Fergs participa de debate sobre intolerância religiosa em evento na SIBRA
- cse168
- 24 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Na noite desta quarta-feira (23/07), o Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre (DIRPOA) realizou, na sede da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA), um encontro com o tema “Os Caminhos do Diálogo Inter-Religioso”. O evento promoveu uma reflexão sobre os impactos da intolerância religiosa, que ainda gera dor e incompreensão na sociedade, e buscou caminhos para o fortalecimento do respeito mútuo entre diferentes tradições de fé.

A atividade reuniu representantes de diversos segmentos religiosos, como Espiritismo, Budismo, Catolicismo, Umbanda, Religiões de Matriz Africana, Igreja Batista e Judaísmo. Liamara Nascimento, vice-presidente de Relações Institucionais da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs), participou representando a instituição em um dos momentos de fala.

O debate também contou com a presença do delegado Nahan, titular da Delegacia de Combate à Intolerância Religiosa (DECRADI), que trouxe a perspectiva da segurança pública e do enfrentamento legal ao problema. A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, destacou o papel do poder legislativo na promoção de políticas públicas voltadas à convivência pacífica e ao respeito à diversidade religiosa.
SOBRE O DIRPOA
O Grupo do DIRPOA foi criado em 1994, motivado pelos conflitos religiosos que ocorriam em diversas partes do mundo e pela necessidade de promover a paz por meio do diálogo. Ao longo dos anos, tem agregado novos integrantes e consolidado sua atuação. Em reconhecimento à sua relevância, foi oficialmente instituído por meio da Lei Municipal nº 10.372, de 25 de janeiro de 2008, de autoria do vereador Elói Guimarães.
Atualmente, integram o grupo: as igrejas Católica, Episcopal Anglicana do Brasil e Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; a Associação Zen Budista do RS – Via Zen; a Federação Espírita do Rio Grande do Sul; a Comunidade Bahá'í de Porto Alegre; a Sociedade Islâmica e o Centro Cultural Islâmico do RS; a Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência de Porto Alegre (SIBRA); além de representantes da Umbanda e dos Cultos Afro-brasileiros.












































