Evento marca os 75 anos de Evangelização Espírita no RS e os 20 anos do Programa Conte Mais
A atividade contou com a participação de evangelizadores e contadores de histórias de todo o estado
Projeto de Luz para a Humanidade. Com este tema, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs) celebrou os 75 anos da Evangelização Espírita Infantojuvenil gaúcha e 20 Anos do Programa Conte Mais. Uma explosão de emoção e alegria tomou conta de todos. Painéis, contação de histórias, vídeos, momentos artísticos, bonecos “gigantes’’ - personagens do Conte Mais, muita música e interação do público.
O evento presencial com transmissão ao vivo, ocorreu no dia 13 de maio, das 13h30 às 17h30, no auditório do Ministério Público do RS, em Porto Alegre. Estavam presentes evangelizadores, contadores de história, lideranças e trabalhadores espíritas. A abordagem central foi a importância do livro espírita como ferramenta na ação evangelizadora. Entre as autoridades, encontrava-se a presidente da Associação Jurídico-Espírita do RS, Lea Bos Duarte.
Conhecer o passado para ressignificar o presente e preparar o futuro. Esta foi a motivação principal deste momento de ação evangelizadora espírita com a criança e o jovem. A comemoração dos dois importantes marcos na história do Movimento Espírita gaúcho começou com a mensagem “A Resposta Divina”, do Espírito Amélia Rodrigues, psicografia de Divaldo Franco, em janeiro de 1961. A leitura foi feita pela vice-presidente de Relações Institucionais da Fergs, Berenice dos Santos. A vice-presidente Doutrinária da Fergs, Cleusa Schuch, proferiu a prece de abertura. Em seguida foi apresentado o vídeo institucional da Fergs.
Sensibilização musical
O presidente da União Municipal Espírita de Itaqui e membro da Assessoria de Arte Espírita da Fergs, Glademir Escobar, apresentou o momento de sensibilização musical. Canções que encantaram momentos evangelizadores de muitos que estavam no local e que acompanharam com palmas e cantando.
A sementeira
O presidente da Fergs, Antônio Nascimento, enfatizou que a Evangelização é a sementeira de qualquer instituição espírita e uma das formas mais eficazes de lançar as boas sementes. “Estas desabrocharão em virtudes no homem de bem, que anelamos para estabelecer a aristocracia intelecto-moral do qual Kardec nos ensina para secundarem a instalação do Reino de Deus na Terra, consolidando um mundo em regeneração. ”
Rememorar a trajetória de semeadura da Evangelização Espírita Infantojuvenil e o resgate das histórias utilizadas no Conte Mais, conforme o presidente da Fergs, é uma forma vigorosa de sensibilizar os atuais evangelizadores e contadores. Bem como, acrescenta Nascimento, “todos os que sejam despertados para se integrarem nesta fileira de regeneração da humanidade, formando os cidadãos de bem de hoje e do porvir”.
Evangelização – a história
Em 1º de maio de 1948 foi inaugurada simbolicamente a Evangelização Espírita Infantojuvenil em solo gaúcho, sob a vice-presidência e apoio incondicional de Francisco Spinelli. Nesta data, a primeira aula ocorreu nas dependências do Instituto Espírita Dias da Cruz, em Porto Alegre, contando como primeiras evangelizadoras Alcina Taborda Garcia e Alba Saucedo. Logo outras mãos amigas se uniram à equipe tarefeira: Dinah Rocha, Cecília Rocha, Alberto Rocha, Moab Zanelli Caldas, Anita Zimmermann, Zenite Carneiro, Oda Nunes e Léa Alano.
Conte Mais – o documentário
A surpresa foi anunciada pelo presidente da Fergs. Um documentário relatando a história dos 20 anos do Conte Mais, que encanta corações de todas as idades. As protagonistas do projeto, que hoje é um grande programa, falaram sobre as dificuldades e conquistas do início e da trajetória. São elas: Maria Elisabeth Barbieri, Gladis Pedersen de Oliveira, Eloína Lopes, Rosa Maria Soares, Roseni Siqueira, Sônia Alcalde, Vilma Darde Ruiz, Viviane Pereira, Lea Bos Duarte, Berenice Santos.
Conforme Beth Barbieri, ex-presidente da Fergs, “neste momento que o Conte Mais completa 20 anos, recordamos a história do projeto, que hoje é um programa, e que começou com uma coleção de livros. Atualmente é um apoio de contação de histórias nas evangelizações, nas escolas, instituições do terceiro setor. A iniciativa se transformou em grande guarda-chuva com vários projetos dentro do Programa Conte Mais, com projeção nacional e até em outros países.”
A contação de história, afirma Gladis, ex-presidente da Fergs, “é um recurso didático importante para a aula de evangelização. Mas não é a única ferramenta, faz parte da temática do plano de aula”. Gladis enfatizou a luta de Francisco Spinelli para implantar e sistematizar a evangelização em solo gaúcho e também a trajetória de dificuldades para editar o primeiro livro do Conte Mais, quase artesanal.
