top of page

Fergs Livraria comemora 66 anos com evento online

No dia 18 de abril de 1954, A Reencarnação, revista da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, registrou para as gerações futuras a criação da Livraria Espírita da FERGS:


"Abriu a solenidade, precisamente às 16 horas, o confrade Presidente da Federação, Sr. Francisco Spinelli, dizendo do motivo central que reunia ali todos os presentes e da escolha da data do aparecimento de O Livro Dos Espíritos para inauguração de mais um órgão de propagação doutrinária da Federação, alongando-se paralelamente em considerações ao significado da criação de uma livraria espírita no momento que passa, quando assistimos, em um mundo conturbado pela anarquia nas cousas e nas idéias, o depauperamento da civilização contemporânea a míngua de seiva espiritual. E o aparecimento de uma livraria espírita, nesta altura dos acontecimentos assinala também a lúcida contribuição dos espíritas gaúchos à cruzada de redenção evangélica que caracteriza o objetivo precípuo do espiritismo no Brasil, ante a magnitude da tarefa da construção de um mundo melhor."


As palavras de Francisco Spinelli, tão atuais em 2020 quanto eram em 1954, especialmente diante deste panorama global, inspiraram a formulação do evento online comemorativo aos 66 anos da Livraria espírita da FERGS, que integra o complexo comercial Editora, Livraria e Distribuidora. Assim, com o intuito de levar ao público conhecimento, consolo e momentos de reflexão, foi escolhida a temática "União e Fraternidade: A Nova Ordem Social", que será também o mote do 11° Congresso Espírita do RS, a ser realizado em 2021, ano do centenário da Fergs.





O evento ocorre na página de facebook da Federação [fb.com/federacaoespiritars], das 15h às 21h. Confira a programação:


Gabriel Salum - O Livro e a Nova Ordem Social


Vinicius Lousada - Lições educativas para uma sociedade virtual


Haroldo Dutra Dias - Pandemia, Fraternidade e a Nova Ordem Social


Leonardo Machado - Saúde mental: como mantê-la em tempos de isolamento social?


Adeilson Salles - Conversando com os pais neste momento de hiper convivência


Rossandro Klinjey - Compartilhando vivências



Conheça mais da história da Fergs Livraria!


A Livraria Espírita da Fergs foi o embrião da Distribuidora de Livros que hoje tem a tarefa de prover os centros espíritas com obras fidedignas, doutrinariamente alinhadas e que mantenham a unidade de princípios, de vistas e de sentimentos da Doutrina Espírita.


A Editora da Fergs, que já se chamou Editora Francisco Spinelli e hoje tem a denominação de Fergs Editora, teve a sua primeira ação editorial no mês de outubro do ano de 1934, homenageando os 130 anos de nascimento do Codificador Allan Kardec, na gestão de Ildefonso da Silva Dias. Na ocasião, a Federação lançava sob a direção de Oscar Breyer o primeiro número do seu órgão mensal de divulgação, cujo título na ortografia da época grafava-se "A Reincarnação". Sua redação e oficinas situavam-se na Rua General Vitorino, nº 146 na Capital do Estado.


Na apresentação, o seu diretor escreveu:


“No cenário da imprensa brasileira, entre os órgãos doutrinários, surge 'A REINCARNAÇÃO', no desempenho de um modesto papel. [..] A REINCARNAÇÃO, como órgão da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, tem por finalidade articular melhor todas as entidades filiadas, dando-lhes orientação uniforme, tendente a se estabelecerem normas comuns de trabalho e perfeita compreensão da Verdade. Com esforço paciente. dissipando a superstição e o erro, propõe-se 'A REINCARNAÇÃO' a contribuir para sanear o ambiente em que se processam as práticas espíritas, expurgando-as de todos os aspectos do obscurantismo.”


Transcorreram duas décadas e no final do ano de 1953, Francisco Spinelli, um espírita pioneiro, dá continuidade ao cumprimento do dever de impulsionar a divulgação da Doutrina Espírita através do livro, criando a Instituição Cultural Espírita que abrangeria dois serviços, A Livraria e a Gráfica, ao mesmo tempo em que resolveria uma “parcela de cooperação no ângulo assistencial, quanto à educação profissional de menores socialmente desajustados que seriam admitidos na Livraria e na Gráfica para aprenderem gratuitamente os serviços ali executados”. A instalação da gráfica e da livraria foi possível através de uma campanha promovida pela Federação, e também por um empréstimo de um milhão de cruzeiros autorizado pela Assembleia Geral.


Pode-se ver na pg. 12 da referida revista, número de novembro e dezembro de 1953, a foto da máquina de impressão Intertipe e as duas impressoras em funcionamento. Essa experiência foi realizada até janeiro de 1954, quando a administração da Fergs identificou que era um empreendimento oneroso e que acumularia déficit, sendo então o respectivo maquinário doado ao Instituto Espírita Amigo Germano, que continuou o trabalho de oficinas para os menores atendidos por aquela casa e a impressão da Revista e demais impressos para a atividade federativa. No ano de 2004 a Editora da Fergs realizou a primeira edição de um livro - “O Conte Mais 1” - volume que iniciou a Coleção do mesmo nome, destinada a reunir histórias que ajudam a educar as emoções, sentimentos e a desenvolver a inteligência emocional de crianças e adolescentes.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page