Inclusão e Acessibilidades nas ações de Assistência e Promoção Social Espírita são tema de roda de conversa da promovida pela Fergs
- cse168
- 41false05 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)
- 2 min de leitura
Disponibilizar recursos técnicos e humanos, e garantir a efetiva acessibilidade e inclusão dos participantes em todos os serviços e atividades do Centro Espírita; (...)
Federação Espírita Brasileira/Conselho Federativo Nacional. Orientação ao centro espírita (p. 178). Edição do Kindle.
No dia 21 de novembro de 2025, das 20h às 22h, ocorreu, de forma online, a Roda de Conversa “Assistência e Promoção Social Espírita e a Inclusão”, promovida pela Fergs, por meio da Área de Assistência e Promoção Social Espírita (AAPSE) e da Área de Programas e Projetos (APP). A atividade integrou o trabalho conjunto da Vice-presidência Doutrinária e da Vice-presidência de Relações Institucionais, envolvendo as equipes da AAPSE e da Assessoria de Inclusão e Acessibilidades, tendo como facilitadoras Jocelaine Luongo e Sônia Hoffman.

O objetivo do encontro foi dialogar sobre inclusão e acessibilidades nas atividades da Assistência e Promoção Social Espírita, considerando a diversidade de público atendido nos centros espíritas. Buscou-se ainda sensibilizar para a necessidade de criar estratégias de acessibilidade que permitam acolher e orientar adequadamente todos os que buscam atendimento pela APSE.
A Roda de Conversa trouxe reflexões profundas sobre práticas inclusivas e possibilidades reais de implementação nos centros espíritas. Estiveram presentes 60 trabalhadores e lideranças do Movimento Espírita, representando diversas frentes de atuação.

A avaliação da atividade foi muito positiva, destacando-se a riqueza das trocas e a pertinência do tema. O encontro permitiu ampliar o entendimento sobre ações inclusivas e sobre as múltiplas formas de acessibilidade possíveis nos trabalhos da AAPSE e em outras atividades dos centros espíritas, sempre com vistas ao acolhimento e respeito às necessidades de todas as pessoas, sem exceção. A gravação foi disponibilizada aos Centros Espíritas federados, no e-mail institucional.












































