top of page
proposta logo 2021 2.png

APRESENTAÇÃO

O Sumário Geral da Revista A Reencarnação, órgão oficial de imprensa da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, fundada em 1934, é um trabalho coletivo levado a efeito pela equipe de colaboradores voluntários da Área de Gestão e Preservação da Memória - AGPM - da Vice-Presidência de Unificação da Fergs.

 

Ele contém uma lista com os títulos de todos artigos escritos na revista com seus respectivos autores, mês, ano, número (quando há), resumo e observações sobre o artigo e/ou seu conteúdo desde a fundação do periódico até o ano 2000, por ordem crescente de data.

 

Nesse material é possível realizar pesquisa de termos a partir das teclas de atalho “CTRL+F” do teclado do seu computador, procurar pelo nome de um articulista específico, por assunto, por ano ou outro campo desejado, lembrando que o formato dos campos é texto.

 

Encontrando as indicações do mês, ano e/ou número da revista que contém a temática buscada, e querendo acessar o artigo ou o exemplar da revista na íntegra, acesse o link http://acervo.areencarnacao.fergs.org.br/ que foi uma primeira digitalização realizada com o celular e a força da vontade heróica do nosso colaborador William Gontijo. Muitas das imagens ainda não estão com a qualidade que desejamos, por esta razão, a Fergs adquiriu um moderno equipamento para que possamos fazer uma digitalização, mais aprimorada, tão logo a equipe tenha acesso às dependências do acervo.

 

Consignamos que esta digitalização dos exemplares de 1934 a 2001 é a providência que nos permitiu a edição da obra Federação Espírita do Rio Grande do Sul - Um século de Luz e todas as ações históricas do Centenário da nossa veneranda Casa. A partir de 2002, as revistas estão postadas em https://www.fergs.org.br/a-reencarnacao.

 

Objetivamos, com esta iniciativa, oferecer aos interessados na história da imprensa periódica espírita, do movimento espírita do Rio Grande do Sul e do Brasil, uma ferramenta que auxilie a conhecer essa história a partir do olhar presente neste periódico histórico, que foi o observatório privilegiado e o divulgador das ações, ideais, projetos, discursos, práticas e representações dos que estiveram à frente de nossa federativa e dos responsáveis por essa revista desde a década de 1930.

 

Ao movimento espírita gaúcho disponibilizamos, com extrema gratidão e alegria, uma ferramenta onde poderemos buscar, nos registros de nossas memórias coletivas, um pouco de nosso percurso histórico, dos desafios e conquistas expressas em textos vivos de emoção nas páginas d’A Reencarnação.

 

Anotamos que, este material que ora lhes entregamos, continua em construção para que em breve tenhamos um índice completo da revista, portanto, sugestões, apontamentos, indicações de omissão ou erro identificados no sumário devem ser encaminhados ao e-mail agpm@fergs.org.br, pois este é mais um trabalho coletivo do Movimento Espírita do Rio Grande do Sul.

bottom of page