldo, O Novo Testamento, FEB).


Emmanuel nos lembra que “Paulo começou impressionando o auditório aristocrático, referindo-se ao ‘Deus desconhecido’, homenageado nos altares atenienses. Sua palavra vibrante apresentava cambiantes singulares; as imagens eram muito mais ricas e formosas que as registradas pelo autor dos Atos” – Emmanuel, Paulo e Estevão, Brasília: FEB, 2013, p. 369.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page