Lacordaire Faiad participa do encerramento das atividades de 2025 da Área da Mediunidade da Fergs.
- cse168
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Na noite do dia 2 de dezembro de 2025, das 21:30h às 23h, a Área da Mediunidade (AM) da Fergs promoveu sua habitual reunião mensal virtual, recebendo seus multiplicadores para o encerramento das atividades de 2025.
Para abrilhantar o encontro, a coordenação da AM convidou o psicólogo, escritor, conferencista e coordenador da Área da Mediunidade da Federação Espírita do Estado do Mato Grosso (FEEMT), Lacordaire Abrahão Faiad, para explanar o tema: “Médiuns: autoconhecimento e equilíbrio das emoções”.

Aproveitando a presença do amigo Lacordaire, a Diretora da Área, Tânia Tassinari, estendeu o convite aos diretores da AM das Uniões Municipais, Intermunicipais, Distritais e da Liga Espírita para acompanharem a atividade. Estavam presentes também o Presidente da Fergs, Antônio Nascimento, a Vice-Presidente da Área de Relações Institucionais, Liamara Nascimento e o Vice-Presidente da Área Doutrinária, Vinicius Lousada.
O irmão Lacordaire iniciou sua fala agradecendo a oportunidade de reencontrar amigos(as) do Rio Grande do Sul, demonstrando seu carinho pelo povo gaúcho, ao qual nutre profunda admiração e respeito.
Iniciando as reflexões sobre o tema proposto, o médium matogrossense lembrou o período de profundos desafios que a humanidade enfrenta, situação que intensifica a responsabilidade dos médiuns e Espíritas que somos na promoção da reforma íntima, na educação dos sentimentos e controle das emoções.
Faiad relembrou que vivemos momento ímpar no Movimento Espírita, estruturado de forma organizada, coeso, comprometido com a qualificação dos seus adeptos, oferecendo aos Espíritas materiais de estudo, tal qual os opúsculos orientadores das áreas, que visam ajudar no aprimoramento das atividades dos Centros Espíritas, dos indivíduos e das coletividades, fortalecendo o Espiritismo como um todo.
Em outro momento, Lacordaire afirmou que a mediunidade é um convite à operosidade, citando Jesus como exemplo de trabalho incessante. Baseado nessa afirmação ele advertiu que, para dar à mediunidade seu devido valor, devemos nós, médiuns, desenvolver a verdadeira humildade, entendendo-a como um “degrau de reparações” para com a justiça divina e não um privilégio. Devemos também estar conscientes que no contato com os Espíritos e suas experiências temos oportunidade para aprender valiosas lições.
O convidado ainda ressaltou que o estudo das obras da codificação espírita, em especial O Livro dos Médiuns, deve ser uma constante, para que não nos afastemos do propósito de pôr em prática a mediunidade com Jesus, visto que na mediunidade não há espaço para improviso.
A fala serena e os importantes conceitos trazidos pelo amigo Lacordaire proporcionaram profundas reflexões nos participantes da reunião virtual. Via-se nos olhares as expressões atentas e felizes.
Ao final, todas as 49 pessoas presentes demonstraram seu carinho e gratidão ao convidado, seja por meio de mensagens no chat ou por breves falas, nos emocionando a todos. A gravação da reunião será disponibilizada ao Movimento Espírita no canal FergsPlay no Youtube.












































