160 ANOS DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS (1857 - 2017)

“Não alcançaremos a libertação verdadeira sem abolir o cativeiro da ignorância do reino do espírito.

Quem aspire a entesourar os valores da própria emancipação íntima, à frente do universo e da vida, deve e precisa estudar”.

(Livro Estude e Viva, Emmanuel/Chico Xavier, capítulo Na Escola da Alma)

O ensino contido em “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” resume toda a Doutrina Espírita e projeta uma nova concepção do homem, uma nova concepção do universo e a sintonia de ambos com Deus. 


A sua estrutura didática apresenta-nos:

  1. a existência de Deus, a criação divina e o homem no contexto universal; 

  2. a natureza espiritual do homem e sua relação com os Espíritos, a investigação do mundo de após a morte, bem a revelação da lei da reencarnação; 

  3. o descortinar das leis divinas ou naturais; 

  4. as penas e recompensas futuras; e

  5. Jesus como modelo de perfeição humana. 

 

Como nos lembra Herculano Pires, na obra Pedagogia Espírita, “O Livro dos Espíritos não é apenas um repositório de informações a serviço da Didática Espírita, é também um manual de aperfeiçoamento humano”, favorecendo ao homem o verdadeiro e profundo entendimento sobre a educação moral e sobre a arte da formação do caráter, que irá renovar os indivíduos e a sociedade. 


Diante dessas premissas e atenta à Campanha Nacional (FEB) em homenagem aos 160 Anos de “O Livro dos Espíritos”, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul vislumbra aí uma grande oportunidade de divulgação do Espiritismo, tanto pela importância da obra, bem como pelo seu conteúdo didático.


Para isso, incentivamos nossas Casas para a realização de palestras doutrinárias públicas sobre o tema, bem como a sua utilização nos grupos de estudos, durante todo o ano e, em especial, no mês de abril, pois estamos lidando com uma obra que é alicerce de uma Doutrina e foi escrita por Espíritos Superiores, sendo analisada, comentada e organizada por um educador: Allan Kardec.


Para facilitar o trabalho de divulgação pelas Casas, a Federação Espírita Brasileira disponibiliza para download o material de divulgação e o selo comemorativo dos 160 anos de O Livro dos Espíritos, no endereço http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/material-de-divulgacao-dos-160-anos-de-o-livro-dos-espiritos/ (selo) e http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2017/02/160-Anos-LE-web.pdf (cartaz de divulgação).


Da mesma forma, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul promoverá diversas atividades e desenvolverá materiais de publicidade, com divulgação no Site, nas publicações e nos cartazes dos eventos federativos, inclusive com um vídeo institucional comemorativo dos 160 anos, que será disponibilizado ao Movimento Espírita gaúcho.


No dia 18/04/17, às 19h30min, haverá uma palestra especial sobre o tema, com o expositor Vinícius Lousada, na sede da FERGS.


Com essas ações, atendamos ao chamado do Cristo: “Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.” (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, item 5.). 


E, ainda, pratiquemos o que nos ensina Emmanuel, no livro Estude e Viva, cap. 40, FEB – “O Espiritismo nos solicita uma espécie de caridade – a caridade de sua própria divulgação.”

Fergs, um século de luz.

Contato/Localização

Travessa Azevedo, 88 Floresta Porto Alegre, RS 90.220-200

Redes

Ativo 7.png
Ativo 4.png
Ativo 6.png

Fone: (51) 3224.1493

Caixa Postal 4715

NÚMERO DE VISITANTES

© 2020 Área de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul