Tecnologia a favor da regeneração: Fergs promove 13º Congresso Espírita com compensação de carbono
Iniciativa que envolve plantio de árvores e práticas sustentáveis meses antes do evento alinha espiritualidade e cuidado com o planeta.
Em um mundo que clama por equilíbrio e regeneração, o 13º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul surge como um farol de esperança e ação. Mais do que um encontro de corações e mentes em busca de conhecimento e consolo, a edição deste ano marca um compromisso profundo com o cuidado da nossa casa comum: o planeta Terra.
A Fergs, balizada pelos ensinamentos da Doutrina Espírita, une espiritualidade e sustentabilidade, mostrando que a responsabilidade ambiental é parte indissociável da nossa jornada de evolução. E é com essa consciência que o Congresso Espírita do RS se torna um marco: em 2025, a federativa está empenhada em compensar as emissões de CO₂ geradas durante a realização da 13ª edição, que tem como tema “Vida futura: impermanência e imortalidade à luz do Espiritismo”.
A inspiração vem do processo realizado após o 12° Congresso Espírita do RS, do qual 244 árvores foram plantadas em dezembro de 2024 em Jaguari/RS, transformando o impacto do evento em vida e regeneração.
Como lembra o jornalista e palestrante espírita André Trigueiro em seu livro Espiritismo e Ecologia (FEB Editora): "Não há mágica no processo evolutivo: nós somos os construtores do mundo de regeneração e, se não corrigirmos o rumo na direção de uma sociedade sustentável, prorrogaremos situações de desconforto já amplamente diagnosticadas."
Agora, com ainda mais força e propósito, o 13º Congresso Espírita do RS convida todos a refletirem: cuidar da Terra não é apenas uma necessidade, mas um dever espiritual pautado na imortalidade da alma.
Siga a leitura para entender o que é e como funciona a compensação de carbono em eventos, o que já foi realizado em relação ao 12° Congresso e o que está planejado para a edição deste ano:
Como funciona a compensação de carbono em eventos
Será que é possível equilibrar a equação que envolve um evento com milhares de participantes, uso de energia e resíduos, transformando impacto em regeneração? É exatamente isso que a compensação de carbono propõe.
A compensação de carbono é como uma reconciliação com a natureza. Ela funciona calculando todas as emissões de CO₂ geradas por um evento e, em seguida, investindo em projetos que removem ou evitam a liberação dessa mesma quantidade de gases na atmosfera.
No caso do 12º Congresso Espírita do RS, a Fergs seguiu um processo cuidadoso e transparente para garantir menor impacto ambiental após seu encerramento. Primeiro, foram calculadas todas as emissões, desde o deslocamento dos participantes até o consumo de energia e a geração de resíduos.
Em parceria com uma empresa especializada em neutralização de carbono, a Agroforestree, a Fergs investiu no plantio de árvores realizado por pequenos agricultores em sistemas agroflorestais. Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são florestas produtivas, com árvores estrategicamente plantadas em consórcio com culturas agrícolas, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Dessa forma, seguindo na mesma linha sustentável, é que 2025 inicia-se com a missão de tornar o 13° Congresso Espírita do RS em um evento carbono neutro ao final da sua realização.
Práticas sustentáveis e conscientização para os Congressos Espírita do RS
Segundo Liamara Nascimento, Vice-Presidente de Relações Institucionais, a cada nova edição temos avançado nas práticas de sustentabilidade, como:
Redução do uso de descartáveis
Coleta seletiva de resíduos
Preferência por materiais recicláveis ou biodegradáveis
Alexandre Bertoletti Casari, Coordenador do Programa Gestão do Saber Ambiental da FERGS, afirma que uma das atividades específicas do Saber Ambiental é divulgar o o compromisso com a compensação total das emissões de carbono (CO2) do 13º Congresso Espírita do RS, levando informações ao Movimento Espírita sobre os conceitos de créditos de carbono, pegada ecológica e pegada hídrica.
