Conjergs retorna ao formato presencial e reúne cerca de 800 jovens no RS
A 30ª edição da Confraternização de Juventudes Espíritas do RS (Conjergs) mobilizou jovens e evangelizadores nos dias 15 e 16 de novembro, promovendo integração aprendizados em torno de questões como saúde mental, ansiedade, autoconhecimento, autoaceitação e influência espiritual. Após seis anos de atividades online, o maior evento de juventudes espíritas em solo gaúcho aconteceu simultaneamente, de maneira presencial, nas cidades das inter-regiões federativas, nomeadas Polos: em Bagé (Polo Amor), Santa Maria (Polo Bondade) , Carazinho (Polo Caridade), Campo Bom (Polo Doação), e Porto Alegre (Polo Esperança).
O evento bienal promovido pela Federação Espírita do RS, contou com aproximadamente 800 participantes, com temática central “Jovem acredite: ‘[…] não vos inquieteis com o amanhã, pois o amanhã se inquietará consigo mesmo.’ — Mateus 6:34”, visando não apenas a confraternização, mas também a união de corações e o acolhimento das emoções, junto do estudo das máximas do Cristo.
RETOMADA AO PRESENCIAL
Taís da Luz, diretora da Área de Infância e Juventude da Fergs, relata a alegria e expectativa das equipes pela retomada presencial do evento. “Foi tudo pensado com muito carinho, com o envolvimento de todos jovens e evangelizadores dos polos, valorosos e incansáveis em abraçar a retomada do encontro presencial”, relata da Luz.
O período de atividades online da Conjergs surgiu como resposta à necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de Covid-19, a partir de 2020. Em 2024, um novo desafio colocou à prova a realização do evento presencial: as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. As adversidades levantaram preocupações sobre a viabilidade do encontro em todos os polos: “Em um primeiro momento, estávamos apreensivos devido a todas as intempéries (...) e até com uma certa dúvida se seria viável realizar um encontro presencial em todos os polos”.
“Nós contamos muito com a união e os esforços de todas as lideranças e de todos os trabalhadores da Área de Infância e Juventude do nosso estado para realmente abraçar e fazer acontecer essa Conjergs”.
"Então, quando nós nos deparávamos com as primeiras imagens, com as chegadas dos jovens, com os deslocamentos deles, numa alegria imensa, por estarmos juntos novamente, percebíamos que todos os esforços, realmente, valeram a pena."
Membros da equipe da Diretoria Excetutiva da Fergs se dividiram e estiveram presentes nos eventos. O presidente da Fergs, Antonio Nacimento, que participou da programação no Polo Doação e Esperança, compartilhou sua alegria com a retomada dos grandes eventos juvenis, que é uma característica do Rio Grande do Sul: "A força jovem precisa encontrar espaços de protagonismo e confraternização. Quando eles se encontram às centenas percebem que não estão sozinhos e retomam os compromissos reencarnatórios na vida e no Movimento Espírita", expôs Nascimento.
"Foram dias de superação, em que as equipes dos polos venceram os desafios que se apresentaram a cada uma e, com muito comprometimento e ideal, realizaram uma Conjergs memorável, que ficará na história do Espiritismo gaúcho e nos corações de todos que a vivenciaram", concluiu o presidente da Fergs. A próxima edição da Conjergs deverá acontecer em 2026.
Comments