E.E. de Evangelizadores reúne mais de 1.220 participantes em Porto Alegre


Conhecimento, amor e trabalho. Estes são os três eixos que conduziram o Encontro Estadual de Evangelizadores, promovido pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul no último domingo, 6 de maio, no Salão de Atos da PUC-RS. O evento comemorativo aos 70 anos de evangelização no Rio Grande do Sul e aos 15 anos do Programa Conte Mais, reuniu mais de 1200 evangelizadores de todo o estado e também participantes de Santa Catarina, Paraná, Brasília, Rio Grande do Norte e Uruguai.

Pela manhã, após a chegada e credenciamento, o público foi recebido no Salão de Atos com música. A apresentação dos artistas Alexandre Silva, Augusto Oliveira, Carol Renz, Gugga Rays, Karina Pinheiro, Kassiano Louzada e Lisiane Souza trouxe canções conhecidas dos evangelizadores, como O Essencial, Ele, Porto Amor, Família Universal e Nova Geração.

Após o momento artístico, a abertura oficial contou com a prece proferida pelo Diretor da Área de Infância e Juventude da Fergs, Fabiano Boeira e com as boas vindas do Presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Gabriel Salum, que destacou o momento histórico e o significado dos 70 anos de evangelização em solo gaúcho.

Em seguida, teatro, música e dança emocionaram os participantes em uma apresentação que contou com duas figuras pioneiras da evangelização no estado e no Brasil, Francisco Spinelli (interpretado por Allex Manzônia) e Cecília Rocha (interpretada por Clélia Alves). Os personagens trouxeram um diálogo que resgatou o início do trabalho de educação de almas no Rio Grande do Sul, além de um vídeo com a retrospectiva de datas marcantes para a evangelização gaúcha.

Para demonstrar a claridade que apontava o início de um novo dia no capítulo do movimento espírita no Rio Grande do Sul, as artistas Brenda Rosa e Emilene Barbosa dançaram a música Aurora, de Tim e Vanessa. Ainda, as artistas Bettina Rodrigues, Bruna Navarro, Isabelle Siviero e Paola Verdun trouxeram uma coreografia para a música tema do evento ‘Evangelização em Marcha’, composta por Jonas Demeneghi.

O primeiro painel do dia foi conduzido por Gabriel Salum, Presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Com o tema “Evangelizar-se: tarefa prioritária!”, o painelista falou sobre o dever do evangelizador de transformar o seu mundo íntimo para então transformar o orbe. Destacou que evangelizar é como receber nos braços um filho do Criador, com a tarefa de salvá-lo. Além disso, ressaltou que é através do exemplo que torna-se evangelizador e, por isso, o processo de auto-evangelização é tão necessário.

Nesse sentido, conduziu sua fala para os quatro pontos a serem trabalhados: o emprego saudável da energia sexual, o cuidado com o narcisismo e o poder, além da percepção do valor do dinheiro. Ao encerrar, lembrou que Jesus já havia falado sobre unificação para Ismael, como conta o livro ‘Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho’, de Emmanuel por Chico Xavier. E encerrou sua fala ao destacar que a perseverança nasce da fé, e que se Ismael vence sempre, nós também podemos vencer.

Após breve intervalo, Miriam Dusi, Diretora da Área da Infância e Juventude do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira apresentou o painel ‘O Amor como Ferramenta Inclusiva na Evangelização’. A evangelizadora abordou questões relacionadas ao papel dos evangelizadores diante de desafios sociais como o egoísmo, consumismo, massificação, padrões sociais distorcidos, solidão e materialismo.

Ainda, apontou a importância de três tipos de amor a serem trabalhados: o amor a si, como o autoconhecimento e autoperdão, o amor ao próximo e às diferenças, e o amor a Deus, a confiança e fé. A painelista apontou também que a solução dos problemas está nas mãos dos evangelizadores, que têm a tarefa de plantar a semente do Evangelho de Jesus no coração humano.

Na sequência, em comemoração aos 15 anos do Programa Conte Mais - uma iniciativa da Federação Espírita do Rio Grande Sul - a coordenadora Viviane Pereira fez um resgate à história do trabalho de criação, organização dos livros e contação de histórias do Conte Mais. O público prestigiou a apresentação da história do Coelhinho Zuzu, além da música tema do Conte Mais, com a participação dos bonecões do programa.

Após o almoço, Dani Angelo Medina, Eduardo Veit e Jairo Ribeiro - integrantes do grupo musical Evangelizar é Amar - animaram e fizeram os evangelizadores dançarem e cantarem com suas músicas. A alegria e emoção se espalharam por todos. Em seguida, o primeiro painel da tarde foi conduzido por Sandra Borba, evangelizadora e Coordenadora da Área de Infância e Juventude do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, que trouxe o tema "Evangelização em Marcha".

Entre as suas considerações, a painelista destacou que o evangelizador é o condutor do estandarte da evangelização. Além disso, falou sobre os motivos que levam os trabalhadores a se tornaram evangelizadores e que é necessário propagar o conhecimento e proporcionar a oportunidade das almas receberem a semente do evangelho em seus corações. "Quem sai daqui hoje tem pelo menos mais 50 anos de evangelização!", disse Sandra Borba, que provocou sorrisos nos participantes durante a sua fala.

Com o fim do evento se aproximando, o último painel do dia teve formato diferenciado com a participação de três painelistas: Miriam Dusi, Diretora de AIJ CFN/FEB, Cirne Araújo, Coordenador Nacional da Juventude do CFN/FEB e Taís da Luz, Coordenadora da Infância da AIJ da Fergs. Respectivamente, falaram sobre protagonismo infantil, protagonismo juvenil e o protagonismo do evangelizador.

O encerramento emocionou a todos quando Jonas Demeneghi interpretou a música tema do evento e evangelizadores, crianças e bebês subiram ao palco para finalizar a homenagem aos 70 anos de evangelização no Rio Grande do Sul.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fergs, um século de luz.

Contato/Localização

Travessa Azevedo, 88 Floresta Porto Alegre, RS 90.220-200

Redes

Ativo 7.png
Ativo 4.png
Ativo 6.png

Fone: (51) 3224.1493

Caixa Postal 4715

NÚMERO DE VISITANTES

© 2020 Área de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul