Roda de Conversa sobre o impacto do uso das telas no desenvolvimento infantil é destaque na Feira do Livro de Porto Alegre
- cse168
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A Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs), em parceria com o Ministério Público do Estado e a Promotoria de Justiça de Santa Maria, promoveu no último domingo (9/11), durante a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, uma Roda de Conversa com o tema “O impacto do uso das telas no desenvolvimento das crianças e adolescentes”.
A atividade foi inspirada na cartilha produzida pelo Grupo de Estudo de Psicopedagogia Institucional Escolar, projeto vinculado à Promotoria de Justiça Regional da Educação de Santa Maria (PREDUC-SM). A publicação é fruto de estudos realizados por psicopedagogos, psicólogos, educadores especiais e assistentes sociais sobre os processos de aprendizagem e o papel das tecnologias no cotidiano infantil.

O encontro ocorreu das 15h30 às 17h, no Espaço Jovem Banrisul, reunindo profissionais e estudiosos preocupados com os efeitos do uso excessivo das telas na saúde emocional, cognitiva e social das novas gerações.

O objetivo foi promover reflexão e disseminar conhecimento entre pais, responsáveis, educadores e evangelizadores acerca das consequências do uso intenso das tecnologias digitais, especialmente nos aspectos que envolvem o cérebro, as emoções e a aprendizagem de crianças e adolescentes.
Participaram do momento de diálogo e aprendizado Rosângela Corrêa da Rosa, Promotora de Justiça Regional de Educação de Santa Maria; Isabel Cristina Martins Silva, Assessora da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria (PRDUC); e as psicopedagogas Raquel Pigatto Trevisan, Suzane Giovelli Martins, Miriam Dias Vargas, Jéssica Pontes Aires e Tatiane Contreira Nicolow.
A abertura e mediação do diálogo ficaram a cargo das representantes da Fergs, Liamara Nascimento, Vice-Presidente de Relações Institucionais, e Nicole Paese, Coordenadora do Programa Conte Mais.
Por meio do Programa Conte Mais, a Fergs compartilhou a proposta didática de educação da inteligência emocional e da construção da identidade moral positiva de crianças e jovens, demonstrando como essas abordagens podem contribuir para um uso mais equilibrado e consciente das tecnologias no processo educativo e familiar.

A atividade foi marcada pela busca de caminhos para o uso mais consciente e equilibrado das tecnologias no cotidiano familiar, escolar e educativo.
Você pode baixar a e-book cartilha realizando a leitura do QRCODE abaixo.





























