top of page

Fergs na 26º Bienal Internacional do Livro de SP; Confira os relatos marcantes do evento


Palestras, rodas de conversa, contação de histórias, intervenções artísticas e centenas de milhares de títulos literários. A Bienal do Livro de São Paulo está de volta e desde o dia 2 de julho é o palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. Depois de um intervalo de quatro anos provocado pela pandemia de Covid-19, a 26ª edição do evento retorna aos moldes presenciais emocionando trabalhadores e entusiastas do ramo livreiro.


Quem passou pelo evento nos últimos dias, explorando os diversos pavilhões e ambientes do universo literário, teve a oportunidade de visitar, entre mais de 185 expositores presentes no evento, o estande G125, espaço destinado para a Livraria Espírita, fruto de um esforço de união e unificação organizado pela Federação Espírita do Paraná (FEP), Federação Espírita do Estado de Goiás (Feego), Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (Feemt ) e Federação Espírita do RS (Fergs), com apoio da Federação Espírita Brasileira (FEB) e da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE).

A feliz expectativa do encontro em um novo recomeço


Segundo a Gerente Editorial da Fergs Editora, Roseni Siqueira, estar novamente na Bienal Internacional do Livro é uma alegria que se mistura com a emoção rever colegas do setor após o período de isolamento social: “é muito especial, todos demonstram gratidão e esperança nesse novo recomeço”. A Federação Espírita gaúcha já contabiliza onze participações no tradicional evento literário.

De acordo com Siqueira, o primeiro final de semana foi de muito movimento no evento. A programação da Livraria Espírita contou com momentos de contação de histórias, com a equipe do Programa Conte Mais, e diversas sessões de autógrafos, com a participação de nomes com Otaciro Rangel e o jornalista André Trigueiro. Momentos de alegria e de matar a saudade. “O leitor além de comprar o livro, sente a necessidade de falar das suas dores, descobertas e mudanças de hábitos nestes últimos anos”, observa a Gerente Editorial da Fergs, “as pessoas estão sedentas de uma boa conversa.”


E não são apenas os leitores que vivem a ansiedade do evento presencial – os autores também compartilham a feliz expectativa do encontro. Felipe Mascarenhas lançou seu primeiro livro, “As perguntas de Jesus”, pela Fergs Editora, em 2021. O autor conta que chegou cedo no estande da Livraria Espírita, horas antes da sessão de autógrafos da sua obra, para acompanhar o andamento das atividades.


Mascarenhas relata que sentiu um misto de emoções. A Bienal foi a sua primeira oportunidade de poder estar com outras pessoas para autografar o livro, visto que, sua obra foi lançada durante a pandemia, então as ações de divulgação e lançamento foram todas promovidas de forma online. "Chegar ali, naquele mundo da literatura, ver a multidão circulando em busca de livros, cultura, educação, em busca de histórias é uma grande emoção e, emoção ainda maior, foi ver o espaço da Livraria Espírita como um ponto de luz, entre tantos outros, mas como ponto de luz espiritual (...). Podíamos ver as pessoas entrando, curiosas, querendo conhecer os livros. Quem sabe quantas vidas ali vão ser transformadas a partir do encontro com a literatura espírita?", conclui o autor.


O livro espírita na Bienal

Vivendo intensamente a 26ª Bienal Internacional de São Paulo, a Diretora da Área Comercial da Fergs, Maria Elisabeth Barbieri, relata que a bienal é uma festa do livro e de corações. Os colaboradores envolvidos no evento passam até 12 horas dentro dos pavilhões e não sentem o tempo passar, tal é o envolvimento, a alegria e o sentimento de estarem transitando entre as obras literárias, ouvindo as palestras e apresentações artísticas. Sobre o esforço de unificação e de união feito pelas quatro federativas, junto com a FEB e a USE, ela comenta ser encantador e cativante: "Somos a única livraria espírita na bienal onde estão presentes todos os seguimentos religiosos. A gente verifica a felicidade das equipes, dos dirigentes das federativas, de terem feito esse grande investimento, porque é um investimento grande para as condições e potencialidades das nossas federativas, mas o sentimento de estar de volta, divulgando o espiritismo nesse grande evento que é a Bienal, é alguma coisa que vai ficar gravada nos nossos corações". A Livraria Espírita tem divulgado também as obras da editora Leal e Fráter.

"O que mais me marcou e tem me marcado nesse retorno às divulgações presenciais do livro espírita, principalmente aqui na Bienal, é o amor que as pessoas demonstram pelo livro. Depois desse longo período sem as bienais, chama a atenção o público juvenil. Adolescentes, jovens, adultos, que lotaram as dependências da Bienal. Vemos os meninos nas filas com dois, três livros, puxando as mochilas cheias de obras, não apenas os estandes com games, mas o estande das livrarias físicas. Muitos jovens, comprando muitos livros, então isso é extremamente alentador." Com uma expectativa de 500 mil participantes no evento, a Diretora da Área Comercial da Fergs relata que o trabalho tem sido intenso: "o nosso estande tem passado cheio de gente. Muitas vezes, as pessoas não adquirirem a obra, mas elas olham os livros, conversam com os nossos colaboradores, trazem as suas histórias, então isso é fundamental para a divulgação do espiritismo." Eulália Bueno, Adeilson Salles, Simão Pedro e a própria Maria Elisabeth Barbieri já participaram de atividades no estande da Livraria Espírita, autografando suas obras e participando de encontro outros autores, editores, dirigentes, companheiros que trabalham há décadas na seara do livro espírita, que vem trazer amparo e apoio. Sobre o caráter de integração e colaboração do evento, Barbieri ressalva que na bienal não há lugar para competição: "Todos se ajudam, é um momento muito rico".



A Federação Espírita do RS participa das Bienais desde 2008, aprendendo e transmitindo conhecimento, uma troca extremamente importante para a manutenção do trabalho de divulgação do livro espírita. "Participarmos das rodas de conversa, dos encontros, das palestras, vamos buscando o domínio da informação que é muito importante nestes tempos desafiadores de transição, de transformações, de inovação. Aqui nós podemos entrar em contato com os CEOs livreiros do mundo inteiro, com os grandes editores. Com estas pessoas que trabalham na linha de frente do mercado livreiro aprende-se muito. São informações e conhecimento que agregamos ao nosso trabalho na área do livro espírita". "O livro é uma vacina contra o mal, como diz André Luiz, e, principalmente, o livro espírita. Então que Deus nos permita estar ainda por muitos e muitos anos divulgando a Doutrina Espírita, as obras da nossa editora Fergs, da FEB, das outras editoras federativas". (...) Como diz o slogan da Bienal, todo saímos sempre melhor do que entramos, conclui a Diretora Comercial da Fergs. A Bienal continua até o dia 10 de julho.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page