top of page

André Trigueiro faz roteiro de palestras no Rio Grande do Sul


O fim de semana nos dias 27 e 28 de maio foi de chuva e frio no Rio Grande do Sul. Ainda assim, foi caloroso o acolhimento ao orador, escritor Espírita e jornalista, André Trigueiro, pelos Espíritas gaúchos no seminário "Mundo Sustentável" na sede do Ministério Público do Estado (sábado, em Porto Alegre), na palestra beneficente "Amor em Tempos de Transição" em prol do Centro Espírita Emmanuel, na S. E. Bezerra de Menezes (sábado, em Viamão) e no auditório do Colégio Marista (domingo, em Novo Hamburgo).

Está na hora de acordarmos para a questão da sustentabilidade, pois o mundo de regeneração está a caminho e todos temos responsabilidade na sua formação.” O alerta foi dado por André Trigueiro em seu painel no Seminário Mundo Sustentável. Iniciou lembrando o pioneirismo do Espiritismo no assunto, pois uma das leis morais destacadas por Allan Kardec, durante a codificação, foi a Lei de Conservação, muito anos antes de se falar em meio ambiente ou do surgimento da palavra ecologia. Também discorreu sobre o consumo consciente, onde lembrou a questão do codificador aos espíritos sobre porque a terra nem sempre fornece ao homem o que ele necessita. Observou que isso acontece porque o homem não se contenta com o que lhe é oferecido e, num mundo consumista, sempre quer mais! Concluiu afirmando que a vibração da terra está mudando, afirmando que o problema atual não é de sombra, mas de luminosidade. "Graças a essa luz é possível notar todos os detalhes das atividades humanas, revelando sua correção ou não. Com isso, o mundo não está pior! Ao contrário, tende a ficar cada vez melhor", assegurou.

O evento, realizado no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, teve na abertura um momento de harmonização com Karina Gonçalves interpretando belas canções. Logo após foi realizado o painel apresentado por Trigueiro, seguido, na segunda parte, de uma mesa de debate sobre a sustentabilidade, com mediação dos jovens. O seminário, que contou com a presença de grande público, tinha por objetivo trazer reflexões sobre a sustentabilidade ambiental e espiritual do planeta.

Sob a ótica do amor de Deus como Lei universal que rege tudo o que existe e a nós mesmos, Trigueiro lembrou o que está em jogo na prova prática em que estamos vivendo neste momento histórico no planeta Terra. Frisando que tudo evolui, o palestrante observou que o requinte do sentimento amor se encontra justamente no exercício de interrelação na adversidade e na capacidade de dispensar tempo e energia para ajudar o outro e até mesmo a quem não se gosta.

Esta foi a abordagem do tema em Viamão, que contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas no auditório da S.E. Bezerra de Menezes, que cedeu gentilmente o espaço para a realização da palestra beneficente em prol do Centro Espírita Emmanuel (realizador do evento), com apoio da Federação Espírita do Rio Grande do Sul e da União Municipal Espírita (UME) de Viamão, com representantes dos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre, bem como de trabalhadores de todos os Centros Espíritas do município sede.

No domingo (28 de maio) promovido pela União Municipal Espírita (UME) de Novo Hamburgo em parceria com a União Municipal Espírita de Canoas, com apoio da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS), do Conselho Regional Espírita 2ª região (CRE-2), para plateia de 600 pessoas que lotou o auditório do colégio Pio XII para ouvir sobre os significados da palavra “amor” em tempos de indignação coletiva e superficialidade das relações.

Os eventos contaram também com a participação de integrantes do CVV - Centro de Valorização da Vida, apresentado seu trabalho de apoio emocional em defesa da Vida.

O palestrante, André Trigueiro, é jornalista e escritor, professor e criador do curso de jornalismo ambiental da PUC do Rio de Janeiro, além de editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News. Também será um dos palestrantes do 9º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, que acontecerá na capital gaúcha de 03 a 05 de novembro próximo.

http://www.espiritismors.org.br/inscricoes


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page