Reunião presencial da Equipe da Coordenação da Vice-Presidência Doutrinária da Fergs
- cse168
- 21 de jul.
- 2 min de leitura
"O espírita que se encontre realmente disposto a servir, é induzido a colaborar no bem dos outros, filiando-se a determinado núcleo de ação, de preferência aos serviços gerais de uma organização doutrinária que se erige espontaneamente em centro aglutinador de tarefas edificantes." - Francisco Spinelli (Waldo Vieira; Espíritos diversos. Seareiros de volta . FEB Editora. Edição do Kindle.)
No último sábado (19), na sede da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs), reuniram-se os diretores das Áreas da Vice-Presidência Doutrinária para um encontro presencial marcado por reflexões, encaminhamentos estratégicos e confraternização. As reuniões da equipe são realizadas mensalmente de forma on-line, uma vez que os diretores residem em diversas cidades do estado. Esta edição, no entanto, foi especial por coincidir com a emocionante inauguração do novo Auditório Francisco Spinelli.

Entre as atividades desenvolvidas, destacou-se o estudo dialógico da obra Viagem Espírita em 1862, realizado antes das pautas deliberativas. O objetivo foi refletir sobre as orientações de Allan Kardec ao Movimento Espírita nascente, estabelecendo conexões com os desafios do momento presente. Ressaltou-se a postura amorosa e firme de Kardec em prol da união dos espíritas, com destaque à importância da superação de antagonismos e da resiliência diante de possíveis manifestações de ingratidão ou ciúmes, compreendendo as imperfeições humanas. O estudo terá continuidade no próximo encontro virtual, em agosto.
Na sequência, diretores e vice-diretores apresentaram as ações em andamento em suas respectivas áreas. Foram compartilhadas experiências, desafios e estratégias voltadas à formação de trabalhadores, ao assessoramento das Uniões Municipais Espíritas e ao fortalecimento dos Centros Espíritas. Também foi enfatizada a importância de manter atualizadas as informações dos diretores das Uniões, cultivar o diálogo permanente com essas lideranças e apoiar a formação das áreas nas Uniões ainda em processo de estruturação.

Outro ponto relevante da reunião foi o início da construção do projeto do seminário comemorativo do aniversário da Fergs. Um grupo de trabalho foi formado para elaborar a minuta do evento, cuja realização está prevista para o dia 28 de fevereiro de 2026.
Sobre o projeto “Fé na Vida”, que será submetido à aprovação em reunião ordinária do Conselho Federativo Estadual (CFE) ainda neste mês, foram debatidos o cronograma e a organização da roda de conversa vinculada à iniciativa.
Outros temas a serem pautados nas próximas reuniões incluem: os Cursos Extensivos presenciais previstos para 2026 na sede da Fergs; planejamento e gestão de demandas; e a avaliação do Programa de Formação de Multiplicadores.
Ao final, em breve avaliação do semestre, a Vice-Presidência Doutrinária reiterou a importância da perseverança nos projetos e postos de trabalho, bem como da manutenção da fraternidade como valor fundamental na atuação no Movimento Espírita.
Esse clima fraterno favorece, inclusive, a sintonia com a inspiração contínua dos benfeitores espirituais na condução dos trabalhos doutrinários da Fergs.












































