Encontro Regional do CRE 1 debate sustentabilidade do Centro e do Movimento Espírita
- cse168
- 24 de jun.
- 2 min de leitura
O Atheneu Espírita Cruzeiro do Sul, de Porto Alegre, foi o espaço escolhido para receber o Encontro do Conselho Regional Espírita da 1ª região, que aconteceu no último domingo (22/06), reunindo cerca de 210 pessoas das Unidades Distritais Espíritas (UDEs) Centro, Glória, Navegantes, Partenon, Passo D'Areia, Santana e Tristeza.
O evento, realizado em clima de fraternidade e união, teve como foco central "O Centro Espírita e sua Sustentabilidade: soerguimento e reconstrução".
Os participantes foram recebidos por uma dedicada Equipe de Acolhimento, formada por jovens que representaram a capital gaúcha na Combraje Sul 2025. Mais de 60 voluntários, oriundos das sete UDEs participantes, atuaram nas equipes de organização, recepção, acolhimento, multiplicadores, Comunicação Social Espírita, Alimentação, livraria e técnica.
A cerimônia de abertura contou com a presença de Iraci de Oliveira, vice-presidente da Área de Unificação da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs), representando a instituição.
Durante a programação, Vinícius Lima Lousada, Vice-Presidente da Área Doutrinária da Fergs, abordou o tema central do evento. Após o painel, os participantes se dividiram em Grupos de Diálogo para aprofundar a discussão sobre os seis pilares da sustentabilidade aplicados ao Centro Espírita.
Na sequência, uma Roda de Conversa reuniu representantes para abordar cada pilar:
Sustentabilidade Econômica: Rogério Stello
Sustentabilidade Doutrinária: Maria Elisabeth da Silva Barbieri
Sustentabilidade Sociopolítica e Cultural: Rosi Possebon
Sustentabilidade Ética ou Moral: Marta Regina d´Ávila Marques
Sustentabilidade Espiritual: Gustavo Roman
Sustentabilidade Ambiental: Berenice dos Santos
Thays Pereira, Diretora da Área de Infância e Juventude da UDE Glória (Sociedade Espírita Amigos da Espiritualidade), destacou a experiência: “Participar do evento sobre sustentabilidade no centro espírita foi uma experiência enriquecedora! A troca de ideias e o debate sobre a sustentabilidade em cada pilar foi fundamental... Saio desse encontro com a certeza de que o principal pilar da sustentabilidade é o estudo e a união.”
O encontro reforçou o compromisso da família espírita de Porto Alegre com a sustentabilidade integral de suas instituições, encerrando-se com alegria e esperança no futuro.
Confira os registros:
















































