MEMÓRIAS DE UM SUICIDA – Parte 3.6 – As lições de Epaminondas de Vigo


Epaminondas desvela cenas vivas de sua vida, mostrando que “Assim surgiu, em lições sempre sequentes e habilmente parceladas, a idade do Homem, a divisão das raças, a suprema glória do planeta abrigando, finalmente, a parcela divina que, um dia, deverá refletir a imagem e a semelhança do seu Criador”[1], concluindo Camilo que:

“Vivemos todos em plena Eternidade, somos cidadãos do Infinito, e para a Eternidade o que existe é o momento presente, sem ocasos, sem lapsos! Ela, a Eternidade, vive dentro do presente, porque justamente é esta a sua peculiaridade! Das ondas luminosas do éter invisível, ou seja, dos arquivos do Infinito como dos sacrossantos depósitos da Eternidade, extraía Epaminondas a matéria grandiosa para as aulas fornecidas”.[2]

Onde poderíamos aprofundar a questão envolvendo o presente, o passado e o futuro? Registramos que Kardec se debruçou sobre tal questão no livro A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo[3]. Outrossim, é digno de referência que o Codificador resumiu todo o conteúdo do livro com as seguintes frases em seu frontispício:

“A doutrina espírita é o resultado do ensino coletivo e concorde dos Espíritos. A Ciência é convidada a constituir a gênese segundo as leis da natureza. Deus prova a sua grandeza e poder pela imutabilidade das suas leis e não pela derrogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.”[4]

Constata-se que Kardec sintetizou(de forma brilhante e em uma única frase) cada uma das 4 partes de A Gênese (Introdução, A Gênese, Os Milagres e As Predições), razão pela qual a questão envolvendo o presente, o passado e o futuro pode ser melhor aprofundada na 4ª parte do livro (As Predições), mais especificamente nos capítulos XVI, XVII e XVIII de A Gênese, sempre tendo em mira que “Para Deus, o passado e o futuro são o presente”.

(continua)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

[1] Ob. Citada, p. 428.

[2] Ob. Citada, p. 429. Trata-se de visualização da Lei de causa e efeito em toda a sua glória. Recomendamos a leitura atenta da Questão 399 do Livro dos Espíritos (LE) e do comentário de Kardec para um maior aprofundamento.

[3] Obra que comemoramos em 2018 os 150 anos de sua publicação (06/01/1868).

[4] KARDEC, Allan, A gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo, Brasília:FEB, 2013, p. 3.

#JoséTerra

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fergs, um século de luz.

Contato/Localização

Travessa Azevedo, 88 Floresta Porto Alegre, RS 90.220-200

Redes

Ativo 7.png
Ativo 4.png
Ativo 6.png

Fone: (51) 3224.1493

Caixa Postal 4715

NÚMERO DE VISITANTES

© 2020 Área de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul