• FERGS

II Encontro Estadual do Livro Espírita


Com o título "O Livro Espírita: para ler, escrever e agir bem" o 2º Encontro Estadual do Livro Espírita foi realizado no último sábado, dia 8 de abril de 2017, na sede da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS).

Sob o tema "O Livro Espírita e a Missão do Espiritismo: desafios da atualidade" o evento teve como objetivo qualificar o público alvo para a difusão do Espiritismo por meio do livro. O público-alvo foi constituído de dirigentes dos Centros Espíritas e de Órgãos de Unificação, trabalhadores das áreas doutrinárias e administrativas dos Centros Espírita e Órgãos de Unificação, trabalhadores responsáveis pelos postos de livros dos Centros Espíritas, a própria diretoria executiva da FERGS e seus colaboradores, bem como escritores e aspirantes a escritores espíritas.

Para o alcance do objetivo geral, o evento teve como objetivos específicos: refletir sobre a formação de leitores e o estímulo à leitura e divulgação de obras genuinamente espíritas; despertar o interesse de novos autores e orientá-los para a produção de leitura espírita qualificada em aspectos técnicos e doutrinários; estimular o planejamento e realização de ações contemplando o livro espírita correlacionadas com as diretrizes do Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro e metas do Plano de Trabalho Quinquenal da FERGS; e aprofundar o nível de consciência espírita para a fidelização do público à Livraria, Distribuidora e Editora Francisco Spinelli.

A reflexão sobre a formação de leitores deu-se com o primeiro painel "A Formação de Leitores e a Difusão Espírita", com uma abordagem sensibilizadora e orientadora para a importância da formação de leitores, de tal forma a evidenciar a contribuição da ação para o estudo e a prática do Espiritismo.

O despertamento do interesse de novos autores e o compartilhamento de noções básicas para a produção de textos espíritas foi promovido a partir de uma Oficina Literária, conduzida por Rodrigo Alfonso Figueira, presidente do Centro Espírita León Denis, de Porto Alegre, que também é Mestre em Literatura...

As demais atividades do dia foram também realizadas em formato de Oficinas, tendo como objetivo fundamental a análise de diretrizes do Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2018-2022) e de metas do Plano de Trabalho Quinquenal da FERGS, de tal forma que cada uma das oito Oficinas resultassem em ações que envolvessem o livro espírita para o atingimento de cada uma das diretrizes.

O último momento do dia foi a apresentação, em plenária, da diretriz e a meta recebidas, bem como a ação planejada por cada um dos oito grupos de trabalho. As construções farão parte de uma publicação que será gerada pela FERGS como parte constituinte da proposta de construção para o novo documento de Orientação ao Movimento Espírita Brasileiro (2018-2022).


0 visualização

Fergs, um século de luz.

Contato/Localização

Travessa Azevedo, 88 Floresta Porto Alegre, RS 90.220-200

Redes

Ativo 7.png
Ativo 4.png
Ativo 6.png

Fone: (51) 3224.1493

Caixa Postal 4715

NÚMERO DE VISITANTES

© 2020 Área de Comunicação Social Espírita da Federação Espírita do Rio Grande do Sul