top of page

Eleita a nova Diretoria Executiva e o Conselho fiscal da Fergs para o triênio 2022-2024

No último sábado, 27 de novembro, ocorreu a reunião do Conselho Federativo Estadual (CFE), órgão que auxilia a Diretoria Executiva nas construções colegiadas, trazendo para os programas e projetos da instituição as características, necessidades e potencialidades das Uniões Municipais Espíritas e dos Conselhos Regionais, a fim de qualificar os consensos. De forma híbrida - evento conduzido presencial e virtualmente - contou com a presença das diversas lideranças espíritas, que ali representavam as 15 regiões federativas do Estado. Na ocasião, foi divulgado o resultado das eleições para os cargos de presidente e vice-presidentes da Fergs e de membros do Conselho Fiscal para o triênio 2022/2024, que ocorreu por meio de Assembleia Geral Descentralizada no dia 6 de novembro de 2021. Estiveram aptos a votar 336 Centros Espíritas de todo Estado, e ao fim do processo eleitoral, foi nomeada a diretoria que conduzirá a entidade nos próximos três anos, a chapa única, liderada por Antonio Augusto Chaves do Nascimento.

Integram a nova Diretoria Executiva Adriana Pizzutti dos Santos, na vice-presidência Administrativa, Cleusa Conceição Terres Schuch, vice-presidência Doutrinária, Vinícius Lima Lousada, na vice-presidência da Área de Unificação e Berenice Conceição Soares dos Santos, na vice-presidência de Relações Institucionais.

Reunião em clima de união e fraternidade


“Realmente, vivenciamos um dia memorável, o encontro de uma verdadeira grande família”, declarou o presidente eleito, Antonio Nascimento, que exaltou o cuidado com que foi conduzida a transição pela atual Diretoria Executiva, liderada por Gabriel Salum. “Tivemos as despedidas deste e dos atuais vice-presidentes, todos com manifestações de muita emoção e alegria pelas conquistas que capitanearam e congregaram neste momento especial de união e Unificação do nosso Movimento Espírita gaúcho (...) O trabalho prossegue e os integrantes da atual gestão continuarão integrados e trabalhando juntos nas fileiras da Fergs”.



Neste mesmo sentido, Cleusa Such complementa que continuar caminhando pautados no exemplo e legado deixado pelos companheiros que os antecedem é a meta. “Na certeza que os benfeitores espirituais suprirão nossas deficiências para que a obra não seja comprometida, de nossa parte, nos inspirando com amor, coragem e confiança em Deus, faremos tudo que estiver ao nosso alcance para colaborar com nossos irmãos espíritas gaúchos”, concluiu ela.


Ainda que a maioria dos participantes da reunião do CFE estivessem acompanhando o encontro de modo online, o clima harmonioso transcendia e a felicidade por estar inscrito no trabalho do Cristo transparecia. Berenice dos Santos, ressaltou: “A ambiência espiritual e a companhia dos Amigos Espirituais, ressoavam em nossos corações (...) Levarei para sempre o que foi vivido e sentido nesse dia de entrega de nossas almas, diante do novo desafio.”


Em relação à vice-presidência da Administrativa, Adriana Pizzutti relata que à medida que se aproxima o momento de assumir o cargo e a responsabilidade pelas tarefas pertinentes ao setor, está a certeza do amparo do Alto e também dos companheiros de trabalho. Sobre a reunião, ela relata que o apoio das lideranças do Estado foi o que mais a marcou: "Será uma honra servir ao Cristo junto aos irmãos que são um exemplo e inspiração”.



Durante a reunião, ainda foram discutidas outras pautas pertinentes para o trabalho do Movimento Espírita previsto para o ano vindouro, como o Plano de Atividades Federativas (PAF), o orçamento para 2022, entre outros - Pauta esta que é sempre enviada previamente a todos os Centros Espíritas federados, para as lideranças das Uniões e Conselhos Regionais Espíritas, assegurando um Movimento Espírita integrado e participativo.


Vinícius Lousada ressalta que as trocas fraternas e o diálogo sadio em torno das pautas da reunião, são reflexos do alto nível das lideranças espíritas de nosso Rio Grande, homens e mulheres devotados à Causa do Evangelho iluminado pelo pensamento espírita nos diferentes rincões do RS. O vice-presidente da Área de Unificação da gestão eleita, destaca também o caráter sereno, sem competições, que assinalou o processo eleitoral para presidir a Casa Máter do Espiritismo em solo gaúcho, como soe acontecer no Movimento Espírita cuja meta comportamental de seus participantes deve ser a caridade em palavras, pensamentos e atos. “Nesta nova etapa de trabalho, somos conclamados a prosseguirmos unidos e operosos no bem, sob a égide dos valores espirituais que nos irmanam”, concluiu ele.


O evento contou ainda com o descerramento da placa alusiva ao centenário da Federativa, localizada no hall de entrada do prédio da Fergs, localizado na Travessa do Azevedo, número 88, na cidade de Porto Alegre.



Integram ao quadro de membros do Conselho Fiscal Alcione Roberto Tonial, Camila Zanini Bock, Clementina Maria Berno, Marina Daher Miranda, Renato Haag e Sidnei de Moura Lisboa.


Os eleitos tomarão posse no dia 8 de janeiro de 2022.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page