Leitura qualificada de “O Livro dos Médiuns” – uma fonte de luz e alegria
- fergs

- há 2 horas
- 2 min de leitura

Rosângela Justino Soares
Multiplicadora da Área da Mediunidade Fergs
“Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como nenhuma outra ciência, ser aprendido a brincar.” (Kardec, O Livro dos Médiuns, Do método, item 18)
A Doutrina Espírita, quando bem compreendida, torna-se uma fonte de alegria cristalina, que nos acompanha mesmo entre dores e desafios, pois dissipa as trevas da ignorância sobre nossa interexistencialidade, o nosso estágio na dimensão física, interagindo contínua e estreitamente com a espiritual.
Nesse contexto, O Livro dos Médiuns, definido por Allan Kardec na folha de rosto como “o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações”, oferece um caminho metódico e seguro, a chave para a iluminação e alegria interior. Surge, assim, a proposta de uma leitura qualificada da obra.
A alegria da compreensão racional – teoria antes da prática
Em O Livro dos Médiuns, capítulo III, Do método, Kardec ressalta que o estudo sério do Espiritismo deve começar pelo raciocínio sobre os fatos, não apenas por sua exibição, e que todo ensino metódico deve partir do conhecido para o desconhecido.
A leitura qualificada de O Livro dos Médiuns, capítulo a capítulo, começa por uma leitura aproximativa, levantando e identificando vocábulos inusuais, contextualizando histórica e filosoficamente as ideias e resolvendo dúvidas existentes. Na sequência, propõe-se a releitura do texto, utilizando os dados previamente levantados para melhor entendimento dos conceitos apresentados na obra. A terceira leitura, individual ou em grupo, proporcionará uma compreensão mais profunda e a satisfação em descobrir o raciocínio claro e lógico do Codificador. Dessa forma, o leitor desenvolverá familiaridade com sua linguagem, permitindo-lhe encontrar a alma do texto.
Conclusão: Do método e a leitura qualificada – lucidez e alegria
O Capítulo III de O Livro dos Médiuns, Do método, oferece as ferramentas para a leitura qualificada, permitindo um caminho seguro à compreensão da obra. A sequência proposta, do simples para o complexo, constrói uma rede coerente de ideias, em que cada conceito assimilado facilita o entendimento dos próximos fundamentos. O exercício perseverante da leitura qualificada de O Livro dos Médiuns, examinando a linguagem, a lógica e a elevação moral das mensagens, assemelha-se a afinar um instrumento para perceber melodias mais elevadas. A alegria resultante é a do espírita lúcido, que aprofunda a teoria para melhor praticá-la e divulgá-la. Ler com qualidade é acender uma luz interior radiante e serena: a luz da verdade libertadora.
Referências
KARDEC, Allan. O livro dos médiuns. Folha de rosto. 59ª ed. Brasília, DF: FEB Editora, 1992.
ZIMMERMANN, Zalmino. Perispírito. O elo interexistencial, XXI. 4. ed. Campinas, SP: Allan Kardec Editora, 2019.












































