• FERGS

Realizada Reunião Inter-Regional no Polo C


No último domingo (10.03), ocorreu a Reunião Inter-regional do Polo C, nas dependências do Centro Espírita de Caridade Diaz da Cruz, na cidade de Passo Fundo. O evento se deu das 9h às 17h, com um público de aproximadamente 120 lideranças entre presidentes e vice-presidentes de CREs (Conselhos Regionais Espíritas), UMEs (Uniões Municipais Espíritas), Casas Espíritas, Diretorias de Uniões e Multiplicadores de Encontros Regionais.

O Movimento Espírita em nosso estado é dividido em 5 polos, que congregam 14 regiões integrantes de nossa Federativa. O Polo C compreende o CRE9, que, por sua vez, é composto pelas UMEs de Passo Fundo, Erechim e Carazinho, e o CRE8, que integra as UMEs Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo. A Reunião Inter-regional tem por objetivo fortalecer o Movimento de Unificação no Rio Grande do Sul através do fortalecimento dos laços de amizade, o processo de aprendizagem e a confraternização dos seareiros espíritas.

Ainda no dia anterior (09.03), das 18h às 21h, reuniram-se os presidente e vices da 9ª e 8ª Regiões para fazer os últimos acertos nos preparativos para a Inter-Regional do polo C.

Com tudo pronto, na manhã seguinte, o presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Gabriel Salum, abriu o evento com fala inspirada no texto de Emmanuel "Na Luta Vulgar", do livro Fonte Viva. Salum destacou que há sempre tempo de plantar e de colher. Além disso, destacou que estamos em um ano onde a espiritualidade se arregimenta em torno de um grande evento que é o 10° Congresso Espírita do Rio Grande do Sul. Por essa razão, acentuou, "precisamos nos desprender dos aspectos materiais para identificar os ascendentes espirituais e os benefícios que um encontro destes traz para a humanidade. Cuidemos da semeadura, porque se semearmos esperança, logo adiante colheremos os frutos da fraternidade dela advinda. Cuidemos uns dos outros. Porque somos as estrelas postas no caminho uns dos outros". O presidente encerrou sua fala de abertura retomando a carta de Paulo de Tarso escrita a Gálatas, comentada por Emmanuel na lição referida: "Tudo o que o homem planta, o homem colherá."

Dando prosseguimento à reunião, as lideranças foram convidadas a um momento de troca de experiências e trabalho em equipe para a disseminação das diretrizes federativas. As oficinas foram oportunidade para compartilhamento de habilidades e capacitação. O assunto, novamente, foi unificação, destacando a importância do fomento ao trabalho das Casas Espíritas com as diretrizes do Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro – FEB, a fim de qualificar trabalhadores, bem como estimular a difusão da Doutrina Espírita.

Já no encerramento, a Vice-Presidente de Unificação, Beth Barbieri, convidou a todos para participar do 1º Encontro Estadual de Unificação, a ser realizado no dia 28 de julho de 2019 - mais uma importante oportunidade de estudo e confraternização para os trabalhadores das instituições espíritas.

No mesmo sentido, o Vice-Presidente Doutrinário, Antonio Nascimento, destacou a importância dos eventos de qualificação de trabalhadores, do comprometimento por partes destes com o movimento espírita, bem como destacou que as lideranças devem empreender esforços na união das Casas Espíritas, sempre pensando nas que se encontram isoladas, necessitadas de auxílios, a fim de fortalecer o movimento.

A vice-presidente institucional Lea Bos Duarte, destacou a importância dos projetos de sustentabilidade ligados ao Saber Ambiental, bem como o reconhecimento pelo poder público do projeto Conte Mais, como importante ferramenta na prevenção da violência infantil. Por fim, o Vice-Presidente administrativo Rogério Stefanello, agradeceu a acolhida dos trabalhadores espíritas do Centro Espírita de Caridade Diaz da Cruz, destacando que a Federação está disponível para todas as Casas, sempre com muito alegria em atender as demandas.

O evento foi finalizado ao som de Aurora, produção musical da dupla Tim e Vanessa, na voz dos irmãos Monica e Paulo de Tarso. Foi um evento de muito aprendizado, trabalho e de estreitamento dos laços de fraternidades entre os trabalhadores do Polo C. As Reuniões Inter-regionais são realizadas visando a mudança cultural através da implementação de novos processos de trabalho tendo como base a trajetória do Espírito imortal, pressupondo um esforço constante de crescimento e progresso.

#Unificação #PoloC #CRE9 #CRE8 #MovimentoEspírita

0 visualização

Fergs, um século de luz.

Contato/Localização

Travessa Azevedo, 88 Floresta Porto Alegre, RS 90.220-200

Redes

Ativo 7.png
Ativo 4.png
Ativo 6.png

Fone: (51) 3224.1493

Caixa Postal 4715

NÚMERO DE VISITANTES

© 2020 Área de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul