top of page

CORONAVÍRUS: Orientação ao Movimento Espírita Gaúcho




Porto Alegre/RS, 23 de março de 2020.


[...] Sem a chama da perseverança, a educação não pode patrocinar a iluminação das consciências; a edificação assistencial não surge na face planetária qual farol benfazejo asilando os náufragos da viagem terrena, e o “homem de ontem” não alcança a claridade do “homem de hoje” para maiores conquistas do “homem de amanhã”. Se almejas superar a ti mesmo, recorda a firme inflexão da voz do Cristo Excelso: — “aquele que perseverar até ao fim será salvo”. Asila-te na fortaleza da fé viva, lembrando que os transes que te visitam, por mais profundos e desconcertantes, têm limites justos e naturais, e que nos cabe o dever de servir, confiar e esperar, para nossa própria felicidade, aqui e agora, hoje, amanhã e sempre.

(Emmanuel. Ideal Espírita. Ed. Comunhão Espírita Cristã, Cap. 6)



Abraçamos fraternalmente a todos com as melhores emanações do nosso coração, desejando encontrá-los em gratidão e perseverança, guarnecendo com bom ânimo e coragem os postos que nos foram permitidos pela Misericórdia Divina nos tempos de transição planetária.


Acompanhando os desdobramentos da pandemia COVID-19 e buscando sempre as melhores ações no âmbito do Movimento Espírita Gaúcho, tornamos a dialogar com todos, compartilhando as seguintes informações e orientações:


1. O Plano de Atividades Federativas da FERGS e todas as suas atividades de treinamento e formação permanecem suspensos, com prazo de suspensão prorrogado, por ora, até 31.05.2020. Novas orientações serão encaminhadas de acordo com as circunstâncias vindouras e, caso mostre-se necessário e conveniente, poderemos estender a suspensão de tais tarefas.


2. O V Congresso Espírita Brasileiro, que ocorreria também no ano de 2020 em suas edições regionais e nacional, restou adiado para o ano de 2022, conforme deliberação do Conselho Federativo Nacional da Federação Espirita Brasileira ocorrida em reunião extraordinária online no último dia 21.03.2020. Nota oficial foi emitida pela coordenação do congresso com o seguinte teor:



Comunicamos que, em razão da emergência de saúde pública decorrente do Covid-19 e das recomendações das autoridades governamentais, todas as edições do V Congresso Espírita Brasileiro estão suspensas temporariamente. As informações sobre os procedimentos necessários para os que fizeram inscrições nas diversas edições serão enviadas em breve.

As novas datas de realização das edições regionais e nacional serão divulgadas oportunamente. Agradecemos a compreensão de todos!


Coordenação Nacional

V CONGRESSO ESPÍRITA BRASILEIRO


3. A sede da FERGS está funcionando com atendimento remoto através de nossos e-mails e telefones habituais e estamos lançando campanha específica de difusão do Espiritismo através do livro espírita em formato e-book e com a venda de livros através de nosso ecommerce (livrariaespirita.org.br). As divulgações estão sendo preparadas em caráter de máxima celeridade e visam atender inclusive aos nossos centros espíritas, gerando créditos em favor de nossas instituições a partir da venda de obras no site da FERGS Livraria – sendo que tais obras serão remetidas pela FERGS diretamente para os lares daqueles que as adquirirem.


4. Estamos disponibilizando em nossos canais online e mídias sociais palestras diárias, às 20 horas, como forma de disseminarmos conteúdos positivos nesses tempos de distanciamento social necessário à superação da pandemia de Coronavírus. Também estamos abrindo ao público em geral, em caráter provisório, muitos conteúdos que estavam na área privativa do programa “Amigos da FERGS”, ofertando grande variedade de palestras, seminários e apresentações artísticas com teor edificante e doutrinariamente qualificado.


5. As reuniões do Conselho Federativo Estadual e de presidentes de Conselhos Regionais Espíritas, agendadas para os dias 28 e 29.03.2020, respectivamente, ocorrerão de modo inteiramente online, conforme orientações que repassaremos aos nossos conselheiros ao longo dos próximos dias.


Temos refletido e identificado na pandemia de Coronavírus oportunidade singular de avançarmos no cumprimento da missão do Espiritismo sobre a Terra, especialmente pelo impacto do momento atual no modo materialista de vida, pelo ruir de estruturas íntimas, sociais e econômicas que clamarão por reconstrução em novas bases de fraternidade, empatia, altruísmo, ética, amor e caridade.


Avancemos, portanto, irmãos queridos, com fé, serenidade, prudência, convicção e esperança no sopro renovador que nos impele a matarmos a morte, a utilizarmos as potências do Espírito em nossas preces e ações através da tecnologia e do pensamento, a fazermos, finalmente, de cada um de nós uma candeia de acolhimento, esclarecimento, orientação e consolo.


Brilhe a nossa luz interior, em chama viva de testemunhos e renúncias, de trabalho e abnegação. Se preciso for, desçamos ao circo, ébrios de esperança, como fizeram os trabalhadores da primeira hora e confiemos, obrando unidos sempre.


Continuemos a fazer o quanto nos cumpra como cidadãos, em harmonia e contribuindo com os órgãos oficiais e com nossos governantes. Guardemo-nos do fermento das divisões e polarizações políticas, sendo a nossa a voz da ponderação, da unidade e do bom senso onde estivermos.


Acima de tudo, porém, vivamos como Espíritos imortais, como Verdadeiros Espíritas: com prudência, mas sem medo, deixando que viva em nós o ideal pelo qual nascemos e pelo qual – permita Deus – possamos um dia retornarmos à Pátria Espiritual gratos e felizes por termos servido com dignidade, alegria e amor.


Com carinho e em nome de nossa Diretoria Executiva, Conselho Federativo Estadual e Assembleia Geral da FERGS,


Gabriel Nogueira Salum

Presidente da FERGS



 


Porto Alegre/RS, 15 de março de 2020.



Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XVII, Item 11)


[...] Elevai o vosso espírito àqueles por quem chamais, a fim de que, encontrando em vós as necessárias disposições, possam lançar em profusão a semente que é preciso germine em vossas almas e dê frutos de caridade e justiça. Não julgueis, todavia, que, exortando-vos incessantemente à prece e à evocação mental, pretendamos vivais uma vida mística, que vos conserve fora das leis da sociedade onde estais condenados a viver. Não; vivei com os homens da vossa época, como devem viver os homens. Sacrificai às necessidades, mesmo às frivolidades do dia, mas sacrificai com um sentimento de pureza que as possa santificar. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XVII, Item 10)


Do ponto de vista terreno, a máxima: Buscai e achareis é análoga a esta outra: Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará. É o princípio da lei do trabalho e, por conseguinte, da lei do progresso, porquanto o progresso é filho do trabalho, visto que este põe em ação as forças da inteligência. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XXV, Item 2)


Tornamos a saudar fraternalmente os nossos irmãos e instituições que integram o Movimento Espírita do Rio Grande do Sul, rogando a Deus que nos conserve unidos, laboriosos e confiantes na Sua Providência, atentos sempre à oportunidade de progresso e de caridade que surge diante de nós.


Por ocasião da pandemia COVID-19, manifestamo-nos na última quinta-feira, 12 de março, e tornamos a fazê-lo neste momento.


Após nos reunirmos virtualmente com nossa diretoria executiva e com nossos presidentes de Conselhos Regionais Espíritas na tarde de hoje, construímos em consenso o teor da presente orientação, buscando sempre a condução serena, atenta e cristã que nos cumpre na coordenação da Organização Federativa em nosso estado.


