Nota de Esclarecimento sobre o uso do termo “Centro Espírita”
- cse168
- há 14 minutos
- 2 min de leitura
A Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs) tem acompanhado as divulgações recentes na mídia que mencionam o termo “Centro Espírita” em referência a situações ou instituições que assim se intitulam, mas que não possuem vínculo com o Movimento Espírita organizado.
A Fergs esclarece que um Centro Espírita, fundamentado pelas orientações da Doutrina codificada por Allan Kardec, é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter religioso, filosófico e moral, dedicada à vivência e divulgação do Espiritismo, conforme as obras de seu Codificador.
Suas atividades são pautadas na ética, na gratuidade, na ausência de rituais ou toques físicos. Essas instituições atuam de forma voluntária e solidária, inspiradas nos valores do Evangelho de Jesus e comprometidas com a promoção do bem e da paz.
O Espiritismo objetiva o aprimoramento moral, conforme enfatizado por Allan Kardec na Revista Espírita de 1859 [1]: “A finalidade do Espiritismo é melhorar aqueles que o compreendem.” Portanto, a Doutrina Espírita não se solidariza com práticas de curandeirismo, recomendando sempre a mediunidade orientada no Evangelho de Jesus e a busca de auxílio especializado de profissionais da saúde a todas as pessoas que buscam os Centros Espíritas por conta de alguma enfermidade.
Os Centro Espíritas, vinculados ao Movimento Espírita organizado, são orientados de que o serviço espiritual não deve ocorrer de forma isolada, apenas com a presença do médium e da pessoa assistida. Não se recomenda, portanto, a atuação individual de médiuns, conforme nota oficial publicada pela Fergs em 12 de abril de 2023.
Essas práticas não estão vinculadas ao Movimento Espírita nem seguem suas orientações doutrinárias.
[1] KARDEC, Allan. Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas: discurso de encerramento do ano social. In: Revista Espírita: jornal de estudos psicológicos. Ano segundo - 1859. Evandro Noleto Bezerra. trad. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005, p. 274.





























