• FERGS

Empossados a Diretoria Executiva e o Conselho fiscal da FERGS para o triênio 2019-2021


Ocorreu no último sábado (12.01) a cerimônia de posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Federação Espírita do Rio Grande do Sul para o triênio 2019-2021. A solenidade teve início às 19h e contou com a presença de presidentes e vice-presidentes de centros espíritas e órgãos de unificação de todo o estado, assim como membros da comunidade, que lotaram o auditório da sede da FERGS em Porto Alegre para prestigiar o início deste novo ciclo.

Marcada por falas de valorização do trabalho em equipe, compartilhamento e fraternidade, a solenidade apresentou o presidente Gabriel Nogueira Salum e os vice-presidentes Rogério Stello, da Área Administrativa, Antonio Nascimento, da Área Doutrinária, Maria Elizabeth Barbieri, de Unificação e Lea Bos Duarte, de Relações Institucionais - que tomaram posse para um novo mandato. Na oportunidade, cada um teve o momento de pronunciar-se e nomear sua equipe.

Rogério Stello ressaltou a característica mediadora da área administrativa enquanto facilitadora das atividades do movimento espírita através de trabalho dedicado, alegre e cuidadoso. “Foram muitas as conquistas ao longo dos últimos anos nesse âmbito. Dessas destacamos a ampliação do programa Amigos da FERGS e a nossa editora Francisco Spinelli, que nos últimos três anos editou 46 obras de reconhecida capacidade doutrinária”, relembrou Stello. Antonio Nascimento, por sua vez, relembrou o trabalho de Rosi Helena Possebon, enquanto inspiração para os três anos por vir, além de reforçar o objetivo principal da vice-presidência doutrinária na preservação e pureza dos princípios doutrinários, o que “não é tarefa apenas de uma diretoria, mas de todos aqueles que desejam promover um mundo melhor à luz do Consolador através de valores humanitários incorporados pela nossa federativa, como o trabalho, solidariedade, tolerância, liberdade, respeito às diferenças, amor, fraternidade, união e simplicidade”, declarou.

Lea Bos Duarte apresentou o desafio da área de Relações Institucionais ao estar presente em conselhos e fóruns externos ao movimento espírita. Tal presença tem base nas orientações Kardequianas no que diz respeito ao quarto período de propagação do Espiritismo - influência sobre a ordem social. “Hoje estamos em mais de 10 conselhos, somos demandados pelas principais pautas e desafios da nossa comunidade nos quais atuamos com base nos princípios doutrinários”, afirmou a vice-presidente.

Já Beth Barbieri destacou em sua fala que a história das instituições é representada pela atuação, esforços e trabalho das pessoas que as compõem e que, nesse sentido, a história da Federação Espírita do Rio Grande do Sul confunde-se com a de seus membros nas variadas funções por eles exercidas. Dessa forma, a vice-presidência de unificação tem o papel de fortalecer o movimento espírita, agregando os conhecimentos e atitudes de cada um em prol do objetivo comum do Espiritismo que é o combate ao materialismo. “Servir nas fileiras do movimento gaúcho é fonte de grande felicidade e aprendizado”, afirmou em reconhecimento a todos que militam nas mais de 420 instituições federadas do estado. Nessa trilha, o presidente Gabriel Salum fez a fala final da cerimônia. Marcadas pelos valores da amizade e do amor, suas colocações reiteraram que nada se faz sozinho e que a família espírita é composta por todos aqueles que se propõem a trabalhar na seara do Mestre. Relembrando a frase do célebre Isaac Newton - “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes", Gabriel declarou que “somos felizes devedores de todos que nos precederam”.

Confira abaixo a nominata completa da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Federação Espírita do Rio Grande do Sul para o triênio 2019-2021.

Presidência: Gabriel Nogueira Salum

1ª Secretária: Ana Maria de Jesus Silveira

2ª Secretária: Maria da Graça Malaguez

1º Tesoureiro: Renato Haag

2º Tesoureiro: : José Arthur Bock

Marketing: Bárbara Demétrio

Livraria, Distribuidora e Editora Francisco Spinelli: Maria Elisabeth Barbieri

Patrimônio e Segurança: José Marcelo Stello

Tecnologia da Informação: Fabian de Sousa

Área Administrativa

Vice-presidência: Rogério Stello

I - Assessoria jurídica: Marta Vicente Goulart

II - Assessoria Programa Amigos da FERGS: Tânia Maria Lopes Irazoqui

Área Doutrinária

Vice-presidência: Antonio Nascimento

I - Área do Atendimento Espiritual no Centro Espírita: Helena Bertoldo da Silva

II - Área da Mediunidade: Denise Fagundes Garcia

III – Área de Estudo do Espiritismo: Cleusa Conceição Terres Schuch

IV - Área de Comunicação Social Espírita: Fernanda Kavaliunas

V - Área da Família: Marlise Gonçalves Ribeiro

VI - Área da Assistência e Promoção Social Espírita: Marta Marques

VII - Área de Infância e Juventude: Taís Crisiani da Luz

VIII - Área de Pesquisa e Documentação: Ângela Bairros Oyarzábal

Assessorias da Vice-Presidência Doutrinária:

I - Assessoria Técnico Pedagógica: Tais Crisiani da Luz

II - Assessoria de Análise de Obras: Rosi Helena Possebom

III - Assessoria de Arte na Difusão Espírita: Márcia Albuquerque

Área de Unificação

Vice-presidência: Beth Barbieri

I - Assessoramento: Elio Ricardo Grisa

II - Rede Federativa: Maicom Amarante e Carolina Renz

III - Formação de Liderança: Vinícius Lima Lousada

Área de Relações Institucionais

Vice-presidência: Lea Bos Duarte

I - Diretora de Programas e Projetos: Daniela Comforti Rodrigues

II - Coordenadora do Programa Conte Mais: Viviane Pereira

III - Gestão do Saber Ambiental: Marta Neves

IV - Esperanto: Tereza Jobim

Assessorias da Área de Relações Institucionais: Berenice Santos e Maria da Graça Malaguez

#DiretoriaExecutiva #ConselhoFiscal #2019

0 visualização

Fergs, um século de luz.

Contato/Localização

Travessa Azevedo, 88 Floresta Porto Alegre, RS 90.220-200

Redes

Ativo 7.png
Ativo 4.png
Ativo 6.png

Fone: (51) 3224.1493

Caixa Postal 4715

NÚMERO DE VISITANTES

© 2020 Área de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul