top of page

Crianças e jovens vivenciam a espiritualidade nas relações


Crianças e jovens vindos de diferentes localidades do Estado e do País tiveram um final de semana pra lá de especial. Se divertiram, brincaram, se emocionaram, refletiram e vivenciaram momentos inesquecíveis de espiritualidade nas relações durante o 3º Congressinho Espírita do Rio Grande do Sul, 1º Congressinho para Bebês e 2º Espaço Jovem no Congresso.

De acordo com o coordenador da Área da Infância e Juventude da Fergs, Fabiano Boeira, o evento transcorreu com muita tranquilidade e alegria entre todos os envolvidos. “Estamos agregando um público que não tínhamos antes nos nossos Congressos. Os números por si só já são expressivos. Tivemos a participação de 78 crianças no último Congressinho e neste tivemos 113 crianças e 17 bebês. Com os jovens foi a mesma coisa, no primeiro Espaço Jovem do Congresso tivemos 35 jovens, neste final de semana tivemos 71, mesmo em um domingo com provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para alguns pode parecer pouco, mas estamos vendo o crescimento destes eventos gradualmente, a cada edição e isto é muito gratificante”, frisou Boeira.

Ao longo deste domingo, as crianças participaram das oficinas Consciência: Sono, Sonhos e Realidade e Educação dos Sentimentos: Felicidade e Plenitude. Pela manhã, os bebês tiveram atividade especial com Cíntia Vieira Soares, professora de música, mestre em educação e integrante da diretoria da Federação Espírita do Estado de Goiás.

Júlia Prentz, 7 anos, não perde um Congressinho. “É muito legal. Estou feliz de estar aqui e participar das brincadeiras”, disse a menina de Porto Alegre. Pela primeira vez participando do Congressinho, Bernardo de Mello Rodriguez, 11, de Ijuí, achou tudo muito interessante. “Estou gostando muito, de tudo. É legal porque a gente aprende muitas coisas, se diverte e conhece pessoas de outros lugares”, disse Bernardo.

Jovens com Divaldo e Adeilson Já os jovens, tiveram uma manhã emocionante com Divaldo Pereira Franco. Com relação a esta atividade, Fabiano Boeira disse que sempre houve o desejo da realização de uma atividade colocando Divaldo e os Jovens frente a frente, em um momento mais intimista e, finalmente, o sonho se tornou realidade. “Sem dúvida os jovens tiveram momentos emocionantes.

Divaldo respondeu as questões com profundidade, não subestimando em nenhum momento o seu público. Com certeza os jovens saíram mais sensibilizados”, disse. Após Divaldo, os jovens puderam conhecer melhor como funciona o movimento da juventude espírita no âmbito nacional, com o coordenador nacional de Juventude da Área da Infância e Juventude da Federação Espírita Brasileira (FEB/CFN), Cirne Araújo.

O escritor Adeilson Salles também conversou com os participantes, respondendo questionamentos formulados durante as oficinas, baseados no tema do Congresso deste ano.

Ao longo da tarde eles trabalharam as mesmas temáticas das crianças durante oficinas, marcadas por muito diálogo, descontração e reflexão sobre a espiritualidade nas relações.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page