Fergs participa da Reunião Ordinária do Conselho Federativo Nacional em Brasília
Do dia 8 a 10 de novembro, a Fergs esteve participando, em Brasília, de reunião ordinária do Conselho Federativo Nacional, órgão que reúne as federativas estaduais de todo o país e que contou com a presença de representantes do Conselho Espírita Internacional (CEI) e da Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (ABRAME).
Da equipe da Fergs, estiveram presentes Antonio do Nascimento (Presidente), Cleusa Schuch (Vice-presidente Doutrinário), Vinícius Lousada (Vice-presidente de Unificação e Secretário Adjunto da Comissão Regional Sul do CFN) e, virtualmente, Iraci de Oliveira (Diretor da AFLE), Berenice Santos (Vice-presidente de Relações Institucionais), Liamara do Nascimento (Diretora da APPI) e Adriana Pizzutti (Vice-presidente Administrativa).
A reunião de trabalho contava com extensa e profícua pauta que foi plenamente atendida sob a coordenação do presidente da FEB, Jorge Godinho, participação do conselho diretor e membros da Diretoria Executiva da FEB. O CFN contou, como define o seu regimento, com a presença dos Coordenadores das Áreas - nível nacional e Secretários das Comissões Regionais do CFN.
No primeiro dia, após acolhida fraterna e instalação oficial da reunião, foi desenvolvido um momento de arte, sensibilizador, por Maria Cristina e Marco Lima - Coordenadores da Área Nacional de Arte, seguida de leitura de página e prece realizada pelo Presidente da Feb. Na sequência dos trabalhos foi aprovada a ata da reunião anterior e foram apresentados o andamento do trabalho sobre Liderança Espírita, por Gislaine Messias e Jarbas Arraes para, logo após, Miriam Dusi e André Siqueira relatarem a condição de consulta e postagem de documentos da Intranet do CFN, aliás, uma excelente ferramenta de trabalho.
Após o intervalo, foram relatados os projetos em construção de cinematografia espírita em que a Feb está envolvida, em prol da difusão do Espiritismo. Esse relato foi apresentado pelos irmãos João Rabelo, Mayara Paz e Ida Natividade. Em seguida, André Siqueira apresentou o projeto “Ciência e Espiritismo” que foi aprovado por unanimidade. O projeto visa, em síntese, promover uma aproximação entre o ambiente espírita e o ambiente científico.
Na sequência, à tarde do dia 08 de novembro, iniciou-se o relato das ações das Coordenações das Áreas Nacionais do CFN. Área de Arte, Área de Promoção Social Espírita, Área de Atendimento Espiritual, Área da Mediunidade, Área de Comunicação Social Espírita, com seus Coordenadores e Adjuntos, puderam apresentar uma descrição sintética das atividades desenvolvidas no período por suas equipes de trabalho. Esse momento se estendeu, depois, ao dia seguinte.
Pré-estreia do docudrama Sepé, o Guerreiro da Paz
À noite, no Cenáculo da Feb, foi lançado o Docudrama da Fergs Sepé: o guerreiro da paz, com sessão coordenada pelo Vice-presidente de Unificação da Feb, Carlos Campetti, que passou a condução dos trabalhos ao Presidente da Fergs, Antonio do Nascimento que, após a exibição do filme, juntamente com o seu diretor Cleiton Freitas, teceu breves considerações sobre a sua produção, a forma de captação de recursos e aspectos espirituais do trabalho desenvolvido. Foram momentos de elevada emoção e confraternização entre os participantes.
Prosseguimento das atividades - FAE em Pauta
No sábado, pela manhã, antes da reunião com os dirigentes, ocorreu o relato das Áreas Nacionais que não tinham tido oportunidade ainda no dia anterior. Após a prece e abertura dos trabalhos, as Áreas de Infância e Juventude, Área da Família, Área de Estudos e dos Dirigentes tiveram ensejo de relatar os trabalhos desenvolvidos. Logo após, o Presidente da Fergs, Antonio do Nascimento, fez a prestação de contas do Relatório do FAE (Fundo de Apoio Emergencial ao Centro Espírita) e a distribuição dos recursos para os Centros Espíritas solicitantes, destacando que 90% destes centros se encontram com atividades em pleno funcionamento. Nascimento também fez comentários sobre a Campanha de Reconstrução da sede da Fergs visando a sua revitalização e melhoria, relatando que a reconstrução teve início no mês de novembro e deve ser concluída em abril do ano vindouro.
É digno de nota que o FAE foi muito bem acolhido pelos presentes como uma experiência positiva de captação e distribuição de recursos para o movimento espírita.
À tarde foram desenvolvidas as reuniões dos Secretários Regionais com os Presidentes das Federativas e Coordenadores das Áreas Nacionais visando a construção da pauta das reuniões das Comissões Regionais de 2025 e definição de local e data. A reunião de nossa Comissão Regional Sul, muito profícua e fraterna, foi conduzida pelo Secretário Luiz Henrique da Silva (FEP) e contou com a presença de representantes da USE, CEERJ, FEP, FEC, FEMS e Fergs. Ficou definido que a próxima reunião da CRSUL será de 11 a 13 de abril de 2025, em São Paulo. Depois, na plenária do CFN foram apresentados o calendário das reuniões das Comissões Regionais e suas pautas.
À noite, houve sessão de autógrafos dos confrades Lacordaire Faiad e Marta Antunes e, em seguida, a reunião dos Coordenadores do Programa de Estudos do Evangelho Redivivo - FEB com os presidentes das federativas visando apresentar os avanços do trabalho junto a colaboradores indicados pelas federativas e a proposta do Encontro Nacional de facilitadores do Evangelho Redivivo a ocorrer em setembro de 2025. Encaminhamentos finais - Convite à vivência do Evangelho No domingo, pela manhã, após o início da atividade, os secretários regionais apresentaram as pautas das Áreas que foram discutidas e finalizadas nas reuniões que ocorreram no dia anterior. Depois, houve a abertura da pauta para assuntos diversos e comunicados das federativas. Na ocasião, o irmão Francisco Ferraz, assessor jurídico da Feb, mencionou a ação indevida de alguns sindicatos no sentido de solicitação de pagamento a entidades federativas e centros espíritas, tecendo orientações. Ao final das atividades, foi lida mensagem mediúnica de Francisco Spinelli, recebida por Vinícius Lousada, em que o benfeitor espiritual conclamava a todos os companheiros à vivência do Evangelho.
コメント