Conselho Federativo Estadual reúne lideranças espíritas de todo o estado na Fergs
- cse168
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Mais um dia intenso de trabalho na sede da Federação Espírita do RS. Neste sábado (29/11), ocorreu o último encontro do Conselho Federativo Estadual, no ano de 2025. Com uma pauta extensa, a reunião se estendeu das 8h30 às 17h, e foi marcada por diálogos e deliberações, desde questões administrativas e financeiras, como também revisão de projetos de integração e fortalecimento do Movimento Espírita.

Entre os itens da pauta, os conselheiros apreciaram a ata da reunião de 26 de julho de 2025, encaminhada previamente para leitura, e analisar o relatório financeiro referente às ações de perdão de dívidas, isenções e reduções de mensalidades concedidas aos Centros Espíritas filiados no último ano. Foi apresentado para apreciação do Orçamento da Fergs para 2026 e o relatório anual do Fundo de Apoio Emergencial ao Centro Espírita (FAE). O colegiado avaliou os ajustes propostos para o regimento do FAE, alinhados às novas necessidades de apoio às instituições em situações especiais.
Na área editorial, a reunião contou com a apresentação do panorama atual da Editora e do Clube do Livro Fergs, incluindo a política comercial, parcerias e valores previstos para o próximo ano.
O planejamento federativo para 2026 também constou na pauta, com a análise e deliberação sobre o Plano de Atividades Federativas (PAF) e os projetos das Reuniões Inter-Regionais, Encontros Regionais e do 4º Encontro Estadual de Unificação. Também se discutiu o cronograma de visitações às Uniões e Conselhos Regionais.

Foram apresentados também os projetos do Encontro Estadual de Evangelizadores, do 2º CONFIE, da 31ª Conjergs e do evento comemorativo pelos 105 anos da Fergs, marcado para 28 de fevereiro de 2026, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.

Ao final, o Conselho definiu as comissões de trabalho voltadas a dois eixos: estratégias de difusão do Espiritismo nos municípios e alternativas de solidariedade entre Centros Espíritas para suprir carências funcionais. No espaço de Assuntos Gerais, foram repassadas informações das Áreas, notícias do Conselho Federativo Nacional (CFN/FEB), o calendário das eleições do triênio 2026–2028, detalhes do evento conjunto com as Entidades Especializadas e a filiação do Centro de Educação Espírita Boa Nova, da UME Santa Maria (CRE 4).
Com decisões de impacto administrativo e doutrinário, a reunião propôs orientações sobre os rumos do Movimento Espírita gaúcho para o próximo ciclo federativo, reforçando a articulação entre a Diretoria Executiva, Uniões e Conselhos Regionais Espírita do estado.
SOBRE O CFE
O Conselho Federativo Estadual (CFE) apoia a Diretoria Executiva nas decisões colegiadas, trazendo para os programas e projetos da Fergs as realidades, necessidades e potencialidades das Uniões Municipais Espíritas e dos Conselhos Regionais. O CFE se reúne três vezes por ano: na segunda quinzena de março, julho e novembro.
Presidentes de Uniões e CREs levam ao CFE as demandas e contribuições dos Centros Espíritas que representam e, ao mesmo tempo, repassam às casas as orientações e decisões da Diretoria Executiva. Esse movimento de ida e volta mantém a rede federativa viva, coesa e consciente de que a Fergs é construída por todos nós.


















































