O Livro dos Médiuns
- fergs

- há 4 dias
- 2 min de leitura

Eliana Soares Bittencourt
Multiplicadora da Área da Mediunidade Fergs
Você conhece O Livro dos Médiuns, a segunda obra codificada por Allan Kardec?
O Livro dos Médiuns é uma das cinco obras fundamentais da Doutrina Espírita, que serve de manual prático sobre a mediunidade, sensibilidade inerente a todo ser humano, de sentir a influência dos Espíritos. Essa faculdade permite que a pessoa seja um intermediário entre as dimensões material e espiritual, manifestando-se em graus variados.
A mediunidade é um instrumento de luz, destinado a revelar os horizontes da vida eterna e trazer os ensinamentos dos Espíritos para os homens, atuando como um consolador. Por isso, a sua compreensão é tão importante. Em O Livro dos Médiuns, encontramos o guia indispensável para o esclarecimento e o conhecimento sobre o intercâmbio mediúnico, pois a prática mediúnica deve ser exercida com base na moral cristã.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira, Kardec apresenta as bases racionais do fenômeno mediúnico, afastando interpretações místicas ou supersticiosas. Nessa parte, o Codificador situa a mediunidade como um fenômeno natural, sujeito a estudo, com explicações sobre a teoria das manifestações e a mediunidade, com noções preliminares sobre o Espírito, o maravilhoso e o sobrenatural, o método e os sistemas. Na segunda parte, Kardec apresenta as questões práticas do fenômeno mediúnico, um manual de estudo, de orientação e de segurança para o exercício da mediunidade, como instrumento consciente de educação espiritual e serviço ao bem.
A mediunidade é um campo muito vasto, repleto de possibilidades, de desafios e de responsabilidades. Nesta obra fundamental, encontramos as especificidades desse fenômeno e suas múltiplas manifestações, esclarecendo suas nuances com rigor metodológico e profundidade moral.
O Livro dos Médiuns não se limita a descrever os tipos de mediunidade, mas oferece critérios seguros para o seu exercício consciente, ético e disciplinado, orientando o médium quanto à necessidade do estudo sério, do método da vigilância moral e da finalidade elevada do intercâmbio espiritual.
Então, caros amigos, a quem conhece essa obra magnífica, deixamos a sugestão de revisitá-la. Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade, fica o convite para adotar O Livro dos Médiuns como fonte essencial de estudo profundo, a fim de conhecer esse tema tão importante e significativo à humanidade, a mediunidade.












































