top of page

Seminário promove reflexão e diálogo sobre o papel social do Espiritismo

  • Foto do escritor: cse168
    cse168
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Se a caridade substituir o egoísmo, todas as instituições sociais serão fundadas sobre o princípio da solidariedade e da reciprocidade; o forte protegerá o fraco, em vez de o explorar. - Allan Kardec (Viagem Espírita em 1862) 

A Área de Assistência e Promoção Social Espírita (AAPSE) da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs) realizou, na tarde de 19 de abril de 2026, o Seminário “Espiritismo: Religião de Salvação ou Religião de Aperfeiçoamento?". O encontro aconteceu na Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes (SBEBM), na Avenida Nova York, 686, bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, das 14h às 17h, e contou com a participação de trabalhadores das Centros Espíritas, lideranças e estudantes do Espiritismo gaúcho.


O seminário teve como painelista convidado Edvaldo Roberto de Oliveira, do CEERJ, trabalhador espírita atuante na AAPSE e pesquisador da interface entre proteção social e Espiritismo. A programação foi estruturada em três momentos: uma primeira exposição comparando o contexto histórico do pós-Segunda Guerra Mundial ao cenário atual, a partir da questão proposta por Erich Fromm "Será cristão o mundo ocidental?"; uma segunda abordagem sobre os modelos de religião de salvação e de aperfeiçoamento no campo religioso brasileiro; e, por fim, atividades em pequenos grupos mediadas pelos Multiplicadores AAPSE/Fergs, nos quais os participantes debateram questões centrais sobre a motivação espírita para a caridade.


O ponto de partida da reflexão foi a máxima espírita "Fora da Caridade não há Salvação", examinada à luz da perspectiva da Proteção Sociorreligiosa, propondo a caridade como movimento dialético — ao mesmo tempo instrumento de transformação social e caminho de aperfeiçoamento moral do próprio trabalhador. Com base na Teoria da Convivência e no conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu, o seminário desafiou os participantes a perceberem o assistido não como objeto de caridade, mas como sujeito de direitos e parceiro na construção de uma "Civilização da Convivência".

O evento cumpriu seu objetivo de qualificar a prática assistencial e promoção social espírita. O seminário foi gravado e o material ficará disponível para uso posterior na formação continuada dos trabalhadores espíritas. Confira alguns registros:



 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fergs, um século de luz.

Correspondências:

Caixa Postal 4715

Floresta - Porto Alegre, RS

CEP 90220-975

Redes

Travessa Azevedo, 88 - Bairro Floresta - Porto Alegre, RS Fone: (51) 3224.1493

© 2026 Assessoria de Comunicação da Federação Espírita do Rio Grande do Sul

bottom of page