Continuamos estudando atentamente as orientações dos órgãos oficiais e fontes confiáveis em temas de saúde pública, e tudo aponta nesse momento para a necessidade de que todos os nichos da sociedade brasileira contribuam para a momentânea redução do convívio social, evitando aglomerações de pessoas e auxiliando para que a curva de contágio da COVID19 seja minimizada. Assim, enfrentaremos o menor número possível de contaminações e de casos graves, minimizando as dores, preservando o sistema de saúde e garantindo que os que necessitarem de cuidados intensivos realmente os recebam.


Nós espíritas, que compreendemos a natureza de provações coletivas e flagelos que promovem progresso e transformações na humanidade, somos instados a guardar serenidade, fé, confiança, trabalho e prudência, realizando as ações de ordem material e espiritual de forma coerente e sinérgica.


Em sendo assim, no quanto nos cumpre como organização humana, a FERGS informa que estão suspensas as atividades de treinamento, seminários e oficinas de seu Plano de Atividades Federativas agendadas para o mês de março de 2020. Tais atividades serão reagendadas quando as circunstâncias da pandemia cederem e avaliarmos as possibilidades em nosso calendário.


Na primeira semana de abril avaliaremos próximos passos, mas, caso seja necessário, antes mesmo voltaremos a emitir comunicados e orientações.


O expediente de trabalho em nossa sede da FERGS permanece inalterado e atenderemos normalmente nesse período.


Em relação aos nossos centros espíritas, conclamamos a que adotem todas as medidas possíveis de assepsia física e fluídica de seus ambientes, observem cuidadosamente as orientações dos órgãos oficiais e façam as adequações necessárias de suas atividades para reduzir a curva de contágio da COVID-19.


Ressaltamos, no entanto, que os Centros Espíritas são também hospitais da alma e postos de acolhimento e orientação extremamente úteis e necessários em momentos desafiadores como o que nossa sociedade atravessa e atravessará. Logo, respeitando a autonomia administrativa de cada instituição, rogamos a que envidem esforços para que as tarefas de atendimento espiritual no centro espírita (inclusive atendimento fraterno e passes – preferencialmente coletivo/espiritual) sejam mantidas.


Atividades como palestras públicas, grupos de estudos e outras que possam ser adequadas para formato online contribuirão para o saneamento da psicosfera individual e coletiva, reduzindo, todavia, as possibilidades de contágio.


É importante que cada instituição mantenha a sua disponibilidade de atender aqueles que necessitarem, evitando, porém, a aglomeração de pessoas em ambientes fechados, favorecendo tarefas em áreas abertas e/ou arejadas, evitando ao máximo os contatos físicos, disponibilizando itens de higiene (álcool gel, por exemplo) em suas sedes, dentre outras medidas recomendadas pelos órgãos oficiais.


O momento é propício para aprofundarmos reflexões, para recolhimento interior, preces, irradiações e para nos fortalecermos pela união e pelo trabalho ponderado, empático e abnegado em favor da coletividade.


O Capítulo XIV da obra A Gênese merece ser revisitado, a fim de aprofundarmos o nosso entendimento acerca da dinâmica dos fluidos à luz da Doutrina Espírita, assim como merecem leitura e reflexão as leis morais de destruição, de progresso, de amor, justiça e caridade em O Livro dos Espíritos.


Todo o arcabouço da Codificação Kardequiana há de nos trazer o entendimento, a serenidade e a determinação necessários ao melhor proveito que possamos extrair do desafio providencial da COVID-19.


Cuidemos do corpo, do Espírito; cuidemos uns dos outros; cuidemos de nossas relações dialogando com carinho e gentileza, mesmo nas circunstâncias em que porventura venhamos a discordar. União e Fraternidade: a Nova Ordem Social nascerá desses valores e, justamente com eles, o Movimento Espírita dará o seu testemunho nesse momento e nas tribulações vindouras.


Abraçamos em Espírito a todos, com gratidão a Deus por estarmos juntos em cada passo da jornada de ascensão que a tarefa espírita nos permite.



Gabriel Nogueira Salum

Presidente da FERGS


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page