A gerente editorial da Fergs, Roseni Siqueira, lembrou que o primeiro livro Conte Mais, em 2003, marcou o início da Fergs no mercado editorial e, em 20 anos, já foram editados 54 livros somente deste projeto. Vilma Ruiz, era diretora do então DIJ (Departamento da Infância e Juventude) no nascimento do projeto Conte Mais. Ela recordou das dificuldades iniciais e da doação de verba de um espírita voluntário, de forma inesperada, para a edição do primeiro livro. “É algo programado pela Espiritualidade”, afirma Vilma.
A surpresa e o parabéns
O presidente da Fergs, Antonio Nascimento, anunciou que todos os centros espíritas gaúchos, filiados à Fergs, serão presenteados. “A Diretoria Executiva da Fergs está enviando um kit comemorativo com os quatro livros da Coleção Conte Mais e mais 30 personagens acartonados para cada um dos mais de 400 centros espíritas federados visando auxiliar os evangelizadores e contadores durante a contação e a dramatização das histórias, tornando-as mais interativas e vívidas’’, afirmou Nascimento.
A diretora da Área de Infância e Juventude da Fergs, Taís da Luz, e a Diretora da Área de Programas e Projetos, Liamara Nascimento, enfatizaram a importância do momento comemorativo, recebendo simbolicamente o kit de livros, e explicaram os benefícios, inclusive com figuras dos personagens para facilitar a contação de histórias . Taís lembrou que o evento é o primeiro de forma presencial pós-pandemia acolhendo e abraçando evangelizadores. Liamara enfatizou que “é uma alegria estarmos nesta festa. Momento de grande conhecimento para todos nós. Esse projeto de luz para a humanidade é de Jesus. E cada um de nós está sendo convidado a participar e que o Conte Mais, juntamente com a evangelização espírita, possa levar valores, paz, amor a todos os corações”.
Liamara convidou para cantar o parabéns a você ao Conte Mais e também para todos os evangelizadores, trabalhadores do Cristo.
Livro infantojuvenil
A equipe da Área de Infância e Juventude da Fergs apresentou o primeiro painel: A Importância do Livro Espírita Infantojuvenil como Ferramenta na Ação Evangelizadora Espírita.
Autógrafos
No intervalo houve sessão de autógrafos no espaço da livraria com Carolina Renz, Andriw Quadros, Janina Trapp e Janete de Azambuja Corrêa.
Contação de histórias
Foi lançado o vídeo preparado pelas unidades executoras do Programa Conte Mais, localizadas em diversas localidades do Estado. Foram mostrados exemplos de trabalho do programa atualmente, inclusive em conjunto com secretarias municipais.
As contadoras de histórias do Programa Conte Mais apresentaram “As Duas Luisinhas”. Foi um momento lúdico, bem-humorado e de aprendizagem pedagógica. Uma demonstração de qualidade na contação de história. As duas Luisinhas são a mesma personagem. Uma menina bem-educada na escola e mal-educada em casa. “Nossa história entrou por uma porta e saiu pela outra, quem quiser que conte outra”, finalizou Rosinha.
“A história é a forma mais antiga de fixação de conteúdo na comunicação humana e tem o poder de sensibilizar e educar, gravando na alma os sentimentos que elas despertam e que sedimentam virtudes”, ressaltou o presidente da Fergs, Antonio Nascimento. Segundo ele, “o Programa Conte Mais tocou os corações de milhares de crianças e almas de todas as idades nestes 20 anos, transformando vidas.’’
Educação dos Sentimentos
A coordenadora pedagógica do Programa Conte Mais, Viviane Pereira, realizou o painel sobre a importância das histórias na literatura infantil para a educação e a inteligência emocional. Segundo Viviane, o programa sempre visou a educação moral e a educação dos sentimentos na contação de histórias.
Congresso
Também foi apresentado o vídeo de divulgação do Congresso Espírita do RS, que nesta 12ª edição convida a sonhar, construir e viver o mundo de regeneração. Já são quase dois mil participantes confirmados. Divaldo Pereira Franco, Artur Valadares, André Trigueiro, Eulália Bueno, são apenas alguns dos palestrantes. Inscreva-se e participe desse grande reencontro da família espírita! As vagas são limitadas e o terceiro e último lote de ingressos está disponível pelo endereço www.espiritismors.org.br
A explosão de alegria
O grupo Evangelizar é Amar conduziu o último momento musical, e o membro da Assessoria de Arte Espírita da Fergs, Glademir Escobar, voltou a cantar e a emocionar a todos. A comoção tomou conta quando, de surpresa, entraram no auditório os bonecos “gigantes”, personagens do Conte Mais. A interação dos presentes foi geral, cantando, batendo palmas, dançando, gesticulando conforme as letras das músicas. A mesma forma didática usada nas apresentações em aulas de evangelizações espíritas. E todos cantavam e dançavam: “Um passinho pra lá, um passinho pra cá, uma voltinha...” “Histórias que falam de amor e de sentimento”, entre outras várias melodias.
A prece final foi cantada - Mestre Jesus.
Clique no link e assista o encontro: https://www.youtube.com/watch?v=qtwW1D3t3UA
Comments