top of page

Obra Social Espírita agora é Centro de Referência Regional em Autismo pelo programa TEAcolhe RS

Nesta sexta-feira, 29 de abril, uma série de atividades marcaram a inauguração oficial do Centro de Referência Regional do programa TEAcolhe, do Governo do Estado, na União Espírita Bageense/Caminho da Luz, em Bagé, na 6ª Região Federativa. A programação ocorreu nas dependências da entidade.


Em 2021, a Instituição foi selecionada para sediar o Centro na região e desde então vem tratando das questões burocráticas para o início das atividades. Em 28 de março de 2022, o Caminho da Luz recebeu a ordem de início dos serviços. Em abril, a entidade realiza ações, reuniões e planeja o andamento do trabalho para os próximos meses dentro do que se propõe o TEAcolhe - que é a organização estratégica das Redes de Atendimento a pessoas com autismo.

A União Espírita Bageense/Caminho da Luz se tornou Centro de Referência Regional através do Programa TEAcolhe do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, englobando os municípios pertencentes à Região 22, da qual faz parte a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde. Os Centros de Referência em Transtorno do Espectro Autista atuam no fortalecimento e qualificação das equipes das redes locais de assistência social, educação e saúde, não tendo a atribuição de substituir o atendimento dos serviços e equipamentos já existentes.


Entre as ações realizadas estão a participação do CAD Móvel da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), a confecção das Carteirinhas dos Autistas, um circuito interativo, organizado pelos técnicos da Educação Física e da Psicomotricidade do Caminho da Luz. Também foram realizadas brincadeiras para as crianças, como pula-pula e piscina de bolinhas no ginásio, além da distribuição de algodão doce, pipoca, apresentação circense (da Borges & Cia), pintura facial artística (a cargo dos professores da Escola de Educação Especial do Caminho da Luz), um cantinho para contação de histórias e, também, um cantinho pet, organizado pelas profissionais da Pet Terapia existente na instituição.




Ocorreu também a venda venda de camisetas e chaveiros da instituição, além de pontos de informações sobre cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha e de como as pessoas podem encaminhar doações através do Imposto de Renda. Segundo o presidente do Caminho da Luz, José Artur Martins Maruri dos Santos, o Caminho da Luz está pronto para este novo ciclo. "Estamos organizados, como instituição, para sermos esse Centro de Referência, oferecendo suporte aos municípios da região de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, estabelecendo parcerias e oferecendo capacitações para o atendimento mais amplo ao público autista", explicou Maruri.

O projeto contempla a Diretriz 9, do Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro 2018-2022, que prevê a participação do espírita na sociedade, cujos alguns objetivos são: Participar de forma efetiva junto à sociedade organizada e aos órgãos do poder público, contribuindo para o encaminhamento de assuntos de interesse social, sempre de forma compatível com os princípios espíritas; Estimular o atendimento solidário a pessoas e comunidades em vulnerabilidade e risco social, respeitando-se a legislação vigente.

"Estamos vivenciando a quarta fase de propagação da Doutrina Espírita, proposta por Allan Kardec, no século XIX, em que os espíritas e as Instituições Espíritas influenciariam a ordem social, sob o ponto de vista ético, da caridade, da abnegação e do amor. É esse trabalho que nós fazemos na nossa Casa Espírita Caminho da Luz. Um trabalho de espíritos espíritas", concluiu o Presidente da Instituição . Saiba mais sobre o Caminho da Luz no site https://www.caminhodaluz.net.br/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page