top of page

1ª Reunião do Conselho Federativo Estadual de 2019


Ocorre durante todo o dia de hoje (30.03), das 8h30min às 17h30min, a 1ª Reunião do Conselho Federativo Estadual da Federação Espírita do Rio Grande do Sul no ano de 2019. O encontro agrega Presidentes e Vice-Presidentes das Uniões Distritais, Municipais e Intermunicipais, Liga Espírita Pelotense, União Espírita de Rio Grande e Presidentes e Vice-Presidentes de Conselhos Regionais, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da FERGS.

Dentre outros assuntos, serão deliberadas pautas como a verificação do andamento do PAF 2019 e Programa de Formação de Multiplicadores; a análise e deliberação do Balanço de 2018 e Parecer do Conselho Fiscal; Reuniões Inter-regionais e Encontros Regionais 2019; Encontro Estadual de Unificação e Lançamento do Programa de Estudos de Unificação; e a apresentação e deliberação do Relatório de Atividades Federativas 2018.

Logo na abertura do evento, cada vice-presidente tomou a palavra colocando as áreas da federativa (Administrativa, Relações Institucionais, Unificação e Doutrinária) à disposição das lideranças para o fortalecimento do Movimento Espírita, de modo a mantê-lo pulsante e saudável.

Já Gabriel Salum, presidente da Federação, enfatizou que o ano de 2019 é de imersão na temática e na atmosfera da proposta do 10º Congresso Espírita do RS: Educação com Jesus, a Conquista do Reino de Deus. Salum ressaltou que o mote do evento foi escolhido após intenso estudo dos quatro evangelhos do Novo Testamento, nos quais a referência ao Reino de Deus ocorre cerca de 50 vezes em Mateus, 16 em Marcos, 40 em Lucas e três em João. “Todavia, essa pesquisa vai além de um simples resgate histórico ou bibliográfico”, afirmou Gabriel, que destacou também a abrangência espiritual do Congresso: “Nosso evento não é somente para as quatro ou cinco mil pessoas que estarão presentes. É a oportunidade de reunir as forças do movimento para alcançar 10, 50, 100 mil pessoas pelo mundo com explanações de alto teor espiritual”, evidenciando não só as tecnologias de comunicação que permitem o acesso do Congresso por pessoas ao redor do globo, mas também o impacto das energias benéficas emanadas do Congresso e da sua psicosfera.

Ao fim de sua fala, o presidente ressaltou o amparo da equipe espiritual da Casa dos Espíritas Gaúchos, trazendo o chamado de Francisco Spinelli, Cecília Rocha, Angel Aguarod, entre tantos, que do plano invisível conduzem todas as atividades da Federativa, para a entrega e empenho na tarefa do Congresso para superar as dificuldades que, por ventura, surgirem e buscar soluções através do trabalho coletivo e da solidariedade. Nesse contexto, o presidente da FERGS relembrou o capítulo 4 de Atos dos Apóstolos (4:32 - 4:35):

E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

Em seguida, foi dado posse a presidentes e vice-presidentes de órgãos de unificação do Estado, para que esses pudesse participar da deliberação e dar seu voto durante a reunião. Foram empossados, portanto, Gerson, como Vice Presidente da União Municipal Espírita de São Gabriel; Luciano, como Presidente da UME Santo Ângelo e Mauro, seu vice; Vitor, como Vice presidente da UME Carazinho; Alexandre, como Presidente do Conselho Regional Espírita da 1ª Região e Iraci, como seu vice; e Tarciso, como Vice Presidente da UME Santa Maria. Este último, representando a todos, resumiu o desejo do grupo com a fala objetiva, porém profunda, “Jesus no leme”.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page