top of page

1º ENCONTRO ESTADUAL DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS


A Federação Espírita do Rio Grande do Sul realizou no dia 19 de agosto de 2017 o 1º Encontro Estadual de Relações Institucionais com o tema "A influência do Espiritismo sobre a ordem social", na sede da federativa, com a participação de cerca de 100 trabalhadores espíritas do movimento espírita do Rio Grande do Sul.

O objetivo do Encontro foi qualificar os trabalhadores espíritas para interagirem com a comunidade, aprofundando o conhecimento, desenvolvendo habilidades, estimulando atitudes que facilitem a participação e a atuação nos diferentes segmentos da sociedade, conforme preconizado pelo Codificados no livro "Instruções de Allan Kardec para o Movimento Espírita".

As atividades do dia foram realizadas em formato de painéis e oficinas, sendo dois painéis na parte da manhã e um à tarde, completando as ações com oficinas sobre os programas institucionais.

A Diretora de Assistência e Promoção Social da FERGS, Marlene Bertoldo, juntamente com a Vice-Presidente de Relações Institucionais da FERGS, Lea Bos Duarte, conduziram o painel "Influência sobre a ordem social e a participação dos centros espíritas na sociedade". A abordagem foi sobre a necessidade do preparo e do conhecimento para nos posicionarmos em sociedade em nome da doutrina espírita, atendendo à diretriz "Participação na Sociedade", do Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira.

O segundo painel da parte da manhã, com o tema "Inclusão: desafio para a sociedade e para o movimento espírita", foi conduzido pela Diretora da Área de Programas e Projetos da FERGS, Daniela Conforti, e a Vice-Diretora da Área Viviane Pereira, que também coordena o Programa Conte Mais. A abordagem do painel foi com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a inclusão e a acessibilidade, evidenciando um Espiritismo para todos, à dos princípios cristãos, na era da regeneração.

O terceiro painel do dia foi realizado pela Vice-Presidente de Unificação da FERGS, com o tema "União e Unificação", abordando a relação entre os aspectos de união e unificação de entendimentos no movimento espírita.

As oficinas do Encontro foram divididas em: "O meio ambiente e a vida em comunidade", com a condução da equipe de gestão do Programa "Saber Ambiental" da FERGS, coordenada por Marta Neves; "Esperanto, Evangelho e Espiritismo", com a equipe do Programa de "Esperanto" da FERGS, coordenada por Tereza Jobim; "Programa Conte Mais e a arte de educar contando histórias", com a equipe do Programa "Conte Mais", coordenada por Viviane Pereira; e "Trabalho em rede e a participação nas políticas públicas", coordenado por Lea Bos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page