Grupo Espírita Luzes da Verdade, de Horizontina, recebe o Certificado de Filiação à Fergs
- cse168
- 26 de mai.
- 2 min de leitura
Uma noite de muitas emoções e sorrisos nos rostos. Assim pode ser descrita a entrega de mais um certificado de filiação à Federação Espírita do Rio Grande do Sul, rede federativa que continua a crescer e a se expandir pelo estado.
Em 23 de maio de 2025, o presidente de Fergs, Antonio Nascimento, conjuntamente com o presidente da União Municipal Espírita de Santo Ângelo, Luciano Albuquerque, entregaram o Certificado de Filiação ao Grupo Espírita Luzes da Verdade de Horizontina (filiada nº 523), fundada em 19 de maio de 2007, cuja filiação foi aprovada em reunião da Diretoria Administrativa em 27 de janeiro de 2025.

"Fomos recebidos com música pelo coral que está sendo estruturado e que se preparou para uma singela apresentação", relatou Antonio Nascimento.
Na ocasião, a presidente do Centro Espírita, Larissa Heckler Bicca e a vice-presidente Aline Borini Alves, recordaram a trajetória de mais de 20 anos desde quando o núcleo inicial se reuniu pelas primeiras vezes, junto a subestação da CEEE, passando depois para um espaço junto ao CAPES e um outro local alugado, até chegarem ao endereço atual. Lembraram dos pioneiros que lançaram as sementes do espiritismo na cidade e do apoio permanente da UME- Santa Ângelo, que engloba a cidade no quadro de Unificação regional.


Luciano Albuquerque recordou que o processo para a filiação foi intensificado a partir do 11° Congresso Espírita do RS, quando o convite foi realizado à direção do GE Luzes da Verdade.
As manifestações de satisfação pela conquista alcançada com a filiação à Fergs, foram claramente percebidas na voz embargada dos que fizeram uso da palavra e nas lágrimas incontidas que escorriam pelas faces. O clima espiritual era palpável e, certamente, será uma noite que ficará na memória de todos. Todos estes momentos foram registrados pelo diretor da Área de Comunicação Social Espírita da UME Santo Ângelo, Ricardo Klasmann.

Após a entrega do Certificado de filiação, ocasião em que foram transmitidos os cumprimentos, em nome da Diretoria Executiva e do Conselho Federativo Estadual (CFE), o presidente, Antonio Nascimento, fez uma explanação sobre o comprometimento do trabalhador espírita, inspirado no capítulo XX de O Evangelho segundo o espiritismo, Os trabalhadores da última hora, além de relembrar o processo de União os espíritas que vem sendo conduzido pela Fergs desde a sua fundação. Também discorreu brevemente sobre a responsabilidade e os benefícios de um Centro Espírita integrar a família espírita gaúcha e se somar ao trabalho por meio da Unificação do Movimento Espírita.
Comments