top of page

Manuscritos originais de Kardec surpreendem público em exposição no 12° Congresso

Comunicações mediúnicas, as primeiras edições das obras fundamentais do Espiritismo, fotos, cartas de Rivail e Amélie Boudet, documentos da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, entre outras várias raridades. São documentos originais do século XIX, que pertenceram a Allan Kardec. Este acervo histórico está aberto ao público de forma gratuita durante a 12º Congresso Espírita do RS, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, de 27 a 29/10/2023.

Exposição está aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição no evento. Foto: Comunicação 12° Congresso Espírita do RS


Grande quantidade do acervo de Allan Kardec, adquirido na França, está atualmente organizada no museu virtual AKOL - allankardec.online, sob curadoria de Adair Ribeiro. Parte desta documentação histórica pode ser conferida na mostra - “Da França para o Brasil - Exposição dos Manuscritos de Allan Kardec”, que está no congresso espírita. A visitação é liberada. Não precisa estar inscrito como congressista.


Riqueza histórica

Os itens que compõem o museu allankardec.online são raros, sendo que muitos são inéditos e totalmente desconhecidos do Movimento Espírita Brasileiro e do Espiritismo Internacional, explica o curador Adair Ribeiro. O acervo disponibilizado é extremamente significativo, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto como material de grande riqueza histórica para todos os interessados em estudar e pesquisar o trabalho do mestre Allan Kardec e do Espiritismo.

Em 2018, uma grande quantidade de cartas e manuscritos de Allan Kardec foi anunciada para venda pelo proprietário da centenária Livraria Leymarie. Na ocasião, Ribeiro buscou informações e conseguiu trazer o acervo para o Brasil. Resolveu criar o museu virtual AKOL - allankardec.online.

O museu integra o Projeto Allan Kardec, “que tem por principal objetivo permitir o acesso do público em geral e de pesquisadores a centenas de manuscritos e milhares de páginas de documentos originais de Allan Kardec, que nunca haviam sido divulgados e editados”, conta Ribeiro.


Documentos inéditos de Allan Kardec despertam a curiosidade dos congressistas e público em geral,


Obras desconhecidas

O objetivo da exposição, ressalta Ribeiro, é permitir que todos possam ter acesso a documentos raros e obras, praticamente, desconhecidos da quase totalidade do mundo Espírita, colaborando assim, para o desenvolvimento da Doutrina Espírita. Além disso, acrescenta o curador, é propiciar que pesquisadores possam efetuar estudos mais profundos nos documentos apresentados e tomar conhecimento de como Allan Kardec conduziu e elaborou seus estudos para a codificação da doutrina.

Adair Ribeirão é autor do livro A Obra Esquecida de Angeli Torteroli, que conta a história do nascimento do Espiritismo no Brasil. Livro que está sendo lançado e autografado no congresso.

O que? 12º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul

Quando? 27, 28 e 29 de outubro de 2023

Onde? Centro de Eventos das PUC, em Porto Alegre (RS)

Participantes: Espíritas de todas as localidades, simpatizantes, curiosos, adeptos de outras religiões, bebês, crianças, jovens e adultos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page