top of page

MEMÓRIAS DE UM SUICIDA – Parte 3 – As lições de Epaminondas de Vigo


Como já referimos no artigo anterior, as primeiras lições foram dadas por Aníbal de Silas. Mas há outros cursos de igual importância para a reeducação moral daqueles que pretendem evoluir e aprofundar seus conhecimentos sobre a alma humana e a realidade que nos cerca. Um desses cursos chama-se “Ciência Universal” e é ministrado por Epaminondas de Vigo.

Irmão Sóstenes conta que o nobre mestre vem, em escala de ascensão, desde o Egito antigo até os sombrios dias da Idade Média na Espanha, servindo à Verdade e exaltando o nome de Deus.

Nos tempos apostólicos, foi discípulo de Simão Pedro, glorificou a Jesus e teve a honra suprema de sofrer o martírio e a morte no circo de Domício Nero[1]. Durante o medievo foi estrela salvadora, mostrando roteiros sublimes aos desgraçados e perseguidos, bem como aos corações sedentos pelo ideal divino, “empunhando fachos de ciências sublimadas no amor e no respeito aos evangelhos do cordeiro imaculado, ciências que fora buscar, desde muito, em peregrinações devotadas, aos arcanos sagrados da velha índia, sábia e protetora, na Terra, de verdades imortais”[2], cantando a todos a salvação vislumbrada, tal qual Simeão quando da apresentação de Jesus no templo.[3]

(continua)

REFERÊNCIAS:

[1] Nero (37 d.C.-68 d.C.) foi imperador romano, famoso por sua tirania e extravagância, implacável perseguidor dos cristãos, famoso por ter ordenado a execução da própria mãe - https://goo.gl/yPcCbT.

[2] CASTELO BRANCO, Camilo, Memórias de um suicida, 27ª edição, FEB, 2013, p. 393.

[3] “Agora, Soberano, despedes em paz teu servo, segundo a tua palavra, porque os meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante da face de todos os povos, luz para revelação aos gentios e glória do teu povo, Israel” (Lucas 2:29-32).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page