top of page

A captação de recursos é importante?

Por Liamara Nascimento A Área de Programas e Projetos é responsável por orientar e apoiar os Centros Espíritas na realização de ações de participação na sociedade, com vistas a disseminar os princípios universais de fraternidade e solidariedade emanados da Doutrina Espírita, contribuindo com educação integral do ser humano e para a formação de bons cidadãos. A Área de Programas e Projetos Institucionais, ligada à Vice-presidência de Relações Institucionais, responsabiliza-se por orientar e apoiar os Centros Espíritas na realização de ações de participação na sociedade com vistas a viabilizar a influência do Espiritismo sobre a ordem social. Os Programas e Projetos sociais e educacionais visam à disseminação dos princípios universais de fraternidade e solidariedade emanados da Doutrina Espírita, contribuindo à educação integral do ser humano e para a formação de bons cidadãos. Esta Área é bastante abrangente, contendo vários setores citados abaixo:

  1. Programa Conte Mais - É uma proposta didática de educação da inteligência e do senso moral da criança e do jovem, que, para isto, se utiliza do recurso da contação de histórias, com mensagens que educam a emoção e o sentimento, através da linguagem simbólica, falando de valores fundamentais para a convivência pacífica em sociedade.

  2. Gestão do Saber Ambiental - Visa estimular a vivência de práticas que favoreçam a sustentabilidade da vida e a difusão de princípios do cuidado socioambiental, físico e espiritual.

  3. Projeto Inclusão e acessibilidades - Objetiva desenvolver nos espíritas, que integram o Movimento Espírita, uma cultura inclusiva, que viabilize a transformação das posturas individuais e institucionais para a adaptação física e metodológica em nossas instituições.

  4. Projeto Caravaneiros de Jesus - O projeto, em parceria com a Área do Atendimento Espiritual no Centro Espírita, objetiva oferecer às Casas Espíritas da Rede Federativa um programa de desenvolvimento de competências para que seus trabalhadores possam a atuar junto aos internos do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Sul.

  5. Projeto Conviver com a Longevidade e Espiritualidade - Projeto de atenção aos idosos, seus familiares e cuidadores.

  6. Projeto FASE: Juventude e Espiritualidade - A Fergs oferece aos jovens internos da FASE, uma proposta de educação integral à luz do Espiritismo, oportunizando-lhes o autoconhecimento e o conhecimento dos preceitos da moral Cristã, através de encontros de evangelização espírita com participação voluntária.

  7. Participação nos Conselhos de Direitos - Permite, além da nossa participação e influência dos princípios do espiritismo na sociedade, habilitar projetos sociais e educacionais que viabilizam recursos para a sustentabilidade das ações e programas institucionais, através do atendimento direto e indireto, auxiliando no cumprimento da visão, missão e valores propostos pela federativa.

Qual seria o reflexo de não haver recursos para a sua área? Haveria grande dificuldade para se manter a execução de muitos Programas e Projetos promovidos e desenvolvidos pela Fergs, ocasionando a redução do número de crianças, jovens e idosos atendidos nas frentes de trabalho diretamente executada pela federação e pelas instituições que são assessoradas. Como a captação de recursos impacta nos trabalhos realizados? Transforma a vida de muitas crianças e jovens que têm a oportunidade de vislumbrar melhores oportunidades de uso de seus talentos, melhorando sua auto-estima e fortalecendo a certeza em um mundo melhor possível e alcançável. As famílias das crianças e adolescentes que participam dos Programas e Projetos também são envolvidas no processo de resgate da cidadania e orientação quanto ao fortalecimento dos valores morais. No Programa Conte Mais, por exemplo, a principal ferramenta utilizada são as histórias educativas, que promovem a educação emocional, moral, social e espiritual, elementos imprescindíveis à formação do caráter do homem de bem. As histórias estimulam crianças e adolescentes a tornarem-se protagonistas da sua própria história e agentes transformadores da sua realidade. Temos o anseio de tornar cada vez mais acessível os eventos da Fergs com a presença de intérpretes de Libras, adequação audiovisual e Audiodescrição, para as pessoas com deficiência visual e auditiva, assim como tornar nosso site totalmente acessível. Liamara Nascimento é Diretora da Área de Programas e Projetos da Fergs A Fergs possui vasta gama de ações, programas e projetos contemplando crianças, jovens, adultos e idosos, populações vulneráveis, adolescentes que cometeram atos infracionais, populações carcerárias entre outros. Clique aqui e confira!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page