Para Liamara, o principal objetivo do espaço do Saber Ambiental Fergs é de sensibilizar e conscientizar os participantes do Congresso para a necessidade de cuidarmos do planeta Terra, casa mãe que nos acolhe em nossa trajetória de experiências rumo ao progresso espiritual pela via da reencarnação.
Conforme Casari, durante o Congresso os participantes serão incentivados a adotarem práticas sustentáveis no dia a dia, como reduzir o consumo de plásticos, praticar o consumo responsável de água e energia, buscar uma alimentação mais saudável e evitar o consumismo exagerado.
Essas ações, embora pareçam simples, têm um impacto profundo quando multiplicadas por milhares de pessoas, podendo ser aplicadas no lar, no ambiente de trabalho, na rua, no centro espírita, na federativa, no congresso, em todos os ambientes. “Acreditamos que, ao mudar gradativamente hábitos individuais, estamos contribuindo para uma transformação coletiva, alinhada aos princípios de fraternidade, responsabilidade e caridade”, destaca Alexandre.
Para além das práticas sustentáveis e compensação de carbono do Congresso, Tatiane Bernardo, Vice-coordenadora do Saber Ambiental, conta que o foco do Saber Ambiental também é colocar em prática as ações propostas pela Campanha Espírita Permanente de Conscientização Ecológica, que fundamenta-se na contribuição que o Espiritismo e o Movimento Espírita podem oferecer para a solução dos atuais problemas socioambientais, com a finalidade de melhoria dos indivíduos e da coletividade.
“A Federação Espírita do Rio Grande do Sul vem atuando junto à campanha com diversas ações. Diante da situação de emergência climática que o estado tem enfrentado, como as enchentes em 2023 e 2024 e a estiagem e as ondas de calor em 2025, somos chamados a novos comportamentos, novos hábitos para nossa caminhada coletiva rumo ao mundo de regeneração”, enfatiza Alexandre.
Reconstrução da sede da Fergs também é sustentável
Atingida pelas enchentes que acometeram o estado gaúcho em maio de 2024, a sede da instituição, hoje, é um símbolo vivo de como é possível usar a tecnologia, aliada a espiritualidade em favor do planeta.
Com a instalação de 112 painéis solares, a partir do ano de 2022, a Fergs transformou a casa do espírita gaúcho em um exemplo de eficiência energética, gerando 100% da energia elétrica que consome.
“Esse investimento em uma tecnologia limpa e renovável reflete o propósito da Fergs de contribuir ativamente para a preservação dos recursos naturais do planeta. Ao optar pela energia solar, a instituição não apenas reduz sua pegada de carbono, mas também reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade ecológica.”, conta Alexandre.
A instituição entende que a sustentabilidade não se resume a números ou tecnologias; ela é, acima de tudo, uma questão de consciência e responsabilidade. Por isso, prioriza a gestão de resíduos, garantindo que cada material descartado tenha um destino adequado, seja reciclado ou reaproveitado.
E, mais do que isso, investe na formação da consciência ecológica dos indivíduos, semeando nos corações e mentes a importância de cuidar da natureza como parte integrante da nossa jornada espírita.
Assim, a sede da Fergs não é apenas um espaço físico: representa um símbolo de resignação, prova de que é possível reconstruir, regenerar e sonhar com um mundo mais justo, harmonioso e sustentável.
“Queremos transmitir a mensagem de que cada pequena ação conta e que a regeneração ambiental é um dever de todos, não apenas como cidadãos, mas como Espíritos em evolução, sendo assim uma responsabilidade individual e coletiva. Cuidar do meio ambiente é uma expressão de amor ao próximo e de respeito à criação divina, pois a natureza reflete a harmonia e a sabedoria do Criador. A Fergs acredita que, juntos, podemos construir um futuro mais sustentável, onde a tecnologia, a espiritualidade e a ecologia caminhem lado a lado”, finaliza Alexandre.
Saiba mais sobre o 13° Congresso Espírita do RS
Serviço: Serviço: O que: 13° Congresso Espírita do RS Quando: 17, 18 e 19 de outubro de 2025
Onde: Salão de Atos da PUC, em Porto Alegre
Inscrições: No site congressoespiritars.org.br

Comments