• FERGS

Crianças e jovens marcam presença no 9º Congresso Espírita do RS


A construção de uma sociedade mais pacífica começa agora. Por isso crianças e jovens também foram convidados à reflexão para vivenciarem a paz em todas as relações. Crianças e jovens foram recepcionados em clima de confraternização na tarde desta sexta-feira, 3 de novembro, no 3º Congressinho Espírita do Rio Grande do Sul, para crianças de três a doze anos; no 1º Congressinho para Bebês, para crianças de zero a dois anos e, no 2º Espaço Jovem no Congresso, para jovens de 13 a 21 anos.

Nos braços da mamãe Daiane Brezolin, 34, o pequeno Francisco de 7 meses, comia a sua papinha e brincava com o boneco do menino Jesus. “Achei a iniciativa ótima. Mesmo pequenos, eles já vão interagindo com as outras crianças e se familiarizando com os ensinamentos de Jesus. É uma sementinha que está sendo plantada”, disse Daiane.

O pequeno Eduardo de Oliveira Teixeira, 5, estava ansioso para participar do seu primeiro Congressinho. Acompanhado dos pais, ele disse que queria ouvir muitas histórias e brincar. O pai de Eduardo, Mariano Teixeira, 40, falou da importância do evento. “É essencial este suporte para as crianças. Queremos que eles sejam pessoas melhores e esta construção começa agora”, disse.

Gustavo Moller Salun, 12, veio de Florianópolis para participar do evento. “Acho que o evento vai ser muito legal porque discutiremos assuntos importantes para a gente viver melhor.” Já Arthur Pinheiro Liz, 11, de Porto Alegre, disse que queria fazer novos amigos e ver o Divaldo (o médium Divaldo Pereira Franco). “Ele é exemplo para todas as crianças”, disse o garoto.

Segundo a diretora da infância da Área da Infância e Juventude da Fergs, Taís Luz, que também responde pela assessoria pedagógica da federativa, os espaços infantis do Congresso são eventos completos que fazem parte da programação oficial do 9º Congresso Espírita. “Todos os temas que estão sendo trabalhos no 9º Congresso Espírita estarão sendo desenvolvidos nas oficinas com as crianças e com os bebês, obedecendo a faixa etária de cada um. Estamos com atividades dinâmicas, coloridas, muita música e contação de história e todos estão muito felizes”, disse Taís. Os espaços infantis contam com 109 crianças de 3 a 12 anos e 12 bebês de 0 a 3 anos.

ESPAÇO JOVEM – O jovem também tem seu espaço no 9º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul com o 2º Espaço Jovem no Congresso. Eles também foram recepcionados na tarde desta sexta-feira, 3, e conheceram o espaço onde passarão por momentos especiais durante este sábado, 4 e o domingo, 5. Conforme a diretora da juventude da Área da Infância e Juventude da Fergs, Vera Borges, cerca de 90 jovens estão participando do evento e o objetivo é que a juventude se conscientize de que eles devem trabalhar hoje e agora para a construção de uma sociedade melhor. “O jovem precisa cuidar do ser imortal que é”, disse Vera.

Vindo de Santo Ângelo e pela primeira vez no Espaço Jovem, Rodrigo Nascimento, 18, quer renovar energias. “É sempre bom participar de eventos assim. Reconforta”, disse. Já as primas vindas de Getúlio Vargas, Isabele Morillos, 18 e Manuela Bernardon, 16, querem trocar experiências e conferir de perto os painelistas do evento. “É um grande evento com painelistas muito especiais. Com certeza aprenderemos muito”, disse Isabele.

No sábado, 4, durante o 2º Espaço Jovem no Congresso, eles participarão de oficinas ministradas por outros jovens, durante a manhã e, à tarde, assistirão aos painelistas convidados do 9º Congresso. No domingo, 5, eles terão uma manhã de bate-papo com Divaldo Pereira Franco e com Adeilson Salles e, à tarde participarão de atividades artísticas e oficinas.


0 visualização

Fergs, um século de luz.

Contato/Localização

Travessa Azevedo, 88 Floresta Porto Alegre, RS 90.220-200

Redes

Ativo 7.png
Ativo 4.png
Ativo 6.png

Fone: (51) 3224.1493

Caixa Postal 4715

NÚMERO DE VISITANTES

© 2020 Área de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul